Morumbi continuará lindo, mesmo sem atender os dois maiores desejos do torcedor

O Lance! publicou nesta terça-feira de natal mais detalhes sobre a reforma que o Morumbi sofrerá neste início de 2019. Segundo Eduardo Rebouças, diretor de infra-estrutura do São Paulo Futebol Clube, R$ 10 milhões serão investidos no estádio, com legado para os próximos 30 anos.

 

O estádio terá nova e melhor iluminação, telões Phillips de última geração em substituição aos simplificados painéis de placar, novos vestiários, acesso ao gramado, zona mista e sala de VAR, entre outras. A conclusão das obras está prevista para um mês antes da Copa América mas isso não atingirá os jogos do primeiro semestre: o clube afirma que poderá utilizar o Morumbi já no início de fevereiro.

 

Veja algumas das perspectiva divulgadas pelo clube:

 

 

Apesar das importantes medidas, a reforma não atenderá os dois maiores desejos do torcedor: a aproximação das cadeiras numeradas ao gramado e a cobertura nas arquibancadas. Sobre a aproximação, a alegação de inviabilidade é por causa do tombamento do estádio, medida governamental que impede o clube de mexer nas estruturas concretistas originais criadas pelo arquiteto Vilanova Artigas, um dos principais nomes do movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. Sobre a cobertura, o alto valor e a dificuldade de implementação impedem o clube de construir por conta própria uma estrutura semelhante a usada no Maracanã, por exemplo.

 

Em relação a cobertura, realmente só dá para realizar uma obra dessas com a ajuda de um parceiro forte e confiável. Porém, em relação a aproximar as numeradas do gramado, vale lembrar que mesmo o Maracanã sendo um patrimônio tombado, os governos não hesitaram nem um segundo quando o reformaram por completo para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas.

 

Particularmente, vejo a padronização da entrada dos dois times com a arbitragem como uma tremenda bobagem dos dias de hoje. Aprendi a assistir os clubes entrarem gloriosamente nos seus campo dos sonhos, independente da entrada de seu oponente e isso era fator até na decisão de garotos em torcer para clube X ou Y. A entrada unificada acaba com essa magia e só quem viveu a festa da entrada em campo do São Paulo é capaz de fazer a comparação. Porém, meu gosto foi vencido: se a tal padronização não for realizada, o Morumbi não estará entre os escolhidos na Copa América. “Viva o futebol moderno!” Em tom de ironia, claro.

 

Mesmo sem atender os dois desejos principais de sua torcida, o Cícero Pompeu de Toledo se manterá lindo desde sua plena inauguração. O maior símbolo do futebol da cidade e ponto de partida de todo o bairro receberá mais um jato de modernidade, porém não perderá o seu brilho clássico. Afinal, como dizia seu idealizador, “Se é para sonhar, que seja um sonho grande.”

 

Veja a matéria completa no Lance!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.