OPINIÃO São Paulo 1×0 Santos

Foi magro e suado, como em quase todos os jogos do São Paulo nos últimos anos, mas desta vez não foi tão sofrido. O Tricolor fez o dever de casa, venceu o Santos no Morumbi, melhorou a condição na tabela e deu novos horizontes para a sua torcida. O torcedor não teve insônia neste domingo.

 

Foi um primeiro tempo intenso, com oportunidades Tricolores e quase nenhuma chance santista. Foi uma segunda etapa mais equilibrada, com o gol Tricolor aos dez minutos e mais saída do Santos, contrastando com o cansaço do time de Aguirre após intensos 45 minutos. Aí apareceram os volantes e zagueiros, dando poucas oportunidades ao time da Vila Belmiro. A rigor, uma cabeçada e um lance feio de Sidão nos últimos minutos. No mais, o São Paulo jogou e não deixou o leve time do Santos jogar. As palavras da vitória foram comprometimento e entrega.

 

O torcedor pode discordar do rodízio promovido por Aguirre (eu mesmo não gosto da troca seguida de jogadores a cada jogo) mas o fato é que com ele vemos um São Paulo muito mais seguro defensivamente que em todo o ano passado. O pragmatismo é meio “sofrência” de assistir mas cria uma casca difícil de se passar na linha de zaga. Neste domingo o sistema defensivo foi praticamente perfeito. Militão, Anderson Martins, Bruno Alves, Hudson e Jucilei foram os destaques da partida, com menções honrosas a Marcos Guilherme e, claro, Diego Souza. O primeiro pela mobilidade na marcação, passando até a ser ‘lateral direito’ após a expulsão de Anderson Martins. O segundo pelo aproveitamento. Teve um gol a sua mercê no comecinho do jogo e depois ficou esperando a oportunidade, que chegou na sua cabeça. Diego Souza não é centroavante mas se fizer seus gols, ninguém vai reclamar. Foi contratado para isso.

 

Claro, nem tudo está uma maravilha. Apesar da invencibilidade, é preciso criar mais oportunidades de gol para sofrer menos. O time está seguro e mais confiante porém precisa trabalhar mais na frente para não passar tanto perrengue na sua defesa. Essa é a tarefa ‘do dia’, após o equilíbrio defensivo. Aguirre terá mais uma semana para afinar o coreto, antes do jogo do fim de semana contra o América MG, em BH. Desta vez ele contará com mais apoio e tranquilidade pois nada como uma acordar para a semana com uma vitória convincente num clássico.

 

Nota dos personagens da partida:

Sidão – Falhou feio no fim do jogo. Torcedor ficou apreensivo. Nota: 6,0
Militão – Boa partida no apoio e principalmente na defesa Nota: 7,5
Anderson Martins – Apesar da expulsão, monstro no jogo! Nota: 7,5
Bruno Alves – Se redimiu com estilo do fraco jogo na Bahia. Nota: 7,5
Reinaldo – Também fez uma partida muito melhor que na Bahia. Nota: 7,0
Jucilei – Engoliu Vitor Bueno. Dono do meio-campo. Nota: 8,0
Hudson – Ótima partida, com muito combate e dedicação. Nota: 7,5
Nene – Primeiro tempo espetacular. Dedicado e competente. Nota: 7,0
Marcos Guilherme – Cumpriu a tarefa e não lhe faltou fôlego. Nota: 7,0
Éverton –
 Assistência perfeita para o gol do jogo. Nota: 7,0
Diego Souza – O nome do solitário e decisivo gol da vitória. Nota: DEZ!

Edimar – No lugar de Reinaldo, completou a linha de quatro. Nota: 6,0
Tréllez – No lugar de Diego Souza, não lhe faltou correria. Nota: 6,0
Liziero – No lugar de Everton, fechou o lado esquerdo. Nota: 6,0

Diego Aguirre – Um time muito mais equilibrado, com dois volantes, uma linha de quatro defensores, um meia distribuindo o jogo e atacantes prestativos. O time continua sofrendo para tornar o jogo tranquilo mas foi seguro na sua defesa na maioria do tempo. Bom jogo, decidido no detalhe a nosso favor. Nota: 7,0

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.