Lembrança afetiva, desafio e números: raio-x de Juanfran, reforço Tricolor

O espanhol Juan Francisco Torres, o Juanfran, é o novo reforço do São Paulo. Aos 34 anos de idade, o lateral-direito ex- Real Madrid, Atlético de Madrid e Seleção Espanhola acertou com o Tricolor até o final de 2020 e será apresentado em breve para a torcida.

 

O São Paulo havia contatado Juanfran há um tempo e o primeiro indício de negociação foi revelado dia 19 de junho pela agência Espanhola EFE. Segundo ela, o Tricolor tinha concorrentes brasileiros como o Corinthians, clubes da Argentina, Europa e Ásia.

 

O São Paulo conseguiu a contratação do espanhol por dois motivos: lembrança afetiva e desafio profissional. Na questão da lembrança afetiva, ficou claro no vídeo de apresentação do jogador a marca que o São Paulo de Raí deixou na infância de Juanfran. Nascido em 85, ele assistiu o Tricolor conquistar o mundo em cima do Barcelona aos sete anos, idade em quem começou a jogar futebol na base do Real Madrid.

 

Já na questão do desafio profissional, Juanfran disse que conquistou tudo que podia no Atlético de Madrid, clube que fez questão de parabenizar o São Paulo pela contratação em suas redes sociais. Porém, negou estar em declínio de carreira: “Não vou a passeio. Um dos motivos para deixar Atlético é porque sigo forte. Ainda faltam alguns anos para dar o melhor de mim”, disse o espanhol para a agência EFE.

 

Segundo o portal de scout R37, apesar ser um jogador que contribui mais para o aspecto defensivo dos clubes que passou, Juanfran conseguiu ter contribuições diretas para gol, especialmente na temporada 2017/18. Melhor que isso: seus cruzamentos para a área tiveram quase 50% de eficiência, um índice que o colocaria entre os melhores do mundo nesse fundamento. Segundo o R37, para efeito de comparação, Daniel Alves teve pouco menos de 30% de aproveitamento no mesmo período.

 

Indicado por Lugano, que atuou com o espanhol por duas temporadas na Espanha e com participação direta de Raí, ídolo de infância do jogador, Juanfran vem para fechar a lateral direita, esquerda ou mesmo ser um terceiro zagueiro pelo lado direito. Sua versatilidade defensiva, bons cruzamentos e garra são os melhores predicados para um clube que, ao que tudo indica, voltou a sonhar alto.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.