25/02/1987: aniversário da maior final de campeonato da minha vida!

Vinte e cinco de fevereiro: essa data nunca passará batida para mim. Foi o dia e o mês da maior final que eu presenciei na minha história no futebol. Foi no dia 25/02/1987 que o São paulo conquistou, de forma absolutamente emocionante, o seu segundo Campeonato Brasileiro. O campeonato de 1986!

 

A final no Brinco de Ouro da Princesa praticamente redimiu, no talento dos pouco mais de vinte e dois jogadores em campo, o desastre de organização que foi o torneio, que começou em 1986 e terminou no ano seguinte e contou com oitenta clubes, 680 jogos e a consagração de Antônio de Oliveira Filho, o Careca.

 

A final, que terminou 3×3 na prorrogação e foi definida nos pênaltis, está divulgada a torto e a direito na internet. Queria compartilhar algo absolutamente particular: foi a minha primeira final presente num estádio que não fosse o Morumbi. Com 14 anos na época, viajei com meu pai para Campinas na expectativa de ser campeão. Depois de um primeiro tempo eletrizante, a prorrogação reservou momentos de alta tensão, com o Guarani em vantagem (2×1) até o último minuto do segundo tempo. Desesperançoso e ouvindo o hino do Bugre ecoando nos auto-falantes, meu pai me deixou perto do túnel de saída das arquibancadas visitantes e foi ao banheiro para, logo em seguida, voltarmos para São Paulo antes do apito final.

 

O gol antológico de Careca aos 14 minutos do segundo tempo o fez sair do banheiro desesperado e de calças arriadas comemorar comigo e os tricolores das arquibancadas aquilo que seria, após outra disputa dramática nos pênaltis, o segundo título brasileiro de sua história.

 

De todos os títulos que estive presente, e não foram poucos, esse para mim foi e sempre será o mais especial. Foi lá em Campinas, e diante de uma equipe fortíssima como a do Guarani daquele ano, que percebi o que ser são-paulino é mais que torcer para um clube de futebol. É levar a fé no coração até o último segundo. Sempre!

 

Agradeço a Deus e meu falecido pai por estar em Campinas naquele momento.

 

Obrigado por me fazerem são-paulino!

 

São Paulo 3×3 Guarani (final de 1986) no Blog Imortais do Futebol.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.