Rogério volta para tentar escrever uma nova página de glórias no clube

Nação do Maior do Mundo;

 

“O São Paulo voltará a ser treinado por um são-paulino”.

 

A frase de Leco, presidente do Tricolor, no breve discurso de apresentação do novo treinador do clube não poderia ser mais feliz. Rogério Ceni foi apresentado como novo treinador do São Paulo nesta quinta-feira em uma mistura de emoção, curiosidade e saudosismo. O ídolo de milhares de torcedores do Tricolor concedeu entrevista coletiva e contou um pouco do que espera de sua nova fase no futebol.

 

Estive presente na coletiva de imprensa desta quinta-feira. Pelo curto tempo para um evento tão singular (a sala de imprensa do clube estava abarrotada de jornalistas, blogueiros e iluminados sócios torcedores do clube), poucas perguntas de fato técnicas foram aproveitadas para o treinador contratado. Normal, Rogério mal terminou os estudos para ser técnico habilitado na Europa para, segundo ele, se guiar pelo coração para atender um chamado do clube que tanto ama.

 

Deu para ver na cara dos sócios torcedores presentes a emoção do retorno. Mas Rogério mantém os pés no chão para aceitar críticas da função e trabalhar muito para colocar suas ideias em práticas, auxiliado por dois gringos de qualidade comprovada na Europa. Ele acredita que com os auxiliares e a comissão técnica fixa do clube, conseguirá compensar a falta de experiência na nova profissão com uma nova visão de trabalho.

 

Sobre sistema tático, Ceni foi direto: só poderá definir quando o clube definir o plantel, mas revelou preferência pela marcação alta, sempre buscando o gol. Em relação a treinamentos, o São Paulo terá mais trabalhos setorizados no campo, tempos mais curtos e mais intensidade, assim como é feito na Europa. A companhia de Michael Beale é o contraponto de experiência de Ceni, segundo o que o próprio disse. Diferente do M1TO, Beale tem todos os certificados europeus e passou pelas bases de Chelsea e Liverpool, com grande sucesso na metodologia.

 

Fico feliz e ao mesmo tempo apreensivo com a coragem de Rogério em encarar um desafio tão grande em sua primeira experiência como técnico. Ao seu favor, um legado que dá respaldo diante de uma torcida afoita por títulos importantes. Talvez ele seja o treinador com mais crédito na história do futebol brasileiro sem mesmo ter treinado nenhum clube sequer. O torcedor só não estará ao seu lado se o time não tiver um mínimo padrão tático dentro de campo. Mas Ceni é inteligente e sabe do que é capaz. Ele chega com vontade, infra-estrutura, amparo e vivência para tentar escrever uma nova página de glórias no clube que, sob sua batuta em campo, ganhou tudo que podia. Elogiou muito a base e os atletas atuais do profissional mas precisará de um elenco a altura, dentro das condições atuais do clube.

 

Se vai dar certo só o tempo dirá. Nós, tricolores, torceremos muito.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.