O treino desta segunda-feira, parcialmente fechado para a imprensa, indicou interessantes mudanças no São Paulo que irá enfrentar o Atlético-PR nesta próxima quarta-feira, na Arena da Baixada.
Diego Aguirre ensaiou o time sem um volante e com um zagueiro a mais. Deste modo, a formação do Tricolor contaria com um 3-5-2 muito parecido com o sistema usado em 2005, quando o Tricolor ganhou o Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes.
No teste proposto pelo treinador, Rodrigo Caio se juntaria a Bruno Alves e Arboleda, liberando os laterais Militão e Reinaldo para o ataque. Sem Petros, o meio-campo teria Jucilei fazendo as vezes de “Josué” e Liziero saindo para o jogo, tal qual Mineiro fazia no Tricolor. O meio ainda contará com Nene, que serviria o jogo para Cueva, que jogaria mais adiantado ao lado de Tréllez. Há também chances de Cueva ser recuado para acionar Nene e Tréllez no ataque.
O time ensaiado foi assim: Sidão, Arboleda, Rodrigo Caio e Bruno Alves. Militão, Jucilei, Liziero, Nene e Reinaldo. Cueva e Tréllez. É um time mais reativo, isso é, que propõe menos o jogo e procura explorar mais os erros e espaços do adversário. O 3-4-3 também não é descartado, já que tanto Cueva como Nene também atuam pelas pontas.
A mudança de formação ainda não é certa mas indica uma forte tendência, já que a delegação viajará para o Paraná nesta terça-feira. Eu particularmente gosto do sistema com três zagueiros, já que temos bons nomes para as funções. Mesmo que não seja a formação padrão, é importante o técnico ensaiar diferentes modos de atuação para que o time não fique limitado a apenas um sistema de jogo, como vinha acontecendo no início do ano.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(21) Comentários
Hermano Pôrto
4 de abril de 2018Além do mais temos boas opções no banco que podem alternar com os titulares como é o caso de Hudson, Petros, Marcos Guilherme, Lucas Fernandes e outros garotos da base. Mas é claro que se vier bons reforços (ou melhor, ótimos), ficará ainda melhor.
Hermano Pôrto
4 de abril de 2018Assim escalaria o São Paulo com: Sidão (é o que inspira um pouquinho mais de confiança, mas só um pouquinho, em relação ao Jean. Talvez devessem dar uma chance ao Lucas Perri); Rodrigo Caio, Arboleda e Bruno Alves (enquanto Anderson Martins se recupera, ou até mesmo o Éder Militão que é muito bom na defesa, tanto para zaga como pra 1o volante, menos pra lateral); Reinaldo (ou Júnior Tavares), Jucilei, Liziero, Nenê (alternando com Diego Souza já que o Aguirre gosta de fazer rodízio), Régis (ou Valdívia quando voltar); Cueva e Tréllez (ou Brenner, ou Gonzalo Carneiro quando tiver apto).
Hermano Pôrto
4 de abril de 2018Há tempos que concordo que com o atual elenco e pelas características dos jogadores, o melhor esquema tático é o 3-5-2. Pois como não se firmou ainda ninguém pelas pontas no ataque, liberaria os laterais que têm características mais ofensivas (principalmente na esquerda, com Reinaldo que foi muito bem de ala na Chape em 2017, e também com Júnior Tavares que apóia muito bem no ataque; além de testar Régis na direita, já que dizem que ele apoia bem no ataque).
Joao
3 de abril de 2018O esquema com 3 zagueiros é bom qdo o time toma gol de contra ataque... mas o time tem tomado gols de bola parada, daí pode por um time com 10 zagueiros, que se o povo não tiver atento e souber seu setor de cobertura durante a jogada, vai continuar bateno cabeça e tomando gol. O esquema com 5 "meio campistas" não sei se é o melhor para o Militao por ser um jogador mais defensivo, já que sua formação é como zagueiro/volante. Um esquema desses precisa de alas ofensivos, pois com a cobertura de 3 zagueiros, os alas ficam mais livres para atacar. Cueva, na minha opinião o maior mico do SP, parece que só joga qdo da vontade pra se mostrar pra algum grande clube da europa ou para o treinador da seleção de seu país. Colocaria Diego Souza e Nene como armadores (caso seja um 3-5-2) e colocaria no ataque o Carneiro e o Trellez. Já se a opção fosse um 3-4-3 eu deixaria o ataque com M. Guilherme e Valdivia. e um Losango no meio campo com Diego Souza de armador.
Fernando
3 de abril de 2018Se jogar com Militão é um esquema de 4 zagueiros. Acredito que não vai render, queria ver lateral de ofício. Mas não vamos criticar, esperar o jogo e tirar nossas dúvidas. Se der certo fico feliz em queimar a língua.
Jonathan Novaretti
2 de abril de 2018Gostei bastante. Nene e Cueva, não são pontas e os dois isolados não rendem o que pode, a dobradinha é bem interessante
Caio D. Luciano
2 de abril de 2018Diretoria e comissão técnica com influência uruguaia + esquema 3-5-2, parece interessante. Que a história e a mística desses ingredientes nos ajude, pois se depender da gestão...
ALEXANDRE ROCHA
2 de abril de 2018Ingressos na mão já para apoiar o time! Estaremos no setor da torcida visitante. Aliás essa ARENA do Atlético é um bom modelo de Arena muito bem feita e que a torcida fica próxima ao campo empurrando o time. Acorda São Paulo tem que demolir (sim demolir) o glorioso Morumbi e fazer outro estádio. Se quiser um estádio maior mas também com muita pressão a ARENA do Grêmio seria o modelo (o glorioso estádio Olímpico hoje está na história, tudo evolui). Bom como o time se portou bem na defesa em Itaquera espero um melhor papel ofensivo para mesmo com pressão sairmos com a vitória amanhã aqui em Curitiba. Vamos São Paulo!!
Rodrigo Silva Oliveira
2 de abril de 2018O 3-4-3 É o modelo que eu menos apoio pra esses jogadores pela velocidade dos pontas. Mas nesse modelo 3-4-1-2, 3-4-2-1 que defensivamente passa a ser um 5-3-2 pode ser uma boa opção.
Alex
2 de abril de 2018Embora acabei de comentar que seria mais inventivo colocando o Marcos Guilherme de ala direito. Olhando essa escalação possível, da a entender que na parte defensiva o SPFC terá uma linha de 5 na defesa, fazendo com que o time quando está em defesa jogue no 5-4-1, com Jucilei, Lizieiro, Nenê e Cueva na linha média com o Tréllez dando o primeiro combate. Embora seja muito reativo, essa escalação com a bola no pé, controlando o jogo, seria uma boa ocupação de espaço no campo, podendo alteral do 3-5-2, para o 3-4-3, alternando para 3-3-1-3 e os 5-4-1 na defesa.
Alex
2 de abril de 2018Gostei da escalação, a única coisa que faria era tirar o Bruno Alves e recuar o Militão para a zaga, é bastante inventivo da minha parte, mais colocaria o Marcos Guilherme para atuar como ala nessa escalação. O que acham?
KARLO
2 de abril de 2018E o Diego Morto, entraria onde? Pra mim entraria para a história do maior e mais caro fiasco contratado pelo Tricolor nos últimos anos.
Ed
2 de abril de 2018Perrone, Cadê o Anderson Martins? Tá lesionado? Não ouço falar dele tem um tempo, já... tomara que não vire uma decepção, porque ele é bom!
Carlos Henrique
2 de abril de 2018Eu escalaria 3 zagueiros mas com o Militão, na direita já colocaria o Régis. Pq durante a partida daria até pra alterar pra 4 na defesa e adiantar o Régis, isso sem alterar os jogadores.
Jessé
2 de abril de 2018Gosto da formação! Podendo alterar as formas no decorrer do jogo tranquilamente. Formidável! Só de ver o Petros - que vive uma má fase - fora da equipe titular já é uma boa. Rsrs. Avante meu tricolor! Queria ver o Brenner nessa escalação no segundo tempo. Abraços
Tiago Soares
2 de abril de 2018Pela escalação, me parece claro que seja um 3-4-3 e não 3-5-2. Desta forma, a presença do Militão faz mais sentido, já que ele não atuaria como ala. Este é o esquema queridinho do momento de vários treinadores na Europa. O Chelsea foi quem fez mais sucesso desta forma (o Rogério Ceni tentou copiar este modelo). O time joga em 3-4-3 com a bola e varia para 4-5-1 sem a bola. Este vídeo curto explica bem o esquema: https://www.youtube.com/watch?v=X1-9UHeBsjg
Daniel Perrone
2 de abril de 2018Ninguém viu o treino mas pelo que eu peguei de algumas pessoas próximas do CT, pode ser as duas variações. 3-5-2 é com o Nene ou o cueva centralizado e dois atacantes. abs
Márcio Soares
2 de abril de 2018Se for pra atuar com três zagueiros eu recuaria o Militão pra ser o terceiro zagueiro, já que ele não é tão ofensivo, e testaria o Régis na ala.
Mauricio Leopoldo
2 de abril de 2018Este sistema tático voltou com tudo na Europa. Os times que jogam com três zagueiros tem somente um volante de contenção. Como ala direito eu não escalaria o Militão que não tem este cacoete. Eu tiraria um dos volante e colocaria mais um atacante.
AL Tricolor
2 de abril de 2018Gostei da formação, só trocaria o Reinaldo pelo Liziero, no lugar dele jogaria o Hudson ou Araruna! pra frente meu tricolor
Marcelo Ferreira
2 de abril de 2018Gostei desta formação. Há tempos queria ver o São Paulo no 3-5-2, já que temos bons zagueiros para os padrões do futebol atual. Só acho que tanto o Nenê quanto o Cueva não rendem nas pontas e somente no meio, assim como o Diego Souza. Na minha opinião, disputam posição.