Falcão, o gênio do futsal que poderia ter feito história no São Paulo

No último fim de semana, Falcão fez seu jogo de despedida da Seleção Brasileira de futsal. Tratado como gênio do esporte, ele foi por 4 vezes (2004, 2008, 2011 e 2012) eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo.

 

O São Paulo FC parabenizou o jogador e lembrou a rápida passagem que o craque teve no futebol de campo, no Tricolor de 2005. Falcão fazia parte do esquadrão da época e foi até Campeão Paulista daquele ano mas não se firmou e desistiu da carreira nos gramados. Aquele grupo ainda conquistaria a Libertadores e o Mundial daquele ano.

 

Falcão só entrava em campo nos minutos finais das partidas e não tinha tempo de produzir para a equipe. Muito se especulou na época e a história mais contada (e nunca confirmada pelo jogador) é que um atrito de egos com o então técnico Emerson Leão o impedia de desenvolver a carreira nos gramados. Leão também não comentou muito sobre a passagem de Falcão pelo clube. Apenas dizia que ele ainda não estava preparado e condicionado a jogar no gramado e que a transição, do jeito que estava sendo conduzida, era necessária.

 

O fato é que ninguém viu Falcão desenvolver seu talento nos gramados. Tive oportunidade de conhecê-lo rapidamente na viagem que cobri o Mundial de 2011 no Japão mas ele desconversou sobre o assunto. Seria muito importante se um dia um desses programas de entrevista na TV (Bola da Vez, Aqui com Benja entre outros) realmente pudesse revelar o motivo da passagem frustrada de Falcão pelo Morumbi. Enquanto a revelação não vem, parabenizo o jogador pela carreira extremamente vitoriosa.

 

Falcão: você é um monstro!

 

PS Falcão falou ao Globoesporte.com, respondendo as críticas que Leão fez a sua contratação na época. É a palavra de um contra a do outro. Eu acredito na versão da adaptação. Falcão não estava pronto mas se clube, torcida e treinador tivessem paciência, poderia ter dado certo. Veja a entrevista.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.