Por que o estilo de Cuca (e de outros técnicos) não casou com o São Paulo?

Cuca não é mais técnico do São Paulo. Ao pedir o boné (a decisão foi dele) na tarde desta quinta-feira, o ex-técnico em entrevista coletiva disse algo que para alguns soa emblemático: “O meu estilo não casou com o São Paulo”.

 

É fácil entender a saída. Os números e o desempenho do time em campo com Cuca foram pífios, desde a chegada para a fase final do Paulista até a derrota diante do Goiás em pleno Morumbi. Agora, a pergunta de um milhão de dólares é justamente a justificativa do ex-técnico: por que o trabalho do profissional consagrado, com títulos importantes na carreira, inclusive recentes como a Libertadores conquistada com o Atlético Mineiro em 2013, não encaixou com um clube como o Tricolor?

 

A resposta é mais complexa que a razão da saída, mas tem a ver com o enorme barril de pólvora que o clube vive atualmente. A escassez de títulos, consequência de administrações frágeis, brigas políticas e planejamentos ora equivocados ora interrompidos pelo imediatismo, é a maior razão. Não há paz em um clube grande em crise e é uma situação muito mais difícil de sair de imediato.

 

Porém, além do barril de pólvora Tricolor, houve a falta de produtividade no trabalho apresentado. Isso é, Cuca tentou impor seu estilo e não teve êxito. O fato concreto é que o time é um dos piores em gols marcados do Brasil e isso, para uma instituição do tamanho do São Paulo, é inaceitável, com ou sem meio ataque no Reffis. Ele também é culpado pelo atual momento e não por acaso vinha recebendo críticas, amplificadas após as voltas dos medalhões. Menos mal que Cuca foi sincero em dizer que saiu pois não conseguia ver a equipe evoluir em suas mãos.

 

Agora, não tem jeito: é pensar para frente e tentar arrumar este time para o restante do campeonato. Raí confirmou Mancini como interino e trabalhará por um novo nome com a calma que a instituição e a torcida merecidamente não tem. Na minha opinião, Mancini ficará até o fim do ano e o São Paulo terá, ou um nome em alta dentro do Brasileirão, ou uma aposta vinda de fora, assim como foi Jorge Jesus ao ser contratado pelo Flamengo.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.