A providencial vitória do São Paulo contra o Sport no Morumbi ajudou o clube a sair da zona do rebaixamento, embolando ainda mais a disputa da fuga da degola, mas ainda apontou uma série de defeitos no time comandado por Dorival Junior. Um deles é a função de Lucas Pratto.
Contratado no início do ano para ser a grande referência do ataque do São Paulo, o atacante está a dez jogos sem visitar as redes sem ser diretamente culpado por isso. Não há falta de empenho do argentino. Ele simplesmente é sacrificado no sistema de jogo e costumeiramente tem sido visto buscando as jogadas do meio-campo, algo que não é bom para ele nem para o time.
A essência de Pratto é o ataque. Ele mesmo disse no programa Bola da Vez (ESPN) que atua tanto na posição de centroavante como na de segundo atacante, porém nas entrelinhas deixou claro a quem estava atento ao programa que sente falta de um companheiro de ataque. Até Gilberto, como bem disse aos seus entrevistadores.
O estilo de jogo do argentino é mais parecido com o do peruano Guerreiro que o de centroavantes como Fred (Fluminense) ou Roger (Botafogo), isso é, menos poder de pivô e mais de construção e finalização de jogadas no ataque. Para que Pratto retome sua essência, é preciso ter alguém mais próximo a ele para tabelar. Uma jogada típica foi o gol Tricolor contra o Vasco no Morumbi. O gol surgiu de uma jogada do argentino com Cueva, mais próximo do ataque.
Dorival melhorou o sistema defensivo Tricolor e isso é um fato, mas para que o time atinja um equilíbrio maior, será preciso mudar algo no ataque. Pratto, a maior contratação do ano, é lutador e persistente em campo, mas precisa jogar mais próximo da área e ser o Pratto que sempre foi.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(7) Comentários
Luis Souza
3 de outubro de 20171º objetivo é parar de levar gols e ganhar partidas. Se para isso alguns jogadores tiverem que se sacrificar, que assim seja.
Marinaldo
2 de outubro de 2017Pratto, não fique se pressionando o gol vai sair naturalmente, na hora certa vc será contemplado com o GOOOL.
Maurício Lima
2 de outubro de 2017Com o Dorival Junior o Pratto vai continuar vazio.
Maurício Lima
2 de outubro de 2017Com o Dorival Junior o Pratto vai continuar vazio.
Ge Lopz
2 de outubro de 2017No CAM o Pratto fazia tantos gols quanto o Fred. Mas o esquema tático era diferente desse do SPFC (e de praticamente todos os times do Brasil em 2017). Então não tem essa de ficar dizendo que o problema é o Pratto como tem alguns torcedores dizendo por aqui. Coloque o Fred no lugar do Pratto nesse mesmo SPFC e ele também vai secar na artilharia. E o Pratto sai da área para buscar jogo. Seria muito cômodo ser como o Luis Fabiano que ficava PARADO ENTRE OS ZAGUEIROS pedindo bola, reclamando toda hora com os braços abertos. Ao invés de ficar de mimimi, o argentino VAI Á LUTA, vai buscar a bola, vai abrir espaço para os colegas de ataque. Isso é INICIATIVA, é JOGAR PARA O TIME e buscar ser produtivo e não apenas ser uma "estrela" esperando a bola nos pés. ;)
Cristiano Melo
2 de outubro de 2017Perfeito. Até o Lewandowski não consegui fazer gol com esse São Paulo
Evandro
2 de outubro de 2017Deixar o Pratto voltar para o meio de campo é como colocar um zagueiro no ataque, simplesmente não rende, por mais que se esforce. Ele não sabe driblar e é "pesado", virando presa fácil dos marcadores, além de deixar os zagueiros adversário tranquilos para marcar os outros atacantes do tricolor. Já passou a hora de Dorival corrigir isso.