Quem trabalha com marketing e propaganda sabe que o período em que é realizada uma Copa do Mundo, é considerado “quente” no mercado. O ano de 2018 não será diferente: com a Copa do Mundo na Rússia entre junho e julho, os gastos das marcas com o esporte aumentarão consideravelmente.
De acordo com a IEG, a previsão de gastos de marketing e publicidade com o esporte deverá aumentar cerca de 4,3% em relação ao ano passado (comunicação) e 4,1% em relação ao ano passado (marketing), podendo alcançar um total de 4,6 bilhões de dólares na América Latina. Ainda segundo a IEG, a tendência será maior em patrocínios, com promoções em segundo plano. Entre os segmentos que mais investirão, destacam-se seguradoras, montadoras, cervejarias e instituições financeiras.
Onde fica o São Paulo nisso tudo? Antes de responder essa pergunta, é preciso entender em que posição que está o marketing do nosso clube. Desde a entrada de Leco como presidente em abril do ano passado, a sensação é de abandono total de iniciativas: o clube está muito mais preocupado em segurar seus atuais parceiros que pensar estrategicamente “para frente”. Os módulos digitais de patrocínio, que eram uma grande tendência, não tem mais sido vistos na comunicação do clube, a SPFCTV, um ótimo projeto e que roda muito bem, não tem conseguido novos recursos de patrocinadores e o projeto Sócio Torcedor do clube me parece totalmente abandonado, depois de um ótimo desempenho conquistado em 2016.
Há tempos defendo que o melhor para o São Paulo é terceirizar o setor, escolhendo um “diretorzão” do mercado, alguns gerentes específicos para as áreas de “estádio, licenciamentos, branding e ST” e deixando tudo nas mãos de empresas gabaritadas do ramo, como uma boa agência de publicidade, um bom escritório de fidelidade através de pontos ou milhagens, um escritório de licenciamento e um escritório de marketing esportivo, voltado para captação de patrocínios para a camisa e o estádio. Claro que todos receberão comissão pelo trabalho realizado e performance obtida e isso não é pecado, muito menos crime: o clube tem que gerenciar isso e prestar contas a Conselho de Administração e ao Conselho Deliberativo.
Sei que a política atrapalha, sei que poucos profissionais arriscariam um bom emprego e perspectiva de longevidade para se arriscar no clube mas isso não me dá o direito de me conformar, ainda mais fazendo parte deste mercado. O São Paulo tem um potencial enorme de receitas e vejo o marketing uma das suas principais saídas. Mas precisa ser feito com profissionalismo e responsabilidade.
Hoje o marketing do São Paulo é mais um alicerce político para beneficiar este ou aquele grupo que um módulo de geração de receitas para o clube. E precisa ser visto e combatido com seriedade pelos nossos conselheiros.
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Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
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(15) Comentários
messias josé rodrigues
13 de janeiro de 2018Tem que libertar o clube.Nosso clube se tornou refém de 160 oitentões cuja média de idade e oitenta anos. (São chamados de conselheiros vitalícios) Eles que mandam no clube e cabe a eles a escolha do presidente que tem que ser um deles. Por isso não há novas idéias, não há horizontes, não há sonhos . Lá também há o que podemos chamar de cia. hereditária. Pais passam para filhos, genros, noras, netos e até amantes o privilégio de ser um deles. Por essas e outras tivemos o curintiano Juvenal Juvêncio dando as cartas por quase 10 longinquos e sofridos anos. Para mostrar a grandeza do nosso querido clube, ainda tivemos o Aidar e mesmo assim continuamos de pé. Eleições diretas já, com votos dos sócios torcedores. Estes pagam para torcer. É mudar ou morrer.
Alexandre Lopes
11 de janeiro de 2018Excelente assino em baixo, o spfc tem muito potencial pra ser explorado, pois quem ama o clube como nós amamos vive religiosamente o dia dia e se existisse mais projetos voltados para esses torcedores fanáticos sem dúvida as receitas em todas as áreas aumentariam muito,o próprio site oficial eu acho muito simples e com pouca interação com várias páginas desativadas. Daniel falando nisso você tem alguma informação sobre o novo diretor de comunicação e marketing? Pelo que vi o Aith já saiu. Abraço
Daniel Perrone
12 de janeiro de 2018Ainda não sabemos quem será. Está demorando muito mas felizmente deve ser de marketing e não somente de comunicação. abs
Samuel Matarazzo Benegas
11 de janeiro de 2018Daniel Perrone Concordo em plenitude contigo, o melhor caminho seria privatizar marketing de uma maneira geral, mas infelizmente teremos que aguardar o final desta gestão é límpido e cristalino a incapacidade atual da Presidência, como diziam nos tempos de JJ ele é somente o cara que carregava a garrafa de whisky. Vamos aguardar a próxima gestão e que venham novos ares que os ventos levem com ele esta "vanguarda" decadente e ultrapassada dos anos 90 (falo da Gestão claro), temeroso todos nós ficamos porque até a coisa mudar, muito podemos perder, já somos piada quando antes fazíamos piada, nosso fornecedor de marketing esportivo não nos quer, nosso patrocinador master é coadjuvante nos grandes (pelo que paga e como paga), nossos patrocinadores complementares são "apelativos" e poluem a marca do SPFC (sim sei que pagam e tem direito) mas que ta feio ahhh isso tá. Nosso programa de sócio torcedor é no mínimo um desrespeito com uma torcida que se mostrou "apaixonada e única" no momento mais difícil do clube. Mas não nos enganemos 2018 e por ai vai é pra brigar pela metade de baixo da tabela e pelo que sobrar de patrocínio costurado por um marketing da época que chuteira era preta e bola era de capotão. Abraços, Rezar, só resta rezar !!! Que dias melhores venham !!!
Danilão
11 de janeiro de 2018Concordo bastante, privatização é uma das melhores maneiras de se fugir da "politicagem",eu não sei quanto custa o trabalho de um escritório de marketing, mas mesmo leigo dá pra saber que compensa.Um grande escritório pode devolver a credibilidade que foi perdida devido a instabilidade política do clube.Pensa comigo...você é dono de uma grande marca no país, você investiria milhões nessa bagunça que se tornou o SPFC nos últimos anos? Eu não confiaria nem meu cofrinho de moedas, mesmo sendo apaixonado.Ou mudamos a configuração desse departamento e de outros, ou ficaremos vendendo nossos meninos sem mesmo se tornarem ídolos por aqui.
Gleyson Soares
11 de janeiro de 2018concordo plenamente, o São paulo é muito grande, pra esta nesse total abandono, é uma marca muito forte, tem que ser explorada.
Thiago D´Auria
11 de janeiro de 2018Perfeito Perrone!! Como você conhece o Raí, figura mais do que identificada com o clube e com uma boa visão e experiência em negócios (até mesmo porque ele gere os institutos dele há anos), porque você não leva essa questão direto à ele? Saudações do MAIOR DO MUNDO!!!
Daniel Perrone
11 de janeiro de 2018Na verdade não é especificamente no Raí. Tenho conversado com o pessoal da área e que de certa forma faz parte do dia a dia do clube. É um processo, não dá para "revolucionar" com um conselho tão desatualizado como o nosso.
Thiago Elias
11 de janeiro de 2018Concordo e acredito que isso já tenha passado a escala de "melhor cenário", hoje isso já deveria ser tratado como "solução óbvia". Num tempo onde o produto futebol envolve tanta cifras, responsabilidades nas mãos erradas podem causar estagnação e grandes danos, o que é pior ainda.
Diego Pombo
11 de janeiro de 2018Perrone, e a campanha #FaixaNoPeito ? Era uma das campanhas que eu mais esperava se concretizar rs
Daniel Perrone
11 de janeiro de 2018Não é uma coisa rápida. Mas tenha certeza que impactou as partes certas. abs
Luiz Claudio Vieira
11 de janeiro de 2018Excelente post Perrone, Eu concordo muito com essa sua visão do marketing. Os gigantes europeus são geridos pelo marketing inclusive estas contratações de valores absurdos, só são efetivadas depois de estudos do marketing sobre o retorno do investimento. Abraço tricolores
Daniel Perrone
11 de janeiro de 2018Exatamente. Infelizmente aqui dependemos mais da TV que o normal. Por isso é preciso gerar boas receitas de licenciamento, socio torcedor, digital... só especialistas podem ajudar. abs
Rafael Valotta Rodrigues
11 de janeiro de 2018Perrone, tomei a liberdade de postar um questionamento direto para você por aqui: você como um profissional reconhecido do marketing não acha que poderia contribuir com o marketing do tricolor? Digo, de forma oficial? Não sou da área, mas o vejo com os pré-requisitos necessários para a tarefa. Abraços
Daniel Perrone
11 de janeiro de 2018Olá Rafael. Se me chamassem eu ficaria muito em dúvida pois apesar de ser um torcedor apaixonado, meu lado profissional exigiria um plano de trabalho estável para realizar as minhas tarefas e assim ver resultados. Tem muita gente boa no mercado e o primeiro passo (que luto) é o Tricolor profissionalizar o setor, terceirizando as disciplinas. Grande abraço e obrigado pela lembrança!