A tradicional “limpeza de elenco” (negociação de jogadores) do São Paulo já teve início em 2018. Com a chegada de Aguirre em abril (Dorival havia chegado no meio do ano) mais uma vez alguns atletas não serão aproveitados e entram na prateleira de negociações entre os clubes.
Há três tipos de jogadores na limpeza no elenco são-paulino. O primeiro tipo é o atleta que definitivamente não será aproveitado pelo treinador, como foi o caso de Aderllan e deverá ser o caso de Bruno. O lateral, campeão brasileiro pelo Fluminense com Muricy, é preterido até por improvisados e aguarda um negócio. O segundo tipo de atleta a ser negociado é o jovem que precisa “engrossar canela” em outros clubes, isso é, ter oportunidades de jogo para poder voltar mais experiente ao Tricolor. Foi assim com Hernanes, emprestado ao Santo André no início da carreira, e deverá ser o destino de jovens como, por exemplo, o volante Araruna. Já o terceiro tipo é a contingência de fazer caixa, isso é, equilibrar as contas e garantir a folha salarial do elenco. Deverá ser o caso de Cueva e Éder Militão. O atleta da base não renovou contrato e deverá ser negociado ainda nesta próxima janela. O peruano deverá ser negociado no período da Copa e a multa do seu contrato com o São Paulo garantirá um bom dinheiro ao clube em uma eventual transferência.
Existe ainda um caso particular, que se encaixa um pouco nos três tipos acima: Junior Tavares. Cotado em 2016 como o melhor jogador da base Tricolor e titular certo em 2017, o lateral não conseguiu desenvolver seu futebol por vários fatores, entre eles concorrência na lateral e delicados problemas particulares. A saída para o Rennes é a alternativa encontrada para o jogador retomar a carreira. O São Paulo projetou alto o jogador, comprado junto ao Grêmio por R$ 500 mil mas os complexos problemas não ajudaram no desenvolvimento de Junior. Mesmo assim, haverá boa compensação em caso de negócio.
A limpeza de elenco é natural em todos os clubes do futebol. Às vezes uma contratação não se desenvolve conforme o esperado. Sempre é bom lembrar que estamos mexendo com humanos. Até no vitorioso São Paulo de 2005, 2006, 2007 e 2008 havia a limpeza. Quem não se lembra do atacante Lima, parceiro de Aloísio no Atlético PR e que amargou a quarta ou quinta opção no ataque? Porém, no São Paulo, a limpeza é exagerada devido aos crônicos erros de planejamento dos últimos anos. Muito dinheiro jogado no lixo e muita comissão dada a empresários. Estes fazem a festa. Já o torcedor…
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(11) Comentários
Ge Lopz
25 de abril de 2018A Faxina que o SPFC precisa é faxina do tipo da Lava-Jato. Precisa antes de tudo FAXINAR ACORDOS ENTRE O CLUBE E ALGUNS EMPRESÁRIOS que colocam e bancam jogadores no SPFC, INCLUSIVE NO TIME TITULAR pois numa relação ESCANDALOSAMENTE QUESTIONÁVEL emprestam dinheiro ao clube. Em troca do quê, vocês acham? Precisa também uma faxina NO RELACIONAMENTO DO CLUBE E ALGUNS CONSELHEIROS COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS. Iria bem também uma faxina nas ligações de alguns "formadores de opinião" com alguns cartolas da oposição, empresários de jogadores e alguns "ídolos". O SPFC precisa de uma faxina MUITO MAIOR, MUITO MAIS ABRANGENTE E PROFUNDA. O problema do SPFC vai muito além do elenco e dos nomes de quem está transitoriamente no cargo de presidente e de diretoria...
Ge Lopz
25 de abril de 2018"Limpeza de elenco" com RODRIGO CAIO INTOCÁVEL, SOBERANO TITULAR HÁ UNS 8 ANOS? Se a intenção é fazer rir, não deu certo. Só dá muita RAIVA. QUANTOS PRESIDENTES, QUANTOS DIRETORES, QUANTOS ZAGUEIROS, QUANTOS LATERAIS, QUANTOS VOLANTES, QUANTOS MEIO-CAMPISTAS, QUANTOS ATACANTES, QUANTOS CENTROAVANTES VÃO PASSAR PELO SPFC E NADA VAI MUDAR? Quantas "limpezas" no elenco, na diretoria, na presidência, na comissão técnica vão acontecer e RODRIGO CAI-O NÃO SAI DO TIME? Se ele não é culpado por tudo, porque SÓ ELE não é questionado e afastado do SPFC? O que conquistou R. Caio com a camisa do SPFC? É muito PODER para um jogador medíocre e com uma história VERGONHOSA com a camisa do SPFC. Comissão para empresários? E quem leva a comissão do CARLOS LEITE para não tirar da "vitrine" o "zagueiro de seleção que nem time da China, da Rússia, da série B da Europa que contratar"??
Ge Lopz
25 de abril de 2018NÃO ADIANTA FAZER "LIMPEZA DE ELENCO" TODA VEZ QUE SE TROCA DE TREINADOR, SE O DEPTO DE FUTEBOL DO SPFC ESTÁ DEVENDO $$$ A EMPRESÁRIO(S) DE JOGADORES. SERÁ QUE JOGADOR DE EMPRESÁRIO QUE EMPRESTA $$$ AO SÃO PAULO FC ESTARÁ FORA DO TIME/CLUBE COM ESSA "LIMPEZA" NO ELENCO? JAMAIS!
Odirlei de araujo
25 de abril de 2018Esse rodrigo caio tambem tem que sair do time faz tempo ele é. Um zagueiro. Muito ruim vive. Falhando e ninguem ve isso para mim ele ssta afundando o time
Daniel Perrone
25 de abril de 2018Não citei o Rodrigo Caio mas ele poderá sair no meio do ano. abs
Fernando Dal Vesco
25 de abril de 2018Quais são os problemas particulares de Júnior Tavares? A torcida merecia uma explicação do motivo de um jogador talentoso e promissor ser "descartado" assim. E o pior, deixando a lateral para Edimar.
Roberto Dias
25 de abril de 2018Não existe justificativas para este negocio estaparfudio do Junior Tavares, nunca ví isso em nenhum clube do mundo de qualquer divisão.É Obrigação da torcida cobrar isso de todos principalmente de Raí, ou é muito amadorismo ou má fé, ele que venha a publico dizer deque se trata!
Farofa
25 de abril de 2018O Mestre dos Magos das Trevas, o tal Leco, ninguém quer levar? Bora fazer uma vaquinha virtual pra pagar quem levasse esse incompetente embora do SPFC! Seria o grande reforço do século. Ah, podia levar de brinde o RUIMdrigo Caio também, ia junto na caçambada!
Renato Magalhaes
25 de abril de 2018Helinho, Toro, Anthony ? Pq não sobe os meninos e manda jogar....Cadê a essência do Tricolor ?
Jefferson Corona
25 de abril de 2018Não deve deixar o Júnior sair, pq com Edimar não dá, por favor!!!!!
Rafael Lima
25 de abril de 2018Na minha opinião, não existe planejamento no futebol brasileiro. Mesmo entre 2005 até 2008, o que passou de jogador ruim no SPFC foi brincadeira. O que funcionava era o esquema de jogo do Muricy e em 2005 o Rogério, Mineiro, Cicinho e Amoroso faziam a diferença. Os melhores times aqui no Brasil funcionam porque jogam a várias temporadas da mesma forma e mudam pouco os seus jogadores. Para voltar as glórias, o tricolor precisa definir um esquema de jogo e parar de comprar e vender muitos jogadores na mesma temporada. E nesse contexto, uma pena o caso do Júnior Tavares. Bom jogador, mas cabeça muito fraca. Nossa lateral esquerda ficará a maior incógnita. Reinaldo vive machucado e Edimar é muito fraco. Com todo elenco a disposição, acho que o time base deveria ser: Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Liziero e Nenê; Valdivia e Everton. Não escalei o goleiro e o centroavante, pois o nível não muda muito com os que temos à disposição. Caso o time se mantenha entre os 6 primeiros até a parada para a Copa, escalaria entre os titulares os garotos Lucas Perri e Brenner. Saudações Tricolores!