OPINIÃO: O primeiro turno do Tricolor no Brasileirão 2019

Sexta colocação, oscilação, complexo de ‘Robin Hood’ e empates em excesso. Este foi o raio-X do São Paulo no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Apesar da boa colocação na tabela, motivo para não se pensar em luta contra rebaixamento como em outros anos, não há o que comemorar nesta primeira parte de competição.

 

O time oscilou muito nos dezenove primeiros jogos. As boas vitórias contra o Santos até então líder na ocasião e diante do Athletico PR (com time titular e tudo) na Arena da Baixada contrastaram com empates enfadonhos diante de candidatos ao descenso, proporcionando uma montanha-russa típica de time que não consegue brigar pela ponta.

 

O segredo do insucesso foi o péssimo aproveitamento em casa. O Tricolor foi o clube que mais empatou no torneio até esta metade de tabela. Foram oito jogos terminados em igualdade, seis deles como mandante. Pior: três desses oito empates foram contra atuais clubes na zona de rebaixamento: Cruzeiro, Avaí e CSA. O São Paulo ostenta a vexatória oitava melhor campanha como mandante, com 18 pontos conquistados em 30 possíveis. Se tivesse feito a lição de casa, fatalmente o Tricolor estaria entre os três primeiros do torneio.

 

As contratações vieram, principalmente Dani Alves e Juanfran que teoricamente acabariam com o problema crônico da direita Tricolor. Porém, o encaixe do time não se concretizou até agora. As múltiplas contusões pesaram bastante nos últimos jogos, mas a falta de repertório tático também chama a atenção em cima de um elenco que classifico como bem melhor que o do ano passado.

 

Salvo um milagre como o de 2008 (quando o São Paulo encerrou o turno a 11 pontos do líder Grêmio e levou o caneco), o título do Brasileirão já não faz mais parte da meta Tricolor neste ano. Para um milagre acontecer, seria necessário não perder mais pontos bobos em casa, ganhar consideráveis jogos-chave fora (leia-se Flamengo, no Maracanã e Palmeiras, no Allianz) e principalmente mostrar um futebol convincente, capaz de gerar a confiança e sintonia já perdida com a torcida. Vale dizer que teremos um turno bem diferente, com dezenove jogos resolvidos em pouco mais de dois meses. O calendário se achatará e teremos jogos de segundas e quartas, além de datas FIFA e torneios paralelos.

 

Veremos como se comportará o elenco neste início de returno. Adianto que o trabalho de Cuca e dos atletas, antes contemporizado pelas graves ausências, está sob observação desde o empate deste último domingo, já com todos os titulares à disposição. Há nítida dificuldade de variação de jogo e pontaria. A nota deste primeiro turno é “6,0” e, se considerarmos que é o São Paulo, pode cair para “5,0 ou 4,5“. Mesmo diante das circunstâncias, o elenco pode oferecer muito mais que está oferecendo.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.