Nação do Maior do Mundo;
A derrota no primeiro jogo da semifinal foi um tremendo baque para o São Paulo. Entretanto, uma atitude chamou a atenção de todos os presentes no Morumbi e em frente a telinha de TV.
Aos 39 minutos do primeiro tempo, o juiz amarelou Jô em uma confusão perto da grande área do São Paulo. Luiz Flávio de Oliveira viu pisão do atacante corinthiano no goleiro Tricolor mas foi corrigido por Rodrigo Caio e voltou o cartão aplicado.
A atitude, tida como normal pelo zagueiro nas entrevistas pós-jogo, dividiu opiniões entre os torcedores e os personagens do jogo. O atacante Jô, acompanhado pelo presidente do Corinthians, parabenizou o zagueiro pela honestidade. O juiz chegou a agradecer Rodrigo Caio pela iniciativa. Mas, nas redes sociais e em alguns grupos de whatsapp que participo, o gesto não foi aceito por alguns. Alguns torcedores rejeitaram a atitude e até condenaram o jogador. Para a visão destes, não há desonestidade em esconder o lance que tiraria Jô do segundo jogo. Malandragem é coisa do futebol, segundo alguns.
Eu sou a favor da honestidade em todos os setores da sociedade. Seja numa bituca de cigarro jogado na calçada até na caça e prisão dos maiores corruptos de uma nação. É uma questão de educação e princípios. Porém, não acho que o gesto não foi o fator predominante para a derrota e tampouco ele será um divisor de águas para uma mudança de comportamento dos jogadores brasileiros, que amam simular contusões e colocar árbitros na berlinda. Aqui no Brasil são vinte e dois profissionais jogando intensamente noventa minutos para a qualquer momento ludibriar um trio de amadores. Para piorar, câmeras, analistas de arbitragem e tira-teimas para amplificar a confusão.
Portanto, além de desportividade e ética, que tal falarmos em profissionalização da arbitragem?
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(44) Comentários
alexandre alves
26 de abril de 2017Nao compreendo poerque Infelizmente a atitude nobre e ética do jogador gerou tanta surpresa. Deve ser porque o esperado teria sido a malandragem, a mentira, a simulação . Deve ser porque é típico da nossa cultura querer se dar bem em tudo, a qualquer custo. A prova taí em todos os setores da nossa siciedade falida e mergulhada na corrupção e na fraude em tudo que o brasileiro mete a mão. Deve ser por isso que o nosso futebol é medíocre, os nossos campeonatos são medíocres, e há muito tempo deixamos de ser referência no futebol mundial (e tome 7 a 1 na nossa cabeça). O que é certo é certo ainda que só um esteja fazendo, é o que é errado continua sendo errado ainda que todos os outros estejam fazendo (em qualquer coisa que se faça na vida). Por isso nao interessa se o jogador adversario teria feito o mesmo. Parabéns Rodrigo Caio por me dar a lição de que é possível existir um mínimo de dignidade naquilo que se faz. Vamos imitá-lo, e quem sabe daqui a cinquenta anos ou mais nossos netos ou bisnetos possam estar vivendo num Brasil mais limpo.
Alexandre
26 de abril de 2017Infelizmente a atitude nobre e ética do jogador gerou tanta surpresa. Deve ser porque o esperado teria sido a malandragem, a mentira, a simulação . Deve ser porque é típico da nossa cultura querer se dar bem em tudo, a qualquer custo. A prova taí em todos os setores da nossa siciedade falida e mergulhada na corrupção e na fraude em tudo que o brasileiro mete a mão. Deve ser por isso que o nosso futebol é medíocre, os nossos campeonatos são medíocres, e há muito tempo deixamos de ser referência no futebol mundial (e tome 7 a 1 na nossa cabeça). O que é certo é certo ainda que só um esteja fazendo, é o que é errado continua sendo errado ainda que todos os outros estejam fazendo (em qualquer coisa que se faça na vida). Por isso nao interessa se o jogador adversario teria feito o mesmo. Parabéns Rodrigo Caio por me dar a lição de que é possível existir um mínimo de dignidade naquilo que se faz. Vamos imitá-lo, e quem sabe daqui a cinquenta anos ou mais nossos netos ou bisnetos possam estar vivendo num Brasil mais limpo.
Hernandes Corrêa
18 de abril de 2017Entao se jo não jogar domingo passaremos de fase? a me poupe, já tava 2x0 o curica era superior na partida o jo estando ou não no domingo que vem acho eu que perderemos do mesmo jeito. Infelizmente o problema deste time não é a dignidade do Rodrigo caio, e sim o caracter de alguns jogadores que falam demais em coletiva.
[email protected]
18 de abril de 2017bRASILEIRO está acostumado a malandragem (vi até comentários que "futebol é diferente, não é vida real", é PAKABÁ!), enfim, se alguém acha que uma atitude correta que serve de exemplo para milhares de crianças que tem jogadores como seus ídolos e se espelham neles , esse alguém merece o bRASIL que tem! Caráter não tem hora , lugar , ocasião, ou você tem ou não!
Tiago L.
18 de abril de 2017Existe questões que ambos os lados estão certos e essa é uma delas.
Fernando Vanzeli
17 de abril de 2017Pra ser sincero, eu não concordo. Acho louvável, mas não concordo. É um problema unico e exclusivamente da arbitragem. Da mesma forma que a arbitragem errou no amarelo tb errou ao não dar impedimento no gol do corinthians. Parabéns ao RC pela atitude, mas no longo prazo isto tende a ser prejudicial pq não haverá contra partida do adversário.
Fabio A Santos
17 de abril de 2017Por isso que o Sao Paulo ta essa merda jogador de condominio amigo de galinhas o SPFC precisa de jogadores de verdade fora r caio zagueiro de merda
Marcelo Ferreira
17 de abril de 2017Concordo, Perrone e digo mais: quem crítica são aqueles que param o carro em fila dupla, em vaga reservada para deficientes, que não devolvem o troco recebido a mais, não cedem o lugar para idosos e gestantes... Enfim, o Brasil seria muito melhor se houvessem mais bobos e menos espertalhões e malandros. Fazer o bem sem esperar nada em troca. Essa é a missão.
Eder O Batista
19 de abril de 2017Eu, graças a Deus, sou um cara honesto, respeito as leis e prezo pela boa índole, mas quando joguei bola na várzea jamais fiz isso, e jamais faria. A suposta "sacanagem" ja faz parte do futebol, ha até mesmo quem defenda que erros de arbitragem serve para apimentar ainda mais o futebol (sinceramente eu não concordo tanto)... Ou muda tudo, com árbitros virtuais, com tira teima de lances duvidosos, ou segue o jogo, onde simular e catimbar faz parte do jogo... FAZ PARTE DO JOGO. Neymar faz, Messi menos mas faz, Pelé fez, Ronaldo fez, Ronaldinho Gaúcho fez... E ai? Daqui a pouco vão aplaudir um jogador de truco que não mente... kkkkkkkkkkk
Dyego
17 de abril de 2017Se eu fosse o Rodrigo Caio falaria assim: tem que ta preparado pra jogar contra qualquer jogador! Seja Messi, seja Jo, seja caça-rato....quer escolher jogador, pede pra sair! Tem que estar preparado pra jogar contra qualquer um!
Adhemar Braga de Souza
17 de abril de 2017Parabéns ao Rodrigo Caio, embora não tenha feito mais do que a obrigação, como ele mesmo admitiu. Lamentável a postura daqueles que, Sãopaulinos ou não, acham que deveria prevalecer a falta de lisura, a malandragem. É pelo mau caratismo desses pensamentos que a nação está neste mar de lama; afinal, o que é um milhãozinho tungado se os cofres estão sempre cheios? "Quem passa fome ou está sem assistência já está acostumado mesmo..." Nos poupem...
Ricardo
17 de abril de 2017Gostaria de saber, se fosse do outro lado qual seria a atitude?
Carlos Massarotto
17 de abril de 2017Apenas uma pergunta para quem defende a atitude do Rodrigo Caio: se fosse o Lugano na jogada e ele não tivesse a mesma atitude de falar com o árbitro pra tirar o cartão do adversário, ele seria chamado de praticar jogo sujo ou uma pessoa de má indole? PS: só pra deixar claro, essa atitude do Rodrigo Caio não mudou ou mudaria em nada o resultado da partida.
roberto
17 de abril de 2017ja perceberam como é fácil pra eles explicar uma derrota para o pior inimigo ? eles dizem:....a vamos esquecer esta derrota e pensar no próximo jogo, ai perde o próximo e vem falar a mesma merda......parem roboz explicando sempre a mesma merda....
Ozeas
17 de abril de 2017Gostaria de que o Corinthians em homenagem ao Rodrigo Caio, não colocasse o Jo para jogar no próximo jogo
Diego Aparecido de Castro
17 de abril de 2017Fez muito bem nosso zagueiro Rodrigo Caio. Honestidade não tem lugar e nem circunstâncias. Se será um exemplo a ser seguido eu não sei, mas certamente ganhou o respeito de muitos torcedores. Por mais Rodrigo's no futebol e na sociedade.
Hélio Roberto
17 de abril de 2017Não vi o jogo. "Abri" os sites de esporte e essa foi a primeira notícia que li. Jogo a gente perde, ganha. Tem que ter atitude, caráter pra fazer o que ele fez. Depois do "roubado é mais gostoso", nunca achei que veria isso no Brasil. Essa atitude ainda é uma gota d'água no oceano imundo, mas já é um bom exemplo. É um começo. Não se muda um país de uma hora pra outra. Nem a forma de jogar de um time. É nos pequenos detalhes que se fazem campeões e pessoas de caráter. Abraços.
José Elias liberal
17 de abril de 2017A única coisa que se salvou no jogo, foi a atitude de Rodrigo caio !
Ronaldo Batista
17 de abril de 2017Sou São Paulino, e apoio 100% a atitude do Rodrigo Caio. Infelizmente, os que estão reclamando, são reflexo da sociedade corrupta em que estamos vivendo. A atitude do zagueiro foi nobre, ética e mostra o caráter do cara. Exemplo. Somos grandes na bola. Não na malandragem.
Fernando
17 de abril de 2017O R. Ceni parece não ter gostado! Isso é fair play como tem no vôlei! Foi a incompetência do Rogerio do que o ato correto do do R. Caio que fez o time perder. O time ineficaz com a Defesa bem postada. Acho que só com jogadas individuais e tabelas rápidas que pode sair em gols. Tem que trabalhar isto nesta semana de decisões!
Mauricio
17 de abril de 2017Atitude louvável, essa do Rodrigo Caio, para com o Corinthians, atinge o companheiro acho que nem pediu desculpas ao Renan, influência o árbitro a tomar a atitude correta, e ainda faz um favor de se retirar da frente da bola nos 2 lances capital da partida. É verdade o Sr. Rodrigo seu xará do time sem cor tem que agradecer seu cavalheirismo.
Luis
17 de abril de 2017Daniel, te acompanho há muitos anos e curto o seu trabalho de acompanhar as noticias do SP. mas acho que foi muito infeliz neste seu post. Falar que uma atitude correta de um jogador "divide opiniões" é muita baixaria e coloca lenha numa fogueira que não deveria existir. Melhor definição foi do próprio Rodrigo Caio após o jogo: fiz o que deveria ser feito (e ponto final). não vamos criar polêmicas.
Daniel Perrone
17 de abril de 2017Só falei porque dividiu, muita gente de grupos que participo condenaram a atitude do jogador. abs
Carlos
17 de abril de 2017Luiz, concordo plenamente com seu comentário. Perrone, você com a visibilidade que tem diante dos torcedores são paulinos, não deveria criado esse post. Nesse caso, concordo que só prejudica. É minha opinião. Abraço
Alan
17 de abril de 2017queria ver se o juiz tivesse marcado pênalti que não teria acontecido se os jogadores do Corinthians iria falar a mesma coisa e mais primeiro gol ouvi falar que ele fez impedido se for mesmo ai acho que seria uma atitude de se privilegiar e o rodrigo caio querendo ser honesto acabou também prejudicando a equipe dele que paga o seu salario se e para ser santo joga de graça.
Celso Teixeira
17 de abril de 2017Aprendam jogadores do Palmeiras! É só lembrar do lance do Keno no jogo contra o mesmo Corinthians. Atitudes dentro de campo são exemplos para uma sociedade, principalmente para jovens e crianças, outros jogadores poderiam aprender que futebol não precisa de malandragem #ParabénsRodrigoCaio #ChoraKenoSóJogaEmTimePequeno
Julio
17 de abril de 2017Agora sim Rodrigo Caio tem meu respeito!!! Antes era considerado um jogador bom! Agora além de ser bom tem caráter!! É o que falta neste país! Por mais jogadores como Rodrigo Caio!
Emilion Kohn
17 de abril de 2017Daniel, ficou um pouco confuso o texto ... "porem, não acho que o gesto não foi o fator predominante para a derrota". Afinal, foi ou não foi, na sua opinião? Eu aplaudo o gesto Rodrigo Caio, a ética deve estar acima de tudo na vida. Parabens pela coluna e continue assim.
Lucas Lira
17 de abril de 2017Também achei.
Wilson Chagas
17 de abril de 2017Rodrigo Caio está certíssimo, é bom ver bons exemplos em tempos de tanta desonestidade.
Guilherme
17 de abril de 2017Penso como vc Daniel!! É questão de educação e caráter, só fico puto qdo vejo essa atitude nobre do Caio e o contrário do Cássio simulando uma agressão... Mas como sempre aprendi, não dá pra esperar o mesmo dos outros. Vida q segue
Paulo
17 de abril de 2017Ok. Sendo assim.. vamos lá, caso aconteça um penalti "sem querer" e o R. Caio está na jogada.. será que o adversário terá o mesmo comportamento? Já que em Itaquera acontecem coisas estranhas.. vamos esperar! Eu tenho a minha opinião.. Futebol, é isso.. Ganhe-se e perde-se e a "malandragem" no bom sentido faz parte do seu contexto.
Carlos Massarotto
17 de abril de 2017Concordo que a atitude do Rodrigo Caio em nada mudou ou mudaria o resultado da partida. Mas vejo essa "honestidade" de foma mais ampla. Não sou o dono da razão, mas o atleta profissional sempre tem que pensar no melhor para o seu time dentro de campo. Se o Rodrigo Caio não tivesse falado nada ao árbitro, não teria nenhum tipo de repercussão, seria apenas mais um erro bobo da arbitragem. Com essa atitude o Rodrigo Caio ganhou pontos na mídia, nas torcidas rivais e com o Tite, mas perdeu pontos comigo, torcedor do SPFC. Estou cansado de ter jogadores santinho no meu time e o clube passando vergonha ano após ano. O SPFC precisa de jogadores mais malandros sim. Isso não se trata de fazer jogo sujo.
Eric
17 de abril de 2017Que é isso cara em um país onde a corrupção reina um gesto de honestidade vale mais que qualquer resultado em futebol. O Rodrigo Caio não prejudicou o São Paulo ele simplismente fez o que todos deveriamos fazer, independente de time ,religião, partido politico que é ser Honesto!!!
Carlos Massarotto
17 de abril de 2017Como disse eu meu texto: "não sou o dono da razão". Pra mim era um lance simples da arbitragem. Errou ao dar um cartão amarelo, problema da arbitragem. Essa honestidade do Rodrigo Caio se tornará um lance isolado, infelizmente. E como tbm disse: "essa atitude não mudou e não mudaria o resultado da partida". Mas com esses santinhos vestindo a camisa do SPFC o clube vai continuar passando vergonha dentro de campo.
Caio Pecci
17 de abril de 2017Foi justamente o culto aessa "malandragem" que levou a essa cultura de corrupção que temos em todos os níveis de nossa sociedade. Sem corrupção e sem malandragem já Parabéns Rodrigo Caio
Fábio Souza Jr
17 de abril de 2017Atitude de homem, parabéns pra ele! Não podemos enaltecer atitudes 'malandras' e depois cobrar país sem corrupção, acho certíssimo o que o R. Caio fez, mostra que é um cara de índole, uma pessoa de caráter. Brasil precisa de exemplos, pois se a honestidade 'divide' opiniões, só nos mostra que as coisas deram errado e precisamos de ajuda, já que honestidade não é qualidade, é dever!
Rodrigo Chinen
17 de abril de 2017Comentário perfeito, amigo!
renato simões
17 de abril de 2017apoio incondicional ao Rogério Ceni... os times jogando com 11 atras mostra a superioridade que o sao paulo tem.. está dificil fazer gols? uma hora vai acertar.. time grande joga pra frente e nao na retranca como cruzeiro e corinthians... esperar contra ataque e marcar um gol é facil.. quero ver ser superior...
Marcelo Kaloré
17 de abril de 2017R Caio esta certinho !!!!! homem tem que ser homem !!!!
renato simões
17 de abril de 2017fez o certo.. jo fez falta e estava impedido e nao falou.. isso mostra o carater.. pode perder a vaga? não importa.. ele fez o certo. Orgulho de torcer pra um time que não precisa de ajuda de juiz pra ter titulos, que sempre é prejudicado pela CBF, globo e afins... time q "jornalistas e reporteres" sempre narram contra.. nada presta no clube.. isso mostra a grandeza do São Paulo FC.. e cada vez mais tenho orgulho de torcer pra esse time.. teria vergonha de torcer pra curintia, foimengo, parmeiras etc etc.. esses sim, precisam de ajuda pra ter algum titulo, sendo ajuda da cbf, arbritros, globo ou ajudas financeiras estranhas...
Diego
17 de abril de 2017Concordo com você. Honestidade tem que existir em todo lugar e não foi isso que gerou a derrota. No começo do ano todos estavam zoando os galinhas porque contrataram o Jô.
And Pontini
17 de abril de 2017"Alguns torcedores rejeitaram a atitude e até condenaram o jogador. Para a visão destes, não há desonestidade em esconder o lance que tiraria Jô do segundo jogo. Malandragem é coisa do futebol, segundo alguns." da mesma forma que para outros também não tem nada de mais receber uma "ajudinha" de uma empreiteira para se eleger ou reeleger na politica!..ou dar "uns presentinhos" pra ter um "contratinho" aqui, outro ali....por essas e outras o país esta onde está e como está!...um caos! Parabéns Rodrigo Caio.
Ederson
17 de abril de 2017Rodrigo Caio para presidente em 2018