Considerado o “Jogo do Século”, bi-mundial Tricolor completa 25 anos!

Há vinte e cinco anos atrás o São Paulo Futebol Clube levantaria pela segunda vez a taça de campeão mundial. A vítima de 1993 foi o poderoso Milan de Baresi, Papin e cia em um jogo alucinante, decidido apenas no final, com um gol ‘sem querer’ de Müller.

 

A partida com o Milan foi apelidada na época por toda a mídia esportiva mundial de o “Jogo do Século” pelo fato das duas equipes estarem no auge técnico e dominarem os continentes naquele período. O São Paulo era o atual campeão mundial e mesmo sem Raí (negociado com o PSG) tinha Cerezo, Leonardo, Palhinha, Ronaldão, Müller entre outros craques. O Milan era o clube mais poderoso da Europa, amparado pela ótima fase do Campeonato Italiano, acompanhado por nove em cada dez apreciadores de futebol em todo o mundo.

 

Aí vai uma opinião um pouco polêmica: apesar do Milan ser um gigante europeu, entre os três mundiais conquistados pelo São Paulo, para mim esse segundo foi o único em que o Tricolor não era zebra. Aliás, era favorito. Contra o Barcelona, o São Paulo era  novidade para o mundo mas atropelou o time catalão com uma “Ferrari”, credenciando-o como favorito para o segundo título. No último, em 2005, o Liverpool vinha de uma invencibilidade incrível e sem tomar gol há muitos jogos no Campeonato Inglês. Aí veio o Mineiro e pimba: TRI.

 

Mesmo favorito, o segundo título do São Paulo não foi tarefa fácil, aliás, foi muito complicado vencer os fortíssimos rossoneros, mas lá estava Müller no lugar certo, no segundo certo e com o calcanhar certo para colocar novamente o Tricolor no topo do mundo. “Isso é para você, palhaço” – Costacurta não deve dormir direito até hoje.

 

Bons tempos que não voltam mais, é claro. Mas servem como referência na luta diária e saudável por um São Paulo que honre as tradições no futebol e volte a ser competitivo no novo futebol, muito mais equilibrado dentro e fora dos campos como o brasileiro.

 

Ah o São Paulo mandou bem e divulgou um fantástico e-book sobre o Bi Mundial de 1993. Baixe aqui o seu: https://spfc.vc/2C4b8Gv

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.