OPINIÃO Palmeiras 4×2 São Paulo

O torcedor viu mais um jogo eletrizante e, apesar do placar, equilibrado entre São Paulo e Palmeiras. Todos os ingredientes de um bom clássico estiveram em campo: muita luta, estratégias definidas, momentos de tensão como a saída de Pratto, falhas e gols. Muitos gols. Ganhou quem melhor aproveitou as chances. Com a derrota o Tricolor manteve o tabu negativo no Allianz Park e adia a tentativa de sair da zona da degola.

 

Gostei da estratégia adotada por Dorival nesta partida. O time jogou bem mais organizado em campo e as linhas mais recuadas atrapalharam muito o trabalho do adversário. Porém, o time mais uma vez pecou muito individualmente, tanto no ataque como na defesa. Não faltaram chances para que o Tricolor conquistasse a primeira vitória no território inimigo desde a arenização do Parque Antarctica. O travessão de Marcos Guilherme, ainda quando estávamos na frente, os erros de Edimar, Rodrigo Caio (na frente e na defesa) e os avanços em cima de Buffarini… muito erro individual para um jogo só.

 

Outro ponto: as alterações de Cuca deram certo. As de Dorival, não. Não por culpa dele e sim dos jogadores que entraram. Gilberto não justificou e Lucas Fernandes conseguiu jogar menos que o abatido Cueva. Perdemos nos detalhes e com justiça, até porque justiça é uma coisa que não existe no futebol, mas tenho absoluta convicção que o time poderia ter ganho, se não tivesse falhado tanto nos detalhes. Ah, os detalhes.

 

Nessas horas é preciso ser pragmático. Na batalha pela saída da zona do rebaixamento, uma derrota em clássico fora do Morumbi tem que ser contabilizada como previsível. Dói mais no psicológico que na tabela em si.

 

Não tem muito o que fazer no momento do campeonato. Na parte individual não dá para melhorar o que é fraco mas dá para ajustar um pouco mais o coletivo (como vem sendo feito) e a energia dos jogadores, com as demonstrações de apoio da torcida. O que o Tricolor precisa é manter o sangue frio e ganhar de quem de fato precisa ganhar, isso é, quem luta junto conosco na parte debaixo da tabela. Por isso o próximo jogo contra a Ponte é, no mínimo, tão importante quanto esse clássico. Porque é no Morumbi e porque é contra a Ponte. A ideia é somar pontos e este é o Clube da Fé. Vamos até o fim!

 

Nota dos personagens da partida:

Sidão Muitos sustos para o torcedor. Sem culpa nos gols. Nota: 5,0

Buffarini Sofrível. Os quatro gols passaram pelo seu lado do campo. Nota: 3,5

Arboleda Tirando a machadada eem que levou o amarelo, foi ok. Nota: 6,0

Rodrigo Caio Perdeu gol decisivo no ataque e falhou na defesa. Nota: 3,5

Edimar Tirando a falha no primeiro gol palmeirense, atuação ok. Nota: 4,0

Petros Cumpriu sua tarefa no meio-campo. Nota: 6,5

Jucilei Na nova posição, falta um pouco de explosão. Nota: 5,5

Hernanes Tenho convicção: veio para tirar o Tricolor da série B. Nota: DEZ!

Cueva Perdeu a capacidade de mudar e decidir. Decepcionante. Nota: 3,5

Marcos Guilherme Belo gol, mas perdeu boa chance de matar o jogo. Nota: 7,0

Pratto Muito pouco tempo em campo, mas deu bela assistência. Sem nota.

Gilberto Não apareceu com qualidade. Nota: 4,5

Lucas Fernandes Entrou e jogou menos que Cueva. Nota: 3,0

Denílson Pouco tempo para mudar algo. Sem nota.

 

Dorival Junior Gostei do coletivo e da estratégia adotada para este jogo. O placar foi elástico demais, até porque o time teve chances para matar a partida. Os detalhes determinaram a derrota, mas vi um Tricolor aguerrido e organizado dentro da sua proposta. Nota: 8,0

 

Torcida do São Paulo A melhor de todas, até em treino. Nota: DEZ!

 

Leia outras notícias do blog São Paulo Sempre aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.