Carta aberta ao presidente Leco

Caro presidente Leco;

 

Tivemos dois encontros neste ano. O primeiro, junto com amigos torcedores, na tarde do dia 18 de julho (a tarde que antecedeu a contratação de Hernanes) e o segundo no dia 13 de setembro, quando fui convidado pela Torcida Independente para participar da reunião com os jogadores, diretores e comissão técnica no CT da Barra Funda.

 

Em ambos os encontros você nos recebeu muito bem. Temos uma relação de respeito e cordialidade, como deveria ser entre todos os são-paulinos. Nas duas vezes que nos encontramos expus a grande preocupação do torcedor com o atual momento do clube e o time. O ano foi difícil e mesmo assim boa parte da torcida e seus representantes nas redes sociais (com poucas e conhecidas exceções) decidiram apoiar dentro do estádio, com comparecimento recorde mesmo com o time estando quatorze rodadas na zona da degola. A atitude enfim se mostrou correta: hoje estamos salvos do rebaixamento sobretudo graças a presença e incondicional apoio da maioria dos torcedores do São Paulo Futebol Clube.

 

Porém, a situação não pode permanecer como está. Não podemos passar 2018 e os próximos anos brigando para não cair de divisão, como fizemos em três das últimas cinco temporadas. O mantra de “time grande não cai” não cola comigo porque tenho certeza que, se continuarmos fazendo um tremendo esforço, uma hora ele cairá sim. Do jeito que está chegará uma hora que nem a torcida, nem profetas e nem o peso da camisa nos salvará.

 

Portanto, conforme prometido para a grande audiência do blog (foram mais de 24 milhões de pageviews em um ano de “São Paulo Sempre” – um blog apolítico que pulsa com o coração do torcedor), venho por meio desta carta aberta pedir para que você, seus diretores e o Conselho de Administração respondam para a coletividade Tricolor algumas questões diretamente ligadas a retomada da saúde financeira e busca incessante por novos títulos. Vamos aos pontos:

 

1) Transparência nos números da dívida atual do São Paulo

Pedi isso para você no nosso primeiro encontro. Precisamos atualizar constantemente os números da nossa dívida para que o torcedor entenda por que tantas vendas ainda resultam em déficit. Não vamos esperar o tradicional balanço no início do ano. Solte a atual situação financeira do São Paulo neste fim de ano para veículos de peso e credibilidade como o Globoesporte.com ou o UOL. O torcedor tem o direito de saber o que foi amortizado e qual o é planejamento para diminuição das dívidas durante os anos do seu mandato.

 

2) Planejamento do elenco para 2018

Apesar das boas contratações da nova gestão, como Hernanes, Arboleda e Petros (que ajudaram a evitar o pior) o elenco e o time titular ainda tem muitas carências. O torcedor tem o direito de saber se o futebol trabalhará na manutenção das principais peças da equipe titular até o final de 2018 e quais os setores que serão devidamente reforçados. Na minha opinião, temos que ter novos titulares para o gol, as duas laterais e para o ataque. Isso se ninguém sair. Outra parte muito importante é o reforço do elenco. Tirando o jovem Brenner, que ainda não vimos atuar por completo no profissional, atualmente só vejo Gilberto um reserva a altura do titular no banco de reservas. E ele sairá no final do ano. É preciso melhorar o nível titular/reservas, aumentando a competitividade dos treinos e as possibilidades no campo.

 

3) Profissionalismo e cobrança nos cargos executivos

É sabido que você, presidente Leco, preencheu alguns cargos executivos de forma política neste mandato, atendendo pressões dos grupos do clube. Por este motivo, você não conseguiu cumprir com plenitude o novo estatuto, que prevê a aquisição de pessoas com comprovado e notório conhecimento de suas atividades. O torcedor tem o direito de saber como esses executivos estão sendo cobrados. Quais as metas impostas para o marketing, financeiro e futebol? Haverá uma avaliação neste final de ano? Tive informações que muitos dados ainda não foram passados para o Conselho Fiscal do clube. Essa pergunta também cabe ao Conselho de Administração, que tem como principal objetivo fiscalizar e orientar a gestão em andamento.

 

Enfim, essas são as dúvidas de milhões de pessoas que respiram e defendem esse clube nos bares, escolas, faculdades, empresas e quadras de society do Brasil todo. De gente que está cansada de ser humilhada diariamente com o deboche e piadas vindas através da boa gestão e dos últimos títulos conquistados pelos rivais. O maior prêmio que você, presidente Leco, e os diretores do clube dará a esses guerreiros que apoiaram e compareceram no estádio mesmo num momento tão difícil é transparência nas respostas e no trabalho. De minha parte a cordialidade sempre existirá, mas a cobrança é vital e sempre necessária. Afinal, somos todos São Paulo Futebol Clube.

 

Saudações Tricolores!

 

PS: essa carta será entregue em mãos ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

Veja também: as cinco dicas mais legais da Black Friday Tricolor.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.