Vai para a área, Pratto!

A providencial vitória do São Paulo contra o Sport no Morumbi ajudou o clube a sair da zona do rebaixamento, embolando ainda mais a disputa da fuga da degola, mas ainda apontou uma série de defeitos no time comandado por Dorival Junior. Um deles é a função de Lucas Pratto.

 

Contratado no início do ano para ser a grande referência do ataque do São Paulo, o atacante está a dez jogos sem visitar as redes sem ser diretamente culpado por isso. Não há falta de empenho do argentino. Ele simplesmente é sacrificado no sistema de jogo e costumeiramente tem sido visto buscando as jogadas do meio-campo, algo que não é bom para ele nem para o time.

 

A essência de Pratto é o ataque. Ele mesmo disse no programa Bola da Vez (ESPN) que atua tanto na posição de centroavante como na de segundo atacante, porém nas entrelinhas deixou claro a quem estava atento ao programa que sente falta de um companheiro de ataque. Até Gilberto, como bem disse aos seus entrevistadores.

 

O estilo de jogo do argentino é mais parecido com o do peruano Guerreiro que o de centroavantes como Fred (Fluminense) ou Roger (Botafogo), isso é, menos poder de pivô e mais de construção e finalização de jogadas no ataque. Para que Pratto retome sua essência, é preciso ter alguém mais próximo a ele para tabelar. Uma jogada típica foi o gol Tricolor contra o Vasco no Morumbi. O gol surgiu de uma jogada do argentino com Cueva, mais próximo do ataque.

 

Dorival melhorou o sistema defensivo Tricolor e isso é um fato, mas para que o time atinja um equilíbrio maior, será preciso mudar algo no ataque. Pratto, a maior contratação do ano, é lutador e persistente em campo, mas precisa jogar mais próximo da área e ser o Pratto que sempre foi.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.