São Paulo já iniciou a “limpeza de elenco”. Quem saiu e quem pode sair?

A tradicional “limpeza de elenco” (negociação de jogadores) do São Paulo já teve início em 2018. Com a chegada de Aguirre em abril (Dorival havia chegado no meio do ano) mais uma vez alguns atletas não serão aproveitados e entram na prateleira de negociações entre os clubes.

 

Há três tipos de jogadores na limpeza no elenco são-paulino. O primeiro tipo é o atleta que definitivamente não será aproveitado pelo treinador, como foi o caso de Aderllan e deverá ser o caso de Bruno. O lateral, campeão brasileiro pelo Fluminense com Muricy, é preterido até por improvisados e aguarda um negócio. O segundo tipo de atleta a ser negociado é o jovem que precisa “engrossar canela” em outros clubes, isso é, ter oportunidades de jogo para poder voltar mais experiente ao Tricolor. Foi assim com Hernanes, emprestado ao Santo André no início da carreira, e deverá ser o destino de jovens como, por exemplo, o volante Araruna. Já o terceiro tipo é a contingência de fazer caixa, isso é, equilibrar as contas e garantir a folha salarial do elenco. Deverá ser o caso de Cueva e Éder Militão. O atleta da base não renovou contrato e deverá ser negociado ainda nesta próxima janela. O peruano deverá ser negociado no período da Copa e a multa do seu contrato com o São Paulo garantirá um bom dinheiro ao clube em uma eventual transferência.

 

Existe ainda um caso particular, que se encaixa um pouco nos três tipos acima: Junior Tavares. Cotado em 2016 como o melhor jogador da base Tricolor e titular certo em 2017, o lateral não conseguiu desenvolver seu futebol por vários fatores, entre eles concorrência na lateral e delicados problemas particulares. A saída para o Rennes é a alternativa encontrada para o jogador retomar a carreira. O São Paulo projetou alto o jogador, comprado junto ao Grêmio por R$ 500 mil mas os complexos problemas não ajudaram no desenvolvimento de Junior. Mesmo assim, haverá boa compensação em caso de negócio.

 

A limpeza de elenco é natural em todos os clubes do futebol. Às vezes uma contratação não se desenvolve conforme o esperado. Sempre é bom lembrar que estamos mexendo com humanos. Até no vitorioso São Paulo de 2005, 2006, 2007 e 2008 havia a limpeza. Quem não se lembra do atacante Lima, parceiro de Aloísio no Atlético PR e que amargou a quarta ou quinta opção no ataque? Porém, no São Paulo, a limpeza é exagerada devido aos crônicos erros de planejamento dos últimos anos. Muito dinheiro jogado no lixo e muita comissão dada a empresários. Estes fazem a festa. Já o torcedor…

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.