Qual é a solução para o São Paulo?

O Arquibancada Tricolor, um dos mais tradicionais portais da torcida do São Paulo na Internet, procurou profissionais do esporte e jornalismo esportivo para tentar desvendar o problema do São Paulo Futebol Clube, instituição afundada em crise e que não conquista um título desde 2012. Já são sete anos de estiagem.

 

Leia a matéria Qual a Solução? – Arquibancada Tricolor.

 

O problema, já sabemos, é um pouco de tudo que os entrevistados citaram: diretorias incompetentes, oposição tão incompetente quanto, conselheiros defasados, falta de convicção em um trabalho de longo prazo, ausência de jogadores cascudos e comprometidos e por aí vai.

 

Mas, afinal, qual seria de fato a solução para o Tricolor?

 

O São Paulo sempre se destacou como um clube pioneiro no cenário brasileiro. Foi assim desde a sua inauguração até meados dos anos 2000, quando o seu centro de recuperação de atletas era considerado o melhor do mundo. Pioneiro é a palavra certa para definir o que o clube sempre foi e o que deveria sempre ser. O gigante Morumbi, as medalhas olímpicas e recordes mundiais, o CFA de Cotia, o REFFIS… tudo isso é uma linda história, bem como seus idealizadores e realizadores. É hora do clube novamente andar e olhar para frente.

 

O futebol mundial aponta para gestões profissionais, baseadas em sucesso à partir de conquistas e glórias. Por que não o Tricolor se reinventar e ser o primeiro clube grande empresa do país? Gestão independente com CEO (este sim, remunerado) e capital aberto no mercado; algo que só foi implementado em clubes pequenos do Brasil, pode ser o caminho para mais uma mudança ousada e pioneira.

 

Não sou iludido; a solução não aparecerá da noite para o dia, muito menos por um passe de mágica. Mas sou um sonhador, como muitos dos são-paulinos sonhadores que ajudaram a construir este gigante do esporte mundial. Sonho com mais um salto de pioneirismo do clube que aprendi a amar contando títulos mas, mais que isto, enxergando um estilo de vida. O são-paulino não é melhor nem pior que os outros torcedores. Ele é diferente. Ele é nobre em seu pensamento.

 

O estudo do São Paulo S/A foi realizado e atualmente está estancado nas mãos dos atuais homens fortes do clube. Merece ao menos ser discutido com seriedade e profundidade. É esta discussão que eu atualmente defendo, para o bem da instituição. Caso contrário, permaneceremos em um eterna ‘reconstrução’ de presidentes, diretores, técnicos e jogadores. #ForaIsso e #ForaAquilo, #ForaEste e #ForaAquele. Mudarão os peões mas o tabuleiro permanecerá o mesmo.

 

Que tal seria dar mais um salto rumo ao futuro, Tricolor?

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.