São Paulo cai no ranking e é a quarta marca mais valiosa entre clubes no BR

As más gestões, dívidas acumuladas, disputas políticas, escândalos de corrupção e seca de títulos dos últimos anos surtiram efeito: apesar de apresentar aumento do valor de sua marca em relação aos últimos anos, o São Paulo caiu da terceira para quarta marca mais valiosa entre 20 clubes brasileiros. A fonte é o conceituado estudo “Valor das Marcas dos clubes Brasileiros”, da BDO Brasil, já em sua décima edição.

 

De acordo com o estudo, o Tricolor brigava pela liderança em 2012 e 2013 mas perdeu espaço e uma colocação no ranking, liderado pelo Flamengo e seguido agora por Corinthians e Palmeiras. O estudo aponta que o clube possui a quarta marca mais valiosa, a quarta maior receita total, a quinta maior receita sem transferências, o quinto maior em patrocínios e publicidade, o décimo primeiro em cotas de TV e o terceiro que mais arrecada em bilheteria no país; status que o posiciona na quarta colocação entre os 20 clubes estudados.

 

Ainda segundo o estudo da BDO Brasil, a constante presença entre as maiores receitas estabiliza o São Paulo entre os primeiros colocados. Nos slides do clube, a auditoria destaca o trabalho da São Paulo TV (canal digital do clube), frisa o reconhecimento internacional do clube (ponto decisivo para transações de atletas) e cita a torcida são-paulina com grande potencial de consumo a ser explorado.

 

Apesar de manter seus números com ligeiro aumento das receitas mesmo com a crise e sem arenas reformadas, vejo o estudo como um sinal de alerta para o Tricolor, principalmente para o marketing do clube. É preciso urgentemente reposicionar o São Paulo como um dos líderes em cotas de TV, além de retomar ações estruturadas, oriundas de licenciamento e ativações com patrocinadores. O único e grande ponto positivo neste ano é o comparecimento em grande número no Morumbi, fruto de um trabalho inteligente de precificação da entrada no estádio. Hoje, o São Paulo está a setenta e oito torcedores do Corinthians, líder em média de público do país. Quem imaginava que isso poderia acontecer na posição que estamos na tabela do Brasileirão e com eliminações precoces de torneios como a Copa do Brasil e a Sulamericana?

 

O indicativo no Morumbi é notável mas neste momento não vejo o marketing do São Paulo estruturado e habilitado para absorver o grande potencial do seu torcedor. Falta uma liderança no marketing do clube, alguém experiente, agregador, honesto, remunerado e altamente capacitado para exercer a função. Espero que dentro dos corredores do Morumbi, o Conselho de Administração esteja atento a isso.

 

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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

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