Há 29 anos, Telê se apresentava no São Paulo e pedia paciência ao torcedor

O dia 11 de outubro deveria ser comemorado pelo torcedor são-paulino como um segundo aniversário. O são-paulino Alexandre Giesbrecht lembrou no blog Jogos do São Paulo  que há exatos 29 anos, Telê Santana fora anunciado como técnico do São Paulo, substituindo o ídolo Pablo Forlán.

 

Telê chegou no Tricolor após ser desligar do Palmeiras, mais ou menos na mesma situação que Cuca saiu do São Paulo neste ano. “Há momentos na vida de um técnico em que as coisas não dão certo. Nesse caso, uma mudança faz com que o time melhore, e foi o que tentei fazer.” – disse ele na época para a Gazeta Esportiva. O trabalho do mineiro de Itabirito não tinha dado liga no alviverde.

 

O status ofensivo do treinador chegou com a mesma intensidade que a fama de pé frio, recebida após as eliminações nas Copas de 82 e 86, dirigindo a seleção brasileira. Contratado com ressalvas pela diretoria e sob o olhar atento do torcedor, Telê chegou pedindo tranquilidade, disciplina e a promessa de um futebol ofensivo. Dadas as devidas proporções, um discurso parecido ao de Fernando Diniz em sua coletiva de chegada ao Tricolor.

 

“Futebol é mais do que marcar o adversário e fazer gols. Futebol é arte.” – disse ele na época. Discurso ousado para uma época em que se discutia talento e competitividade no futebol.

 

É claro que eram outros tempos e a comparação Telê/Diniz é totalmente descabida neste momento, mas a desconfiança da coletividade Tricolor sobre o mineiro era enorme e ficou quase insuportável após a perda do título brasileiro de 1990 contra o Corinthians, no Morumbi. Eram outras épocas mas uma coisa posso garantir: se existissem redes sociais na época, não teríamos um futuro tão brilhante com Telê como tivemos no início dos anos noventa.

 

“Paciência é o que peço.” – disse Telê. Ainda bem que tivemos.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.