Muricy explica formação com três zagueiros no Tricolor de Aguirre:

O ex-técnico Muricy Ramalho, hoje comentarista de futebol no canal Sportv, acredita na formação com três zagueiros proposta por Diego Aguirre nos últimos treinos do São Paulo. Em entrevista para os jornalistas Bruno Grossi e José Eduardo Martins (UOL) o ídolo tricolor detalhou o trabalho e mostrou ter esperanças num São Paulo mais fortalecido em campo.

 

Para o ex-técnico, o trio Rodrigo Caio, Arboleda e Bruno Alves pode engrenar e repetir o sucesso do início dos anos 2000, quando o clube conquistou o estadual de 2005, a Libertadores e o Mundial do mesmo ano e o tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008. Segundo Muricy, Arboleda tem as características para ficar centralizado mas faz ressalvas a Bruno Alves pois ainda não viu o zagueiro sair jogando, característica essencial para os zagueiros nesta formação. Vale lembrar que o Tricolor ainda tem Anderson Martins e o próprio Éder Militão, já que nesta formação o Tricolor poderá contar com o ofensivo Régis no lado direito.

 

Ainda de acordo com Muricy, Jucilei e o Liziero são adequados para atuarem no esquema com três zagueiros. Para ele, Jucilei dá consistência defensiva para liberar os meias e atacantes. Apesar de gostar bastante da formação tática proposta, o ex-técnico faz uma importante ressalva. Não é de uma hora para outra que funcionará. O elenco precisará de tempo e repetição para se acostumar com esse jeito de jogar.

 

O fato é que ainda não dá para saber se o esquema com três zagueiros proposto nos últimos treinos será padrão utilizado nos demais jogos da temporada ou se é uma maneira de Aguirre segurar o Atlético Paranaense no primeiro mata-mata no Paraná e depois resolver a parada no Morumbi. O time paranaense, treinado por Fernando Diniz, joga com três zagueiros e a tentativa de espelhar o esquema tático pode anular as principais armas do adversário, tal qual feito com o Corinthians nas semifinais do estadual. O São Paulo foi eliminado mas o embate só foi definido na disputa de pênaltis enquanto muito torcedor são-paulino acreditava em duas goleadas do rival.

 

É bastante complicado apostar numa nova formação sem treinos repetitivos e ‘encaixe’ ao longo da temporada, mas estou otimista com a tentativa pois a zaga é o setor mais forte do elenco. De qualquer forma, uma coisa é certa: teremos variações táticas neste novo momento do clube.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.