IBOPE: Juntos, São Paulo, Fla e SCCP acumulam mais da metade da torcida no Brasil

São Paulo, Flamengo e Corinthians são os três clubes de maiores torcidas no Brasil e, juntos, acumulam mais de 50% dos torcedores do país. Esta é a principal notícia da nova pesquisa de torcidas a ser lançada pelo Ibope/Repucom e divulgada em primeira-mão no portal Época pelo jornalista Rodrigo Capelo.

 

Segundo a pesquisa, que mapeou torcedores e simpatizantes dos clubes brasileiros, os três clubes possuem somados 52% das preferências entre todos os torcedores. O líder é o Flamengo com 23% das preferências, seguido de Corinthians (19%) e São Paulo (10%). Segundo o Ibope, um em cada dez torcedores no Brasil é são-paulino.

 

O estudo também classificou os entrevistados em torcedores e simpatizantes. O simpatizante, segundo a pesquisa, não coloca o clube como primeiro plano, em detrimento a outros clubes. É o popular “modinha”. O Tricolor tem 77% de torcedores e 23% de simpatizantes. Os clubes com mais percentual de torcedores em relação ao de simpatizantes são o Grêmio e o Internacional, ambos de Porto Alegre. Os dois possuem 86% de torcedores contra 14% simpatizantes.

 

Opinião: ainda estamos “bem na fita” na pesquisa devido aos títulos acumulados entre 2005 e 2008 mas certamente estamos enfraquecendo nossos torcedores e criando mais simpatizantes devido a estiagem de títulos. É bom os diretores do clube pensarem bem sobre esses indicadores.

 

Leia a matéria que originou o post clicando neste link.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.