É duro dizer isso mas o São Paulo poderá perder a oportunidade de contratar Alexandre Pato por não conseguir arcar com os seus vencimentos, em caso de rescisão do jogador na China. Mesmo com uma suposta ‘preferência’ e diminuindo substancialmente seus vencimentos, a contratação não fecharia a conta do departamento de futebol do clube.
Depois da eliminação precoce na Libertadores e o re-planejamento orçamentário (o São Paulo deixará de ganhar cerca de 30 milhões previstos na competição internacional) o atleta, que luta para voltar ao Brasil (ou a Europa) não se encaixaria mais no budget do futebol. O Tricolor certamente ainda terá que vender algum jogador para completar a conta do ano.
Tudo isso poderia ser evitado se o clube tivesse um marketing condizente com sua grandeza. Se o departamento estivesse estruturado para gerar lucro e não apenas para ‘enxugar gelo’, Pato poderia ser pago com ações com patrocinadores, venda de camisas e material licenciado, acréscimo de sócios torcedores entre outras coisas. O jogador é altamente identificado com a torcida e não viria como uma aposta e sim como uma certeza de vendas. E o mais importante, agregaria ganho técnico para o elenco.
Não somente Alexandre Pato, mas Hernanes, Calleri e até jogadores rivais poderiam ser contratados com boa parcela paga indiretamente pelo torcedor.
É uma pena que o marketing Tricolor ande a passos de tartaruga em comparação aos seus tradicionais rivais. Palmeiras, Corinthians e Flamengo, por exemplo, nadam de braçada no setor. No São Paulo, cada dia temos menos adimplentes no programa Sócio Torcedor, não se vê nada na prateleira da Adidas além das camisas #1 e #2, as lojas São Paulo Mania cada vez mais demonstram insatisfação com o que consideram descaso comercial do clube e os donos de camarote lutam dia a dia para não entrarem no vermelho no mês. Pouca coisa se salva, como o incrível ‘case’ do restaurante japonês Koji e o Banco Inter, patrocinador master e parceiro do clube, que ultrapassou sua meta de correntistas no ano passado.
Não há evidências de corrupção no setor mas o São Paulo poderia ser muito mais em uma área que gera uma receita absurda quando se trata de clube de massa. O clube está adormecido com o tipo de marketing que envolve interferência de conselheiros que se dizem “do ramo” e trabalho de profissionais limitados para absorver todas as disciplinas que a pasta exige. Nem mesmo o escudo do Tricolor é respeitado em muitas das peças de licenciamento. Não há ninguém que tenha tempo para revisar a sinalização dos licenciados no departamento.
A solução poderia ser terceirizar o núcleo com uma agência que entenda do riscado como o Corinthians faz com a F/Nazca, uma das maiores agências de publicidade do mundo. Outro caminho, muito mais custoso, seria contar com um time de profissionais de peso e currículum para a área. Custoso e difícil pois, no mercado, poucos se aventuram a sairem dos seus empregos e se sujeitarem a intromissões de gente que só está lá para ajudar politicamente o presidente, seja lá quem seja.
O São Paulo precisa de muitas mudanças mas, no caso do marketing, o clube precisa de uma gestão independente do clube social e competente nas ações e resultados. É apenas o mínimo que se espera de um clube que gera milhões em receita ano a ano.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(19) Comentários
ALVARO TRICOLOR NATO
21 de fevereiro de 2019#TOPOFF: Alguem tem noticias do RoJas? quando volta a treinar com bola etc???
Edivaldo P. Fonseca
21 de fevereiro de 2019Perrone, o São Paulo não está a frente de Corinthians e Palmeiras em número de sócios? Pelo q li, está disparado na frente. Outra coisa, vejo a diretoria se mexer sim, só não está dando certo as coisas, é uma fase ruim q está demorando pra passar, a maioria dos jogadores q contratou, outros clubes tbem queria, insisto na fase pelo pelo seguinte, veja o caso do Curica, estão mal tbem, mas as coisa dão certo dentro de campo, passou pelo poderoso Ferroviário do nordeste porquê: o Ferroviário vendeu o mando de jogo (longe da sua torcida) e o goleiro deles falhou, caso contrário, teriam eliminado o Curica, e agora contra o Avenida, qdo estava 2x1 para o Avenida, ainda meteram uma bola na trave, seria 3x1, aí eles empataram e, no terceiro gol, um chute despretensioso desviou no zagueiro e entrou, igualzinho contra o São Paulo, bateu na canela do Gustavo e entrou, viu, é fase, pro São Paulo acontece tudo ao contrário, não dá nada certo, e vai me dizer q o Curica está jogando muito, não está, a fase boa deles continua, não sei até qdo, e a ruim do São Paulo continua, tbem não sei até qdo. Lembrando, o São Paulo é um dos clubes q mais investe todo começo de ano, e não é possível q erram porque quer, é "urucubaca"
Daniel Perrone
21 de fevereiro de 2019Em quantidade, sim. Em adimplência não. Muitos STs estão inadimplentes e com razão. abs
Pedro
21 de fevereiro de 2019Me desculpe, mas não vejo essas braçadas de rivais não, nas galinhas saem mais em notícias que estão devendo do que outra coisa, marmitas, o estádio, o tal do nome do estádio, ficou tantos anos sem patrocínio, as pepas tem investimento irreal da Crefisa que isso não é normal e tem coisa aí que um dia vai vir a tona, ninguém hoje joga dinheiro no lixo sem retorno assim no Brasil, os caras falam que todo jogo da 4 milhões de renda, como isso é possível se o plano deles o torcedor não paga ingresso, tenha calma nas análises o São Paulo é um lixo hoje em todos os aspectos, inclusive no marketing, mas não tem essa diferença toda não, muita calma... Em planejamento sim existe um abismo, mesmo com os rivais cometendo diversos erros também...
vinicius
21 de fevereiro de 2019Minha opinião,pato não! só mais um pato pra junta com o bando de pato q já tem no elenco! quem fica enaltecendo pato, esquece q ele não é tudo isso ai! ta certo q aqui fez gols, mas faz muito tempo q não tem destaque no futebol internacional, suas ultimas noticias era chorando por conta de mulher! A China q me desculpa jogar bola lá é uma coisa aqui é bem diferente em!
James Dean do Suarão
21 de fevereiro de 2019Acho que ele se entenderia bem com o Pablo, e daria mais peso pro nosso ataque. Como não temos um meio-campo capaz de criar jogadas e abastecer com qualidade o ataque, penso que precisamos de atacantes de boa técnica e que consigam resolver a parada na individualidade. Por sinal, precisamos também URGENTE, PRA ONTEM, um meia pra jogar com o Hernanes e dividir com ele a criação das jogadas, pois Luan e Liziero são promissores mas ainda não tem cacife pra segurar o rojão.
LILIANA CAMBRIA
21 de fevereiro de 2019Lancei a campanha.SEMPRE APOIAR OS JOGADORES. Eles não pediram para ser contratados. Volpi quando saiu do Mèxico a torcida chorou sua ausência. Foi herói em outro clube aqui no Brasil. Nenê com seus 38 anos não pode render o que rende um jovem de 20 anos. O São Paulo tem muitos jogadores idosos e eles não tem culpa de terem sido contratados. Vamos criticar sempre a diretoria e seus velhos conselheiros vitalícios os grandes responsáveis pela tragédia que está ocorrendo. Unamo-nos todos sob o mesmo ideal. Libertação e moralização do clube com eleições livres e diretas para presidente com voto dos sócios torcedores. Se nada for feito, dentro de mais 17 anos não teremos clube para torcer.
Zayit
21 de fevereiro de 2019o spfc é um grande piada
Matheus
21 de fevereiro de 2019o sao paulo nao consegue nem determinar um padrão descente a ser mantido pela adidas. o sao paulo é administrado por um bando de velhos gaga
Gustavo
20 de fevereiro de 2019Não é bem assim, Perrone! O marketing do SP faz muitos “copos” comemorativos em jogos importantes. Isso demanda muito tempo e dedicação! Brincadeiras à parte, te mandei um direct. Da uma olhada quando puder! Abracos
Daniel Perrone
21 de fevereiro de 2019Oi Gustavo, direct aonde? abs
Júnior cesar
20 de fevereiro de 2019Perrone, porque está diretoria não pensa pra frente. Ja que fizeram nhaca com a Libertadores, mantendo a base que fez um segundo semestre de time rebaixado no ano passado, porque não montam um time pra salvar a desgraça e o pejuizo ganhando a copa do Brasil, ou está ja está no orçamento contada como ganha? Se não, montem um time que a vença e que jogue bonito, lotará o estadio e assim o prejuízo será recuperado.
Júnior cesar
20 de fevereiro de 2019O que me deixa mais decepcionado neste caso é que contrataram Hernanes, Pablo e Volpi e acharam que tinham montado uma seleção, contudo o time base continuou a mesma nhaca que finalizou o ano. O resultado todos ja sabem, estou assistindo Taleres e Palestino. Saimos da Libertadores e os caras ja pensaram no que vão perder financeiramente, desistindo de Pato. Porém estes vermes não pensam que estamos só no inicio do ano, não pensam que se montarem um bom time ainda da pra ganhar a copa do Brasil, Palestino acaba de empatar com Taleres, campeonato Brasileiro e ainda lotar o Morumbi com o time jogando bem, sem contar vendas de camisas entre outras coisas. Mas beleza, diretoria não temos mesmo, na verdade temos 3 corinthianos coml responsaveis por analizar jogadores pra serem contratados. Ta certo Raí, não vale a pena montar um bom time e salvar o ano, afinal só tinhamos a Libertadores pra disputar.
OZZMAIR
20 de fevereiro de 2019Na boa , o SPFC já era.
Samuel B
20 de fevereiro de 2019A verdade é uma só no SPFC só entra que tem influência e não competência, ainda que entrasse alguém no marketing que entendesse do riscado não teria carta branca, triste realidade ! Pato seja feliz nas Peppas, Sereias, etc
Eder Coimbra
20 de fevereiro de 2019O clube insiste em determinados jogadores que é dificil entender. Jogadores que nitidamente andam em campo, e não honram a camisa pesada que estão vestindo. Falta marketing, falta jogadores, falta diretoria... Acredito que a vinda do Pato, seria mais uma manobra da diretoria para tapar erros que vem vindo de anos atrás. O clube precisa abrir mão de costumes antigos, e buscar se atualizar com o futebol moderno.
Gustavo Abap
20 de fevereiro de 2019Suas criticas ao marketing são validas agora... Não vejo Pato com tanta moral assim no clube. Ele teve una passagem razoável pelo Tricolo. Lembro que muitas fezes ficou no banco de reservas. Além de que o setor de meio campo é muito mais carente que o de ataque e merece muito mais atenção e investimento no momento.
Levi
20 de fevereiro de 2019Sou de Fortaleza. Aqui, o mkt do Leão conseguiu viabilizar a vinda de um ídolo recente, o Osvaldo (também ex-SPFC), vendendo mais de 6 mil camisas em 24 horas (foram R$ 600 mil para os cofres do clube). Sem muito alarde, só divulgando em redes sociais e ganhando mídia espontânea com a promoção. Precisa de muito para chegar a isso? Não. Só boa-vontade mesmo. E é o que parece faltar no Morumbi. O que é muito triste.
guilherme
20 de fevereiro de 2019Já temos que aturar o Nenê, Diego Souza e ainda querem o Pato???? Ele só joga atrás do Pablo. Não joga como ponta esquerda ou direita e muito menos como centroavante. Como ponta esquerda na época do Osório, ele foi bem ofensivamente, mas taticamente não correspondeu. Seria muito melhor investir em um segundo volante, lateral-direito, zagueiro e ponta que realmente seja veloz, algo que o Pato não é.