Nação do Maior do Mundo;
O confronto entre os estilos de jogo de São Paulo e Cruzeiro saiu de dentro de campo e se estendeu até a reformada e belíssima Sala de Imprensa do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi.
De um lado Rogério Ceni, treinador da equipe derrotada. Do outro lado Mano Menezes, que preparou o time que venceu o jogo desta última quinta-feira. Ao ser questionado sobre seu estilo de jogo, Ceni foi enfático em dizer que esse é seu modo de ver futebol, com posse de bola e propondo o jogo sobre o adversário, seja ele qual for. “A minha filosofia não muda, as peças talvez sim, mas esse é o meu modo de entender futebol. Contra o Corinthians vocês verão o mesmo São Paulo em busca de jogo” – disse ele durante a coletiva.
Por outro lado, Mano Menezes não precisou que lhe perguntassem para logo no início de sua entrevista, explicar o resultado e o modo do Cruzeiro jogar. “Vocês me conhecem, sou um técnico que não gosta de tomar gol. Quando retornei ao clube até falei ‘My name is Mano Menezes'” – falou em tom de descontração ou até mesmo desabafo. Apesar de invicto no ano e com a segunda melhor defesa do Brasil, o Cruzeiro já vinha sofrendo críticas daqueles (jornalistas e torcedores) que não gostam do modo pragmático de jogo do técnico gaúcho.
Quem está certo? O que busca não tomar gol? O que se preocupa sempre em fazê-lo? O fato é que neste jogo o Cruzeiro controlou o São Paulo como quis. Ganhou duas bolas e nelas fez seus dois gols, é bem verdade, mas no geral teve amplo êxito em seu objetivo no primeiro confronto. Parada ganha? Quase. O São Paulo é muito grande para qualquer certeza de resultado, mas fazer dois gols na sólida Raposa sem ao menos tomar um não será tarefa simples.
Mano Menezes, um treinador que considero top de mercado brasileiro, não acredita que um clube seja campeão tomando tantos gols, e muita gente está com ele. Porém, Guardiola e Sampaoli estão aí para provar o contrário. Eu gosto da filosofia que Ceni tenta oferecer e estou 100% fechado com ele nessa temporada. Precisa de ajustes? Claro. Necessita de algumas melhores peças? Também; mas sugiro ao torcedor antes de questionar o nome, procure dentro de si mesmo se gosta ou não do modo de jogo apresentado pelo treinador nesta temporada.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(38) Comentários
Arnaldo
21 de abril de 2017Eu prefiro muito mais esse estilo que busca o gol, vai ao ataque. Esse sempre foi o DNA do São Paulo e assim conquistamos muitos títulos. O risco faz parte da vida, para grandes conquistas é preciso correr riscos.
Márcia Maria
18 de abril de 2017Galera, bora acertar a casa que dá pra ganhar dá gambazada! Cadê a garra??? Organização, comprometimento, foco, força e fé que dá! Seria lindo, maravilhoso... Sigamos o exemplo da macaca, a porcada tá sem entender até agora...
SILAS QUEIROZ
16 de abril de 2017Fora Ceni!!!! Volta Bauza pelo amor de Deus, em mata mata o Bauza não fazia nois passar vergonha!!
Celso Teixeira
16 de abril de 2017A filosofia que Rogério Ceni quer implantar é interessante, mas ele é teimoso em algumas convicções que não dão certo mas ele insiste. Por exemplo, Buffarini na lateral esquerda não dá... Wellington Nem é um jogador de lado de campo, no meio ele é um fiasco... Thiago Mendes, 2º volante, jamais será um meia de ligação... Rodrigo Caio tem que ser só zagueiro... Renan Ribeiro titular até o fim do ano...
ARNALDO FRANK DA COSTA
15 de abril de 2017Para mim, este time está sendo montado para o próximo ano, como foi em 2004. Depois só glória. Tenham paciência, não esperem títulos este ano, mas o ano que vem podem cobrar.
ROBERTO
15 de abril de 2017pera ai Perrone....de que adianta o Rogério sonhar com uma filosofia de jogo de Barcelona, Real, Manchester, Atlético, Bayer, ou outro qualquer da EUROPA....é a mesma coisa de voce querer fazer uma pizza genuinamente Italiana, mas quando olha pra mesa só vê ingredientes de quinta categoria....o esquema de RC, é mais retranqueiro que o do próprio mano, o RC joga com 3 volantes de retenção que naõ teem nenhum caguete de meia, não sabem se comportar como meias, não sabem abrir pelas pontas , não sabem cruzar, ele depende dos latareais, pois os dois que estão jogando abertos tambem , ciscam, ciscam mas não fazer nada....e com volantes que tem medo de chegar na aréa adversária, em cinco minutos de jogo , o adversário já identificou a falha e já esta jogando em cima destas falhas.....treinador que quer jogar pra frente em busca do gol....joga o esquema 3 -5-2...povoando o meio campo, protengendo as laterais e já no ininicio do jogo quando o adversário vê que o esquema é este, já nem sai pro jogo e ai é sufocado com 7 ou 8 jogadores....a tendencia é mesmo compactado tomar gols ....como acontece nos jogos do BARÇA.......RC e elenco tão precisando assistir uns jogos do BARÇA ....uns 100 jogos pra ver o que é jogar pra frente ( com 7 jogadores atrás o time de RC é extremamente retrancado )....e não adinta numeros ....os numeros que interessam são os numeros que os adversários tem tirado de nós ( pontos )
Joao
15 de abril de 2017Meu eu adoro seu blog nem vejo mais o do globo esporte cabou o jogo, fico atualizando a página pra ver as notas 95% das vezes eu concordo com o que tu fala muito realista abraço e continue com ele!
JOÃO HERRMANN
15 de abril de 2017acho que as 2 taticas podem ser vitoriosas,o que deve ser analisado e o quanto a proposta de jogo consegue ser colocada pelo tecnico,a posse de bola deve ser classificada em objetiva e inutil.Quando Cicero na intermediaria adversaria recua a bola para Rodrigo Caio ou Jucilei na nossa ontermediaria,mantem a posse de bola mas tira toda velocidade do time.Que estilo ofensivo de jogo tem o Ceni,quando seu time chuta 2 bolas no gol adversario em 90 minutos de jogo.
Ricardo Pereira
15 de abril de 2017Muito boa a mensagem que além de coerente motiva ao que irá complementar o trabalho do mito nesse início de "conceito" que é o APOIO!! Confiar não é só quando está ganhando de 5 da ponte ou batendo no santos na vila. Confiar é saber entender o que precisa melhorar mas antes de tudo notar as diferenças de postura do time nas partidas mais difíceis. Já é o 3º ou 4º jogo na temporada que saio com a sensação de que o resultado deveria ter sido mais "generoso" com nosso time, uma hora vem a nosso favor pode ter certeza e assim como você to fechado 100% com o #Mito
Daniel Augusto Teixeira
14 de abril de 2017Vou ser bem sincero na minha opinião, depois da derrota obviamente fechei o jogo antes de acabar porque tava decepcionado, são paulo foi dominado... Mas e dai? Eu tenho 24 anos, e talvez tenha sido o melhor método de jogo que eu ja vi no time, adorava o time de 2005 e 2006, o de 2007 e 2008 deu uma boa caida ja, ficava naquela de cruzar e cruzar e cruzar... Mas mesmo entre esses times, o de hoje é muito mais bonito de ver jogar, eu assisto muito feliz o jogo, até preferia mais quando tinha muitos gols, mas se o time jogar melhor se arriscando menos eu ainda vou ficar feliz com esse time. A unica forma de eu achar que o Rogerio Ceni não apresenta um bom trabalho, é indo mal no brasileiro, e muito mal pra isso, mas perder os outros campeonatos é normal. Rogério ta no começo, tem tudo pra ser um dos melhores técnicos do brasil. E pensa no futebol fora do campo, sabe dividir o trabalho, não tem problemas em admitir onde tem mais dificuldades e onde tem que melhorar. Muricy ou Mano por exemplo técnicos bons. Mas dificilmente alguém vai escutar ele falar que ele precisa melhorar em alguns pontos. Muricy mesmo eu sendo muito fã dele, eu nunca ouvi.
Eduardo Marques Rodrigues
14 de abril de 2017Acredito que podemos reverter sim o quadro. Foi mais um jogo atípico que tomamos um gol contra e outro de bola parada. Não criamos? Não tanto. Quando os times jogam como pequenos (vide cruzeiro e Corinthians) times que buscam gol como o São Paulo, sofrem mesmo. Mas acredito que se conseguirmos um gol na quarta-feira logo nos primeiros minutos de jogo, o cruzeiro não vai segurar.
Marcus Túlio
14 de abril de 2017Eu acredito que o time do São Paulo carece de calma na hora em que está com a bola. Parece que ela queima nos pés, principalmente na defesa. Batem muito a cabeça. Está na hora dessa zaga treinar com mais comprometimento. Menos papo, mais bola. Quanto ao Ceni estou com ele hoje e sempre.
Igor Fernandes
14 de abril de 2017Guardiola e Sampaoli!!!! Perrone,em um planeta com milhares de times e treinadorese, citar apenas dois exemplos de sucesso ,com essa mesma mentalidade do RC,já não é,por si só,uma constatação que esse é um caminho mais complexo em busca do sucesso? Mas vamos mais além.Vamos nos ater a Sampaoli,já que o Guardiola treinou uma equipe cujo potencial econômico é absurdo e a qualidade técnica era gigante.Falando de Sampaoli, será que ele obteve sucesso levando muitos gols?Será? Os dois maiores sucessos de Sampaoli foram as conquistas da sulamericana (U.Chile 2011) e Copa América (Chile 2015). A campanha de 2011 com a Universidad de Chile teve 12 jogos.A equipe fez 21 gols e levou 3. 3 gols em 12 jogos!! Você acha que essa não era uma defesa sólida? Pelo Chile,o título veio depois de 6 jogos. Com 13 gols marcados e 4 gols sofridos.Sendo que 3 gols foram tomados em uma única partida,no empate de 3x3 com o México. Ou seja,das seis partidas,o Chile não foi vazado em 4 jogos na competição. Isso não são números de uma boa defesa? Rogério Cêni é meu ídolo maior,meu mito,minha lenda.Eu jamais o xingarei ou irei chamá-lo de burro.Mas ele precisa rever sua maneira de jogar.Precisa minimizar seus equívocos. Infelizmente,Mano Menezes tem razão. Um clube não vai ser campeão levando tantos gols. Por fim,deixo o registro da minha admiração pelo seu trabalho. Saudações tricolores.
Eduardo Donizeti
14 de abril de 2017Eu também gosto muito do estilo de jogo que o Rogério Ceni implanta no são Paulo às vezes está faltando um pouco de sorte mais acho que vai vingar e temos mesmo de achar um forma de jogar sem o cueva não podemos ficar dependendo Deum só jogador, são Paulo irá dar muitas alegrias este ano,pra cima deles tricolor..
Carlos Massarotto
14 de abril de 2017Como torcedor do SPFC gosto de ver o time jogando pra frente, querendo ter a posse de bola e indo pra cima do adversário. Mas com os jogadores que temos atualmente dificulta. O elenco é fraco. Mas não posso deixar de citar que o inédito Tri Brasileiro foi conquistado por um estilo pragmático com o Muricy Ramalho.
Emerson
14 de abril de 2017por isso que no sigo sua página, sempre querente... como torcedor TRICOLOR estou fechado tbm com o técnico, fazia muito tempo que não via o SPFC querer ganhar os jogos.. agora falta mais umas peças pra poder engrenar de vez.. tomara que a diretoria não fique entrando na pilha desses comentaristas que so querem aparecer em nome do Tricolor, so está no inicio da montagem de um SPFC forte. e que logo logo venham os títulos.
Lê Mauro silva
14 de abril de 2017Gosto do estilo de jogo proposto pelo M1to. O time precisava de um treinador com personalidade e que desse um padrão de jogo ao time... Não adianta nós torcedores nos desesperar atrás de resultados grandes, fazem apenas 4 meses. Temos que ter paciência e deixar o Ceni trabalhar... Logo, logo o time encaixa... Achamos o goleiro titular, um volante de marcação que está entrando em forma, Cueva já, já retorna... Bora pra cima dos galinhas dumingo!
Paulo
14 de abril de 2017Parabéns pela matéria. É isso aí, ontem estávamos melhor no jogo e os erros individuais e ausência de um meia com qualidade fez a diferença. Ainda acredito que o Araruna na lateral é melhor opção que o Buffarini.
Cesar Inada
14 de abril de 2017Concordo plenamente. Grandes times não foram formados de um dia para outro (nem em 4 meses). O Maior de todos antes do bienio dos sonhos passou serios riscos no paulista, antes do trilibertadoes/mundial fomos eliminados da liberta (time do Cuca) de forma que muitos questionaram. Lembrando que o time já demontra grande evolução em relação ao do ano passado. Devemos evitar comentários maldosos da midia que sabemos quem quer ajudar. #juntossomosmaisfortes
Smiles
14 de abril de 2017Pois é Daniel concordo até certo ponto, acho que esta filosofia funciona com jogadores muito acima da média, não é o caso do SPFC . Outra coisa, para resgatarmos nossa dignidade e confiança de clube vencedor sem dinheiro pra contratações teremos que ser pragmáticos , senão é nadar....nadar e morrer na praia.
rodrigo martins
14 de abril de 2017É isso ai Daniel. Quem é tricolor de verdade deve estar "100% com Ceni". Fazia tempo que nosso time não tinha um padrão de jogo interessante e gostoso de ver, como é a filosofia #SPFC. O tricolor tá no caminho. Paciência é uma virtude, e que no futebol não existe. Temos tudo pra colher bons frutos dentro de campo. Temos que esperar que o "fora de campo" ajude. #TMJCENI
Vinicius
14 de abril de 2017Perrone, concordo com você. Gosto muito do estilo de jogo que o Rogério está implementando e acho que ele merece nosso apoio. Agora o que eu não concordo são as peças que ele está escolhendo para tal objetivo. E acredito que isso tenha sido o motivo dele receber algumas "cornetadas" após o jogo.
Rafael
14 de abril de 2017Continuo acreditando no trabalho do Ceni e no nosso time! Ontem o São Paulo deu muito azar, infelizmente noites como a de ontem acontecem. Mas precisamos encontrar um jeito de jogar sem o Cueva com urgência!
Sandro Cezar Alexandre
14 de abril de 2017Gosto e muito! Claro que o time ainda está em formação e precisa de muitos ajustes mas não podemos esquecer que o trabalho está no início e agora é hora de dar apoio.
André Andrade
14 de abril de 2017O problema não é gostar ou não do estilo do Ceni, e sim o que o M1TO se propõe a fazer dentro do estilo por ele adotado. Já está mais que provado que 3 volantes não dá! O time usa 3 volantes e mesmo assim sofre muitos gols e na parte ofensiva, nenhum deles consegue ser elemento surpresa. Ai vão dizer que o Cícero andou fazendo alguns gols, bem como o Thiago Mendes, mas isso foi contra quem? Nos jogos grandes, nenhum deles conseguiu se sobressair ofensivamente. O M1TO deve andar assistindo muito aos jogos do Real, que joga com Casemiro, Modric e Kross e ainda assim é bem ofensivo. Mas há que se analisar as peças. Não tem como sermos um time criativo com Jucilei, Cícero e Thiago Mendes. OU o M1TO abandona os 3 volantes ou irá morrer e naufragar abraçado com esse trio que ofensivamente deixa muito a desejar. Sugestão? Já que não podemos contar com o Cueva sempre (aliás ele sempre parece estar fora de forma, apesar de sobrar no futebol), sugiro que tire um dos volantes, e hoje eu tiraria o Cícero, pois o Thiago marcar melhor e daria uma sequencia de jogos pro Thomaz ou pro Shaylon, quem sabe assim teríamos mais criatividade. Abraço e saudação Tricolores
Eduardo
14 de abril de 2017Do que adianta, propor ,controlar o jogo se o São Paulo ,não chuta uma bola ao gol e não cria uma jogada... Sempre com a desculpa que não tem dinheiro, meu amigo olha o Botafogo ,é o time que tem a maior dívida do futebol brasileiro, tem um elenco limitado, mas desde o ano passado quando trocou o técnico, o time tem padrão de jogo e bons resultados... Não estou dizendo pra trocar de técnico, porém o São Paulo há 10 anos vem acumulando fracassos em mata mata contra brasileiros... Domingo contra a galinhada, se jogar igual ontem, infelizmente perde de novo!!!
Matheus Piovesan
14 de abril de 2017Perrone, acho que temos que tomar cuidado com o apoio cego que alguns vêm dando ao Rogério. Ontem, e contra outros times de alto nível, aplicamos muito pouco, ou quase nada, dos conceitos modernos defendidos por Ceni-Beale. Veja a falta de verticalidade dos passes, que aconteciam desde os zagueiros (com o Maicon muito bem nessa função), que agora se restringem a dar chutões. Veja a passividade e falta de intensidade no Cícero (pra mim, o mesmo que passou aqui), totalmente dissonante do que precisamos nos jogos de mata-mata. Só chegamos onde chegamos na Liberta de 2016 pela intensidade. Então, vejo que o Rogério defender esse tal modo de jogar, como se fosse um jogo celeste, impassível de críticas, me soa arrogância. E isso vem nos derrubando há tempos. Abraço e torçamos para que domingo isso mude.
Laercio
14 de abril de 2017100%rogerio, futebol pra frente e com alegrias e tudo que precisamos ver....parabéns pela matéria Perrone.
Rodrigo Ovidio
14 de abril de 2017O principal ponto está no que ele Rogério tem entregue hoje em dia: se preocupa em ter um time que prioriza a vitória ao invés de não perder... A quanto tempo não vemos um São Paulo se impondo como time grande independente do adversário? Infelizmente temos apenas um time bom sem um elenco que mantenha o nível. Com o time completo, sem desfalques, brigamos sim por título! Rogério mesmo em pouco tempo, já mostrou que como técnico tem tudo pra fazer história no clube como fez como jogador! Fechado com Rogério! Fechado com o São Paulo!
Eder Souza santos
14 de abril de 2017Só acho que ele precisa sim tira um volante ou um atacante e colocar mais um meia de criação pq o time fika com a bola mais na chuta a gol pq não cria e ficar com a bola e fazer chuveiro na área não impor jogo mais estou fechado com Ceni mais precisa mudar isso Cícero e Tiago Mendes não cria nada eles sabe pegar a bola dá defesa e levar até o meio e fazer arremates só isso criar não é a deles e nem do w,nem mudando isso o time vai dar bons frutos ,com cueva o time fika com a bola e chuta a gol sem ele não exite isso abraço!!
Gilson Dos Reis Lopes
14 de abril de 2017Parabéns pelo texto, e acredito que o time está jogando bem, nosso problema no jogo foi os pontas e a falta de criação no meio.
Jonas Cecílio
14 de abril de 2017Acompanho seu blog a um tempo e gosto bastante das opiniões e notícias postadas. To contigo nessa prefiro mil vezes meu time jogando pra frente em busca de gols do que esse futebol feio na retranca de gols achados! Rogério ceni só precisa de tranquilidade pra colocar sua ideologia em prática, não podemos colocar um trabalho em cheque por um ou outro mal resultado.
Bruno
14 de abril de 2017Não existe ninguém melhor para o São Paulo do que o Rogério Ceni, só aquela cena emblemática de ontem dele dando um drible de basquete no jogador pra acelerar o lateral já diz muito sobre ele...Nao tenho dúvidas que ele deixa a alma em todos os setores possíveis para melhorar o clube e isso a longo prazo vai aparecer, espero de coração que todos são Paulinos tenham paciência com o cara que é tão próximo ao são paulo que se confundem em um só... Força Mito
Leandro Rychert
14 de abril de 2017Ontem o que eu ouvia de alguns torcedores que estavam ao meu redor na arquibancada era uma mistura de revolta com jogadores como Buffarini, W. Nem, Cícero e T. Mendes, enquanto outros optaram por responsabilizar RC por ter escalado um time com "3 volantes" diante de um time que tem característica de jogo defensiva. Minha opinião é de que a falta de um meia de origem foi o que mais impactou a performance do time - Thomaz, L. Fernandes e Shailon, mesmo que sem bagagem e histórico no time poderiam ter trazido uma dinâmica diferente para o jogo e principalmente no primeiro tempo, onde tivemos um controle maior do jogo e do adversário. Bola pra frente que domingo temos outro desafio ainda maior, não por conta do campeonato e sim por conta do eterno rival de penas! #fechadocomoM1TO
José Ricardo
14 de abril de 2017O problema não é o estilo de jogo, mas sim a falta de jogadores capacitados e dispostos a seguir o estilo proposto pelo Ceni. Resumindo: com o elenco atual, 2017 será de muito sofrimento...
Juliano Nunes
14 de abril de 2017Parabéns pelo seu blog! Um dos poucos confiáveis e sem cunho político! Parabéns mesmo, eu como torcedor agradeço por passar notícias verídicas e análises boas! Do Sul de Santa Catarina mando um abraço!
Daniel Perrone
14 de abril de 2017Obrigado, amigo. Evito política pois confunde com o que sei fazer de melhor, que é torcer e botar meu ponto de vista nas coisas. abs
Fábio Chezzi
14 de abril de 2017Concordo 100%. Quero ver meu time jogando para frente, sem pragmatismo. Quero ver o diferente, a alegria de jogar e aquele ânsia por gols.