As más gestões, dívidas acumuladas, disputas políticas, escândalos de corrupção e seca de títulos dos últimos anos surtiram efeito: apesar de apresentar aumento do valor de sua marca em relação aos últimos anos, o São Paulo caiu da terceira para quarta marca mais valiosa entre 20 clubes brasileiros. A fonte é o conceituado estudo “Valor das Marcas dos clubes Brasileiros”, da BDO Brasil, já em sua décima edição.
De acordo com o estudo, o Tricolor brigava pela liderança em 2012 e 2013 mas perdeu espaço e uma colocação no ranking, liderado pelo Flamengo e seguido agora por Corinthians e Palmeiras. O estudo aponta que o clube possui a quarta marca mais valiosa, a quarta maior receita total, a quinta maior receita sem transferências, o quinto maior em patrocínios e publicidade, o décimo primeiro em cotas de TV e o terceiro que mais arrecada em bilheteria no país; status que o posiciona na quarta colocação entre os 20 clubes estudados.
Ainda segundo o estudo da BDO Brasil, a constante presença entre as maiores receitas estabiliza o São Paulo entre os primeiros colocados. Nos slides do clube, a auditoria destaca o trabalho da São Paulo TV (canal digital do clube), frisa o reconhecimento internacional do clube (ponto decisivo para transações de atletas) e cita a torcida são-paulina com grande potencial de consumo a ser explorado.
Apesar de manter seus números com ligeiro aumento das receitas mesmo com a crise e sem arenas reformadas, vejo o estudo como um sinal de alerta para o Tricolor, principalmente para o marketing do clube. É preciso urgentemente reposicionar o São Paulo como um dos líderes em cotas de TV, além de retomar ações estruturadas, oriundas de licenciamento e ativações com patrocinadores. O único e grande ponto positivo neste ano é o comparecimento em grande número no Morumbi, fruto de um trabalho inteligente de precificação da entrada no estádio. Hoje, o São Paulo está a setenta e oito torcedores do Corinthians, líder em média de público do país. Quem imaginava que isso poderia acontecer na posição que estamos na tabela do Brasileirão e com eliminações precoces de torneios como a Copa do Brasil e a Sulamericana?
O indicativo no Morumbi é notável mas neste momento não vejo o marketing do São Paulo estruturado e habilitado para absorver o grande potencial do seu torcedor. Falta uma liderança no marketing do clube, alguém experiente, agregador, honesto, remunerado e altamente capacitado para exercer a função. Espero que dentro dos corredores do Morumbi, o Conselho de Administração esteja atento a isso.
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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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(11) Comentários
Sarah
27 de setembro de 2017Daniel, não precisa ser nenhum especialista em mkt para saber que o SPFC deixa a desejar. Eu como torcedora e com condições de ajudar o time sendo ST, indo aos jogos e comprando produtos licenciados vejo várias mancadas! O programa de ST é subaproveitado. Poucas ações o fariam mais atrativo. Por exemplo, um plano para ST +60. Meu pai é idoso e ST, mas sempre compra meia pq o desconto é maior. A Under Armour esqueceu o público feminino. Só lança camisas de jogo. Se você vai à loja atrás de alguma novidade vendedores empurram produtos infantis ou sugerem comprar o masculino e levar para costureira ajustar! Penalty e Reebok sempre lançavam polos/agasalhos femininos. No último jogo no Morumbi, sol batendo fui atrás de boné no quiosque que vendem produtos e não tinham nenhum. E não foi a primeira vez... no lado de fora não faltam opções. Até os camelôs são mais ligeiros. Frustrante.
Daniel Perrone
28 de setembro de 2017Sarah, concordo com você, principalmente se tratando da parte de fornecimento e licenciamento de produtos. As últimas marcas (Reebok, Penalty e Under) que patrocinaram o SPFC não investiram no público feminino como deveriam. Eles alegam que a compra é muito menor que a masculina, o que de fato é, mas se houvesse incentivo, creio que essa diferença diminuiria. No caso da Under, "brigo" tambeem por linhas casuais e retrôs mas a marca é de performance e a unidade do Brasil é muito limitada pela Major americana. abs
valdeir souza
27 de setembro de 2017Enquanto permanecer esse Leco e sua trupe, afundaremos cada vez mais, dentro e fora de campo....
Fabrício de Paula
27 de setembro de 2017Caro Perrone, por tantos anos que venho lhe acompanhando e agora que nosso clube possui um estatuto que exija profissionais competentes e experientes em cada área (o que infelizmente ainda não aconteceu de fato na prática totalmente), vejo em você a pessoa ideal pra assumir essa tarefa no nosso fracassado marketing. Quem sabe um dia, essa ou as futuras administrações percebam isso e lhe façam um convite. Vou ficar na torcida!!
Daniel Perrone
27 de setembro de 2017Fabrício. Obrigado pela ideia mas no momento prefiro atuar como colaborador quando sou chamado (se for chamado). Na verdade o São Paulo deveria retomar o GESP, grupo voluntário de profissionais de MKT e propaganda que se dedicavam a ter ideias para o clube. Quanto ao estatuto, espero que brandamente ele seja cumprido. Não esperava mudança radical em caso de nenhum vencedor: Pimenta ou Leco. Mas espero gradualmente que elas venham. abs
Andre
27 de setembro de 2017Alguém em são consciencia acredita em alguma coisa que o Raul Correia da Silva, dono da BDO, e condenado por má administração no Corintians faz? A credibilidade desse cara é zero !!!
Norton
27 de setembro de 2017E pensar que em 2009 disputávamos o primeiro lugar... PARABÉNS LECO, Conselho, organizadas e a imprensa "chapa branca"... Todos coniventes com LECO e seu grupo que quebraram o SPFC..
Wendel Miranda Andrade
27 de setembro de 2017Caramba, por que a linha do gráfico do SPFC tem que ser rosa? Palhaçada desses babacas!
Wagnão
27 de setembro de 2017Bem observado Wendel, quem fez este gráfico o fez de caso pensado!
Carlos Massarotto
27 de setembro de 2017Parabéns Leco e cia. Concordo com vc Perrone quando cita o marketing como um ponto a ser revisto. Parabéns ao Pinotti por deixar essa área nas mãos de pessoas incompetentes, e pq não dizer, desonestas. E por fim, parabéns aos Conselheiros do SPFC que deixaram (e ainda deixam) o clube chegar a essa situação, pois são vcs que deixaram o clube ser dirigido pelo mesmo grupo há mais de uma década.
Tri mundial
27 de setembro de 2017Todos os clubes com as cores que representam o time, e o são paulo é a linha rosa? Rsrs foi de propósito não né ?