Um dos ‘grandes questionamentos’ dos últimos dias das redes sociais que se referem ao São Paulo FC é sobre o logotipo do patrocinador (no caso, o Banco Inter) nos novos uniformes que a Adidas lançou na última quinta-feira.
Muitos torcedores procuraram os principais canais oficiais e informais do clube para perguntar se existirá a possibilidade de adquirir uma camisa sem o logotipo do Banco Inter. Alguns mais radicais preferiram se manifestar contrários a aplicação do logotipo na comercialização das peças, usando como referência os anos de vendas das camisas ‘limpas’.
Antes de escrever sobre o cenário atual, gostaria de deixar claro a todos que o conteúdo deste texto se refere a minha opinião, não significando uma verdade absoluta. Você poderá concordar ou não, certo? Outra coisa: este post não é um publieditorial , isso é, não fui pago pelo Banco Inter para divulgar uma ideia ao meu leitor.
Isso posto, vamos lá. Ainda não sei ao certo se haverá comercialização de camisas limpas por parte da Adidas/SPFC mas se eu fosse diretor do clube ou do Banco Inter, não deixaria de comercializar nenhuma camisa de jogo do São Paulo sem o logotipo do patrocinador.
Por que não? Posso citar três motivos. O primeiro deles, e também o mais óbvio, é que o Banco Inter paga muito bem ao clube pela exposição da sua marca. Isso significa visibilidade na TV, veículos de comunicação e, óbvio… exposição nas ruas, nos estádios, nos shoppings, nos parques, etc. Isso é comum nos principais clubes do mundo. É só ver como as camisas são vendidas.
O segundo motivo para usar o Inter na camisa é que o banco é mais que um mero patrocinador: ele atua como um parceiro do clube. O Inter, por exemplo, aceitou a nova posição do seu logo, abaixo das faixas, sem pagar menos pela exposição. É pouco? Eis mais um exemplo: o Inter dá aval bancário para algumas contratações, isso é, atua como uma espécie de avalista, garantindo o dinheiro em caso de não pagamento. Quem já alugou um escritório ou uma casa sabe do que estou falando. É bem parecido, na versão ‘milhões de reais’ que funcionam as contratações de futebol…
O terceiro motivo, e não menos importante: além de ser parceiro do clube, o Inter é parceiro do torcedor. Em anos de patrocínios eu nunca vi uma marca realizar tantas ativações com a torcida do São Paulo como o nosso atual master. O principal deles talvez seja a criação de um cartão de crédito com o distintivo do clube estampado, para que o torcedor exiba com orgulho sua paixão nos caixas e máquinas de atendimento. Para ser prático, o Inter não vê o São Paulo como uma vitrine, como via o BMG. Ele entende que precisa cativar o público que o clube representa.
Estes são os três motivos que me fazem querer estampar com orgulho o logo do patrocinador, seja ele pequeno, médio ou grande. Para mim é uma troca: o banco oferece parceria e o retorno é o respeito do torcedor. Vale lembrar que na época das ‘camisas limpas’ não tínhamos um patrocinador master e o momento foi oportuno para as vendas sem logos. Hoje não. Temos patrocinador forte que tem a silueta que o clube precisa: vanguarda, respeito e modernidade.
Se isso te motivou, segue o link das novas camisas no site oficial de vendas.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(30) Comentários
Mestre dos Magos
20 de julho de 2018Penso o seguinte, se os patrocinadores pagam tanto aos clubes para exporem suas marcas, por que diabos eu, mero torcedor que não ganho absolutamente nada e ainda sofro, devo pagar caro para me tornar um outdoor ambulante gratuito? Se as marcas investem tanto nos grandes, deveriam ter pelo menos um pouco de consideração com quem é mais importante para o clube, os torcedores. Se querem que eu me torne um outdoor ambulante gratuito, que pelo menos tenham a dignidade de me dar gratuitamente o material de divulgação. Só penso, também não sou dono da verdade.
luiz ricardo
17 de julho de 2018Perrone, as camisas de goleiros (Lindas por sinal) porem no site da adidas aparecem a venda sem a Logo do Banco Inter. Você sabe dizer se esses produtos posteriormente sera comercializada com a logo do banco inter?
Daniel Perrone
18 de julho de 2018Não tenho essa informação, mas DEVERIAM todas serem comercializadas com o logo. abs
Marcelo Emanoel
17 de julho de 2018Antes de mais nada: parabéns pela camiseta, a Adidas caprichou no design e na valorização da marca do SPFC! Bom, nunca parei pra pensar que camisas do SPFC eram vendidas sem o logo do patrocinador. Eu não acho feio ou ruim o logo do Banco Inter, pelo contrário, faz parte até mesmo da história é chega a simbolizar o clube. Um amigo meu gremista com a camiseta e o logo Banrisul. Palmeiras, Samsung, o Corinthians com a Caixa, já teve a Batavo, Medial Saúde...sempre que visto as camisetas antigas, as pessoas não reparam no design, e sim, no patrocinador dizendo "ohhh, essa camiseta da Batavo, ganharam o campeonato brasileiro de tal ano, esse dá Medial era da segunda divisão ????" enfim, eu acho que o São Paulo está numa fase muito boa e esse patrocinador vai trazer boas lembranças aos torcedores no futuro se com essa camisa o clube fizer história ????
Gustavo
17 de julho de 2018Sou correntista do Banco Inter e não poderia estar mais satisfeito! O serviço prestado é incomparável em relação aos demais bancos, e o melhor, gratuito e 100% digital! Recomendo a todos que conheço. Chega de pagar taxas, pessoal! Parabéns ao Banco Inter e ao São Paulo FC pela parceria!
Rafa
17 de julho de 2018Eu coloco ainda mais um motivo. Se a torcida do São Paulo não expõe a marca, diminuí o valor do contrato. Obviamente não do atual, mas o banco vai ver que não estamos dispostos a divulgar a marca e vai ver como menos atraente o patrocínio. Fora que outras marcas que podem se tornar parceiras do clube no futuro podem levar isso em consideração.
Diego Fávero
17 de julho de 2018Concordo e acho bem mais legal a camisa com o patrocínio. Pedi a minha com o Banco Inter na frente e costas!
Zaka Tricolor
17 de julho de 2018Parabéns pelo texto Perrone, expressou exatamente o que eu penso também!!! E no final, o LOGO do Banco Inter é alinhado com o padrão da camisa, não é nada fora das nossas cores e etc. GOSTARIA DE LEMBRAR A GALERA, que o ÚNICO patrocínio na camisa é do MASTER, os pontuais não estão, só nas de jogo. O patrocinador merece pelo que faz pelo Clube e pelo Torcedor.
Wilson Lima
16 de julho de 2018Concordo que o nome do Banco deve estar estampado na camisa já que é ele que patrocina o nosso clube. Eu respeito a opinião dos torcedores que preferem as camisas sem o patrocínio estampado, pois o torcedor é quem vai comprar as camisas e tem o direito de gostar ou não. Eu sugeria que fosse feita os dois modelos, com o patrocínio e sem o patrocínio para que o torcedor possa escolher o que lhe agradar mais. Acho a Adidas já fez isso, porque não sei se alguém notou que as camisas infantis e femininas estão sem o patrocínio estampado.
WILSON CARLOS LIMA DOS SANTOS
16 de julho de 2018Concordo...Porém já que é para vender com o patrocínio estampado na camisa porque então que as camisas infantis e femininas não estão vindo com a marca do banco estampada? Ou vem todas com a estampa ou vem todas sem.
Yago.
16 de julho de 2018Concordo plenamente, estava conversando isso com um amigo meus esses dias, o patrocinador ouviu a torcida, aceitou oq talvez nenhum outro abriu mão. Reconhecimento e respeito com torcida e com o clube merece também ser retribuído igual. Vou comprar essa semana a camisa 2 e com o logo do Bando Inter.
Paulo André
16 de julho de 2018Tudo bem, mas estamos parecendo um banner do Inter de Porto Alegre, era muito mais bonito quando era Intermedium.
Paulo André
16 de julho de 2018Você tem razão, mas era muito mais bonito quando era (Intermedium), agora parece que somos um banner do Inter de Porto Alegre.
Welbert da Costa Maciel
16 de julho de 2018Sim, concordo, e tbm poderia não ter um preço abusivo nas camisas
Heron
16 de julho de 2018Já comprei a minha com o logo do Banco Inter só estou aguardando a camisa chegar, concordo com tudo que vc disse Perrone, eles não são apenas um patrocinador, são um PARCEIRO. Há muito tempo eu não via isso no SPFC, o Banco Inter tem o meu respeito e farei com gosto o merchan para eles nas ruas e shoppings da minha cidade, essa nova camisa da adidas ficou linda demais.
Wilson
16 de julho de 2018Quem não lembra quem era o patrocínio master na época mais vitoriosa do clube??? Na década de 90 por exemplo, Tam, e nos anos 2000 a LG... Pq esconder quem pretende ajudar o clube em novas conquistas??? Eu quero a minha, e agora que fiquei sabendo do cartão com logo do clube, quero o meu também!
Edi
16 de julho de 2018Perfeito é oportuno comentário!!
Alan rabelo
16 de julho de 2018Comentário perfeito. É por esse motivo que comprarei uma camisa do clube e me tornarei cliente do banco inter. Parabéns pela opinião Daniel Perrone.
Rafael Barros
16 de julho de 2018Perdemos o Petros também. Tudo bem que ele perdeu espaço nos últimos jogos para o Hudson, porém tendo em vista que foi titular na maior parte do ano, pode ser considerado um titular, extremamente importante para o grupo. Faltou a menção ao pai de família no post. Abs, Perrone.
Diego
16 de julho de 2018Assino embaixo!
Willians
16 de julho de 2018Tamo junto!!! O banco Inter acreditou no São Paulo quando o time estava em baixa. Veio com idéias inovadoras para cativar a torcida. Hoje, eu e minha filha somos clientes, com orgulho, do banco. São Paulo e Banco Inter crescendo juntos!!
Robson Sampaio
16 de julho de 2018Concordo plenamente e o time verde tem orgulho de mostrar o parceiro, porque a gente não tem? Chega de mimimim e vamos acordar para a realidade, colocar os pés no chão e retribuir com gratidão a parceria e confiança depositada. Tem tocerdor muito soberbo que não acordou para a realidade ainda, assim, como muitos dirigentes.
Claudio
16 de julho de 2018Concordo plenamente
Fellipe Silva
16 de julho de 2018TOTAL RAZÃO
Jhonatan Marchiori
16 de julho de 2018Concordo plenamente! Gosto do patrcinador pelas ações que faz com o clube. Qual o problema em ter a marca na camisa??? Quem sabe no futuro nao aumenta o patrocinio?
Luis Fernando
16 de julho de 2018Perfeito o texto, é muita babaquice criticar o patrocinador e parceiro do clube!
Jonathan
16 de julho de 2018A torcida do São Paulo nuca está contente... Pqp
jhonatan Cerqueira
16 de julho de 2018concordo com vc, o torcedor tem que entender que é pelo bem do clube
Marcos Moraes
16 de julho de 2018Eu não vejo problema nenhum em ter o logo do patrocínio, acho que alguns estão fazendo uma tempestade em um copo de água. Lembrando que desde os anos 90 as camisas eram vendidas com patrocínio (TAM, Cirio, Motorola, LG, BMG, Toshiba\STI), elas não foram vendidas com patrocínio nos últimos anos porque eles eram mais pontuais e com contratos curtos do que um parceiro mesmo do clube, igual o Banco Inter é hoje, e ainda todos os clubes da Europa vendem suas camisas com patrocínio. Então na minha opinião não tem problema nenhum, principalmente porque é só o master e não tem os outros patrocinadores que são usados durante o jogo (Joli, Urbano, etc).
Oswaldo-SJC
16 de julho de 2018Já assinei embaixo!!!