OPINIÃO São Paulo 3×1 Red Bull Brasil

O São Paulo se despediu da primeira fase do Paulistão com uma vitória em um jogo marcado por protestos fora no estádio, público pequeno (mas não o pior da temporada), Jardine como técnico interino e estréia do jovem Liziero como segundo volante no segundo tempo.

 

Achei que o jogo contra o Red Bull Brasil não serviria para análise mas me enganei. Mesmo contra um adversário que não tinha pretensões no estadual e contando com atletas, digamos, “alternativos” na zaga, laterais, meio-campo e ataque, deu para ver algumas diferenças em relação a equipe que era treinada por Dorival Junior.

 

Por preservação e também por falta de opção, Jardine utilizou Aderllan na defesa, Bruno e Junior Tavares nas laterais, Pedro ao lado de Petros e Caíque no ataque. O 4-2-3-1 teve Diego Souza atrás de Trélles, Nenê flutuando no meio com descidas de Junior Tavares e Caíque na esquerda. Se ofensivamente a equipe estava mais impetuosa, os avanços sobrecarregavam os volantes e a defesa. O resultado foi um primeiro tempo franco e marcado por duas bobagens. O gol sofrido pelo Tricolor foi de total responsabilidade de Jean, que saiu mal com os pés e se adiantou precipitadamente nos pés do atacante. mesmo assim, o ataque foi mais eficiente e, não fosse o gol perdido por Tréllez, já teria saído para o intervalo com a vitória.

 

As alterações de Jardine (Lizero e Marcos Guilherme e, depois, Valdívia) melhoraram o ritmo Tricolor e contaram também com a queda física e técnica do adversário. O resultado foi uma vitória tranquila, sobretudo na segunda etapa, com algumas percepções e certezas:

 

Percepção um: Lizero deu boa mobilidade e pode ser útil, tanto no meio como na lateral esquerda ou até mesmo invertendo posição com Reinaldo ou até Junior Tavares, que é péssimo marcador mas avança bem.

 

Percepção dois: Nene é um bom jogador e também será útil substituindo Cueva. É bom lembrar que tem data FIFA na semifinal do Paulista, muito provavelmente contra o Palmeiras, por isso é bom jogar jogo grande com ele.

 

Certeza: Diego Souza serve como meia e não como centroavante. Não insista, Aguirre! Se quiser jogar com um centroavante fixo, use o Tréllez, se quiser um móvel, jogue com o Brenner. Nunca com Diego Souza!

 

Voltando ao jogo e ao campeonato, mesmo classificado, não dá para deixar de citar a vergonha da colocação Tricolor, só perdendo do rival São Caetano na tabela do campeonato. A confiança do torcedor ainda não existe. Aguirre não deve sentar no banco nessa quarta-feira contra o CRB mas deve estrear justamente contra o Azulão ainda sem estádio definido. Tudo que espero é que o time faça dois bons jogos e dê mais alento a sua combalida torcida.

 

PS: Não estive no Morumbi neste domingo. A opinião foi baseada em jogo pela TV.

 

Nota dos personagens da partida:

Jean – Erro crasso no gol do Red Bull Brasil. Faça o básico! Nota: 4,0
Bruno – Sofrível. Por isso Militão reina naquele setor. Nota: 5,0
Arboleda – Primeiro tempo fraco. Redenção com gol na segunda etapa. Nota: 6,5
Aderllan – Saída de bola limitada. Quase fez gol no segundo tempo. Nota: 5,5
Junior Tavares – Mesmo não marcando bem, é alternativa ofensiva. Nota: 6,5
Petros – Primeiro volante, não saiu para o jogo e teve trabalho. Nota: 5,0
Pedro – Amarelado e um pouco afobado, só jogou a primeira etapa. Nota: 4,5
Nene – Em linhas gerais, foi muito bem na organização do time. Nota: 7,0
Diego Souza – Bem no primeiro tempo. Como centroavante, sumiu. Nota: 5,0
Caíque – Mostrou boa alternativa na esquerda. Nota: 6,0
Tréllez – Perdeu um gol que centroavante não pode perder. Nota: 4,5

Marcos Guilherme
– Melhorou o ataque e fez o seu. Nota: 6,5
Liziero – Ótima estréia, mostrando boa alternativa na saída de bola. Nota: 6,5
Valdivia – Sua entrada melhorou a movimentação do São Paulo. Nota: 6,0

André Jardine – Red Bull Brasil não é parâmetro mas a vitória foi justa. Mostrou um time mais leve no primeiro tempo mas sem uma boa marcação. Substituições melhoraram a segunda etapa mas nunca, nunca deve pensar mais em colocar Diego Souza no comando de ataque Nota: 6,0.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.