OPINIÃO Vasco 2×0 São Paulo

Derrota justa em São Januário. O São Paulo não conseguiu imprimir o seu jogo, perde do Vasco da Gama no Rio de Janeiro e interrompe a série invicta de cinco partidas consecutivas de vitórias no Campeonato Brasileiro.

 

O torcedor poderia imaginar mais um passeio do time embalado no Brasileirão mas quem entende futebol e os aspectos da partida imaginava a dificuldade concretizada nos pouco mais de noventa minutos. Na minha visão, o ambiente proporcionado pelo Vasco, seu treinador e torcida surpreendeu o São Paulo. O Cruz-Maltino iniciou o jogo pretendendo o gol nos primeiros minutos de partida, abafando o Tricolor em seu campo. Os vascaínos não conseguiram o tento no tempo que pretendiam mas o clima excessivamente quente parece ter afetado o VAR.

 

Explico: Daronco não viu lance intencional e o VAR “mais” que recomendou a revisão; recomendou a expulsão do jogador. Os mais de cinco minutos de debate entre o árbitro e a cabine evidenciaram isso. Não é preciso ser gênio para entender que naquele momento Daronco, ou manteria o que viu ou expulsaria Raniel. O VAR não entra em ação para a aplicação do cartão amarelo, o que era o justo no lance. Erro do árbitro por não ter dado o amarelo, erro em cima de erro da cabine e endosso do erro por parte do comentarista de arbitragem da Globo, acostumado a expulsar jogadores do São Paulo em Majestosos.

 

O erro mudou a dinâmica do jogo mas a verdade é que mesmo antes da expulsão o time já enfrentava muitas dificuldades. Os gols, frutos de duas bolas aéreas, devem ser bem analisados para que se corrijam os posicionamentos da defesa. No final, festa de quem luta para ficar no meio da tabela e fez o jogo da vida contra aquele que está na disputa do título.

 

Na minha opinião, para quem está disputando o título brasileiro, esta foi a típica partida que se tem que tirar lições. Lições de como atuar na adversidade extrema e manter os nervos no lugar, mesmo diante de uma expulsão de cabine. Uma hora a equipe não iria vencer e, dentro das circunstâncias (ambiente, expulsão), essa foi a menos dolorosa possível.

 

Nota dos personagens da partida:

 

Tiago Volpi – Sem culpa nos gols. Nota: 6,0
Juanfran – Apagado no apoio. Nota: 5,5
Arboleda – Talvez o melhor do São Paulo na partida. Nota: 6,5
Anderson Martins – Partida ruim. Volta, Bruno Alves! Nota: 4,5
Léo Pelé – Médio. Não substituiu Reinaldo à altura. Nota: 5,5
Tchê Tchê – Partida apagada no meio-campo. Nota: 5,5
Liziero – Também apagado. Nota: 5,5
Dani Alves – A expulsão prejudicou seu posicionamento. Nota: 5,5
Antony – Sua saída foi sentida. Era o escape do time. Nota: 6,0
Raniel – Expulsão injusta. O amarelo era o mais adequado. Sem nota.
Everton – Boa partida mas foi fominha no melhor lance. Nota: 6,0


Vitor Bueno
– No lugar de Antony, não se destacou. Nota: 5,0
Everton Felipe – Pouco tempo para mudar o time no jogo. Sem Nota.
Igor Vinícius – Pouco tempo em campo. Sem nota.

 

Cuca – Não foi um nó tático mas Luxemburgo soube aproveitar bem as armas que tinha: estádio e torcida. Que essa derrota vire lição para a equipe amadurecer no campeonato e que nosso departamento médico tenha dias iluminados para ajudar a instituição a se manter no pelotão de frente. Nota 5,5

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.