Haja coração: metade dos clubes do Brasileirão lutam contra a degola!

O Campeonato Brasileiro de 2017 está ainda mais achatado que a edição do ano passado. Descontado o jogo Fluminense x Atlético MG (a ser realizado nesta segunda-feira) apenas seis pontos ou duas vitórias separam o primeiro clube na zona do rebaixamento do oitavo colocado da competição, respectivamente São Paulo e Sport.

 

Analisando os cinco últimos jogos do torneio, encontramos algumas importantes observações: o Vitória está em franca ascensão, fruto do ótimo trabalho de Vágner Mancini, recém chegado ao clube baiano. Em contrapartida o Vasco da Gama está em queda livre na tabela, com apenas dois pontos nos cinco últimos jogos. A interdição de São Januário e o período político efervescente que vive o cruzmaltino contribuem demais para a baixa performance. Olhando nesse prisma, o próprio Sport que se cuide: a equipe de Luxemburgo conquistou apenas dois pontos nos últimos quatro jogos.

 

São Paulo, Chapecoense, Atlético MG, Fluminense, Ponte Preta, Coritiba e Bahia estão praticamente com o mesmo aproveitamento nos últimos jogos. A Chape ainda tem a vantagem de ter um jogo a disputar em seu estádio. O clube de Santa Catarina enfrentará o Corinthians na Arena Condá.

 

O fato é que, pela proximidade e irregularidade no desempenho, praticamente metade dos clubes do Brasileirão luta contra o rebaixamento. Para evitar o fantasma da Série B em 2018, não há segredo: ganhar os jogos em casa e somar alguns bons pontos fora. Ex-ameaçado, o Atlético Paranaense seguiu rigorosamente essa cartilha e está confortavelmente na sétima posição, com 30 pontos.

 

No caso do São Paulo, há um indício de esperança. O clube fez o dever de casa e conquistou quatro pontos nos dois primeiros jogos do segundo turno: um fora de casa e três no Morumbi. Se mantiver a regularidade e não perder pontos em casa, o clube melhorará muito sua condição na briga contra a degola. Apesar do bom desempenho no returno, a tendência do São Paulo é brigar para não cair até os últimos jogos do torneio.

 

Haja coração!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.