OPINIÃO São Paulo 0x2 Cruzeiro

Nação do Maior do Mundo;

 

Ducha de água fria e choque de realidade. Os pouco mais de 45 mil torcedores presentes no Morumbi não acreditaram no que viram. Uma derrota fora do esperado diante de um time muito bem armado tornam a Copa do Brasil um sonho distante, pelo menos neste momento.

 

O que se viu nos noventa minutos foram duas propostas diferentes: o São Paulo com sua posse de bola e o Cruzeiro se defendendo e lutando por uma ou duas chances. E a equipe treinada por Mano Menezes se sobressaiu com competência e muita eficiência sobre a equipe dirigida por Rogério Ceni. Não foi um nó tático e sim o sucesso de uma filosofia que privilegia não tomar gols antes de tentar fazê-los. O Cruzeiro esperou os momentos certos e, com duas surpreendentes bolas paradas, matou o Tricolor em seus próprios domínios.

 

A velocidade pretendida com Wellington Nem e Luiz Araújo foi completamente anulada. Os volantes não souberam criar chances de trás e coletivamente o Tricolor foi uma equipe pouco inspirada, apesar da iniciativa com a bola nos pés. Por outro lado, o Cruzeiro esperava uma chance e foi presenteado com duas. Renan Ribeiro não teve chance alguma nas duas bolas que vieram para a sua meta e nós facilitamos não chutando quase nenhuma bola no gol azul.

 

Paciência. Foi a vitória de uma filosofia de jogo; muito bem treinada e executada. A vantagem da Raposa é gigante e só não estamos fora da competição porque nosso nome é São Paulo Futebol Clube. Mas ficou muito, muito difícil. Jogamos por duas bolas contra uma equipe que não toma gols. O foco agora é no domingo. Outra competição, outra motivação, novo objetivo: ir para a final do Paulista.

 

O meu ingresso já está comprado. E o seu? Dependeu desse jogo?

 

Nota dos personagens da partida:

Renan Ribeiro Sem culpa nos gols. Seguro. Nota: 6,0

Buffarini Boa partida, melhor que muitas anteriores. Nota: 6,5

Maicon Ótimo primeiro tempo mas falhas aéreas comprometeram. Nota: 4,5

Rodrigo Caio Falhas na bola aérea Tricolor foram determinantes. Nota: 4,5

Junior Começou bem mas não foi das melhores partidas. Nota: 5,0

Jucilei Combatente e competente na saída para o jogo. Nota: 6,0

Thiago Mendes Pouca eficiência no meio criativo. Nota: 4,5

Cícero Partida irreconhecível. Ruim. Nota: 4,0

Wellington Nem Ineficiente no jogo de velocidade. Nota: 4,0

Luiz Araújo Também não foi eficiente com seu jogo veloz. Nota: 4,0

Lucas Pratto Pior partida pelo São Paulo, coroada com um gol contra. Nota 4,0

Thomaz Tentou pelo meio, mas a defesa mineira estava muito segura. Nota: 5,5

Araruna Entrou bem, cruzando bolas perigosas na área cruzeirense. Nota: 6,0

Gilberto Entrou no bumba meu boi, mas não foi bem. Nota: 4,5

Rogério Ceni Sua proposta é essa: propor o jogo e procurar o gol. Quando encontra alguém que anule as laterais do campo, o time sempre terá dificuldades. O jogo de domingo pode ser semelhante a esse de quinta. Precisa dar um jeito de sair dessa sinuca de bico provocada por bons sistemas defensivos. Nota: 4,5

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.