Os hinos mais legais entre os clubes do Brasil. Faça também a sua seleção!

Nação do Maior do Mundo;

 

Sou são-paulino de coração e alma mas sempre tive fascínio pelos hinos dos clubes brasileiros. Quando criança ganhei do meu pai um LP (sim, um disco de vinil) chamado “Hino dos Campeões”, com a banda Galera Campeã tocando e cantando todos os hinos dos maiores clubes do país. Desde aquele dia, decorei quase todos eles. Segue uma análise pessoal dos mais conhecidos, que são os hinos dos clubes paulistas, cariocas, baianos, mineiros e gaúchos:

 

Os hinos mais animados

 

Sou suspeito mas sempre achei o hino do São Paulo um dos mais animados entre os clubes do Brasil. Não é uma obra prima melódica, mas é tão animado que parece feito para torcedor cantar no estádio e não para críticos musicais. Ele se junta com o hino do Atlético Mineiro (o mais animado de todos, um sucesso no estádio), Bahia, Flamengo e Palmeiras.

 

Os melhores refrões

 

O refrão do hino do Grêmio para mim é o mais legal de todos. “Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo é que nós estaremos, com o Grêmio onde o Grêmio estiver” Na boa, se fosse só isso em loop o hino gremista seria perfeito. O refrão do São Paulo também é legal, juntando-se ao do Flamengo e do Galo.

 

Os hinos mais ‘deprês’

 

Acho o hino do Fluminense, apesar de bonito, meio depressivo, assim como o do Botafogo, Cruzeiro e Internacional. Mas para mim o hino que ganha em tristeza é o do Corinthians. Muito ‘prá baixo’, me lembra baile de carnaval no interior, quando a banda só tocava marchinha animada e aí a depressão chegava na hora de “Bandeira Branca”. Não gosto do astral desses citados. Para mim, hino tem que ser pré frente, animado.

 

O melhor conjunto da obra

 

Para mim o melhor hino do futebol brasileiro é o do Vasco da Gama. Nunca torci para os vascaínos na vida mas curto demais o hino deles. Também gosto bastante do hino do Flamengo, que para mim numa escala de ‘melhores hinos, estaria em um leve nível abaixo, junto com o do São Paulo e do Palmeiras. O do Galo também é bem legal por ser animadão. Esses são para mim os melhores.

 

O hino que não é hino

 

“Agora quem dá bola é o Santos, o Santos é o novo campeão, glorioso alvinegro praiano, campeão absoluto deste ano”… esse não é o hino do Santos, por incrível que pareça, mas tomou o lugar do outro nas rádios e mídias nacionais. Para mim, este dá de dez no original.

 

Outras versões

 

Outra forma legal de ouvir os hinos dos clubes foi no CD “Hinos Placar” de 1996. Artistas famosos cantaram o hino de seus clubes de coração. O hino do São Paulo foi tocado em ritmo de punk rock e Roger Moreira (Ultraje a Rigor) foi o dono do microfone. Um trecho de Telê Santana marcava o início da música. A primeira música do CD era o “Rap das Torcidas” com artistas como Alceu Valença, Gabriel, O Pensador, Lenine, Sandra de Sá e Toni Garrido, entre outros. Tem uma outra versão do CD de 2004 mas o primeiro foi imbatível.

 

Deixe sua opinião sobre os hinos dos clubes brasileiros. Porém, sempre poste com educação, porque hino é como estilo musical: vai do gosto de cada pessoa.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.