Alô matemáticos: meu time só precisou ter 1% de chance para ser campeão!

A semana começou com mais uma daquelas notícias de probabilidades matemáticas para o Campeonato Brasileiro. Com base no site Chance de Gol, o Portal UOL divulgou o Internacional com a probabilidade de 50,9% de ser campeão do torneio de regularidade brasileiro.

 

Isso mesmo, o Inter, que está na liderança por diferença de apenas um gol, tem segundo a matemática mais chances de título que todos os outros juntos. Já o Tricolor, vice-colocado até então, ostenta 18,2% de título. O próprio Palmeiras, segundo o portal, tem mais chances de vencer que o São Paulo. Segundo os números, hoje porco ostenta 25,3% de chances, ainda que com 3 pontos a menos que os dois líderes.

 

Nunca fui bom de matemática, confesso. Porém, mesmo com minha parcial ignorância com os números, não entendo como isso pode ser levado a sério no futebol. Só para citar um exemplo, o São Paulo no meio do Campeonato Brasileiro de 2008 ostentava apenas 1% de chances de título. O que aconteceu no fim do campeonato a gente já sabe. Os matemáticos? Ah, eles incrivelmente desapareceram na comemoração do título no estádio do Gama, em Brasília.

 

A matéria está lá para ser pregada no vestiário do Tricolor, em para todos os jogadores verem. É até bom que tenhamos agora tão poucas chances de título, segundo a matemática, o zodíaco, os búzios e o escambau a quatro. O importante é seguir no pelotão de frente até a reta final. Aí sim veremos quem tem mais café no bule. Ou, neste caso, números na conta.

 

Seguimos na luta!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.