Eis aqui mais um caso de descaso com a história do São Paulo Futebol Clube. Dois lançamentos da São Paulo Mania que confrontam o bom senso estético e histórico da instituição com mais títulos internacionais no Brasil. Vamos a elas:
1) Camisa São Paulo 100 Gols Masculina
A ideia de homenagear o feito histórico de um dos maiores ídolos do São Paulo é ótima. Péssima é a execução. O material, desenvolvido de forma com que o preço fosse o menor possível (R$ 69,99 no site da São Paulo Mania) não respeitou as linhas de design originais. Pior que isso: um amarelo intruso fez com que o apresentador Milton Neves a chamasse de “uniforme do Mc Donald’s”. Uma boa ideia mal executada e em uma hora errada. Veja a camisa aqui.
2) Réplica da camisa listrada de 2013
Esta é ainda mais aterrorizante. Simplesmente resolveram recriar a camisa de um dos piores anos da história do clube: 2013. Ano que o São Paulo foi quase rebaixado no Brasileirão, com o inglório título de mais derrotas que vitórias no torneio, sem vitória alguma em clássicos e eliminado pela Ponte Preta na Copa Sul Americana, entre outras ‘façanhas’. Nem o design alivia: originária da Penalty, uma marca sem muita lembrança do torcedor, ela reproduz mangas e costas pretas, estragando totalmente as maravilhosas listras contínuas que definem a camisa #2 Tricolor. Veja a camisa aqui.
A responsabilidade não é de quem faz e sim de quem aprova materiais como esses. Sou a favor de muitas opções para todos os gostos e bolsos mas como esses produtos vão para as prateleiras sem uma mínima revisão histórica ou estética de um profissional do clube? Parece pêlo em ovo mas não é… Estamos falando de um dos maiores clubes de futebol do país e do mundo.
Em tempos de escassez de títulos, brigas políticas e gestões desequilibradas, alguém poderia ao menos respeitar o manual de marca institucional do clube ou revisar anos importantes da nossa história.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(11) Comentários
valdeir souza
25 de novembro de 2019ENQUANTO ISSO ATÉ OS CONSELHEIROS DE OPOSIÇÃO RIEM DA NOSSA CARA ENQUANTO ENCHEM OS BOLSOS COM CONTRATAÇÕES COMBINADAS COM EMPRESÁRIOS CORRUPTOS, VIVA A FARRA!!!
Jesner Ricardo Digrocco
25 de novembro de 2019Mais um excelente trabalho do MKT do SPFC. Incrível como tudo funciona nesse clube. É dar dar inveja aos outros times.
Heron
25 de novembro de 2019Perrone, o SPFC está abandonado em todos os sentidos, por isso vemos essas aberrações no clube, acredito que temos o pior marketing dos grandes clubes da série A, não tem um FDP lá dentro com a sensibilidade de ver essas coisas, outro exemplo bizarro é a primeira camisa do clube que a Adidas criou, todo branco atrás sem as listras horizontais, é inacreditável como deixaram passar isso, to começando a achar que realmente só temos rivais na diretoria do SPFC.
Carlos Oliveira
25 de novembro de 2019Se tivessemos um time digno da nossa história e que fosse vencedor como já tivemos anterioremente, a camisa seria o de menos.
Paulo
25 de novembro de 2019O time do São Paulo está jogado às traças. Tudo lá é uma merda, desde o presidente, passando pelo conselho, diretoria, técnico, jogadores. Um amontoado de gente que só se sustenta pela grandeza que o time conquistou nos anos de glória. Mas isso uma hora vai acabar, essa grandeza não vai se sustentar se o time não retomar o caminho dos títulos. O que fizeram com o São Paulo, pqp !! Lastimável !!
Diego Mirandola
24 de novembro de 2019O amarelão é apropriado ao time dos últimos anos.
Cerberus
24 de novembro de 2019"Camisa São Paulo 100 Gols Masculina". O péssimo design e o nome combinam totalmente com a realidade do clube: 100 gols, 100 rumo, 100 esperança, 100 vontade, 100 gestão, 100 treinador, 100 títulos, 100 moral, 100 vergonha!!! R.I.P SPFC!
Erik Santos
24 de novembro de 2019Só pode ser pirraça, e das mais sem graças. "Falem mal, mas falem de mim", parece ser o mantra de quem aprovou essas aberrações. Numa semana em que xingaram o pirracento Leco... Ares de vingança. O que fizeram com o nosso São Paulo?
James Dean do Suarão
24 de novembro de 2019Boa Daniel, vc é um dos poucos se não o único blogueiro são paulino que aborda tais temas. Tão importante quanto o desempenho esportivo é honrar este clube tão gigante, e o que vemos nestes casos é literalmente um desrespeito ao nosso manto sagrado. Por mais que não seja a linha profissional, faltou cuidado e bom senso com a marca. As vezes dá a impressão que o SPFC virou a casa da mãe Joana em todos os sentidos, largado à própria sorte.
Daniel Perrone
24 de novembro de 2019Sim, você está certo. Enquanto alguns torcedores acham esse assunto um "mimimi" eu me preocupo muito com a instituição, sua sinalização e contextos hhistóricos para o desenvolvimento de campanhas, produtos e ações. abs
Kellyton
24 de novembro de 2019Mimimi