Daniel Alves, a liberdade de expressão e o “festival” da imprensa brasileira

Dani Alves se posicionou sobre diversos assuntos após o empate diante do CSA. Entre muitas coisas ditas logo após o término da partida, uma frase chamou a atenção dos profissionais que trabalham com o futebol: “a maioria da imprensa nunca jogou futebol”.

 

Para entender o que foi dito, é preciso buscar o trecho completo, publicado no Globoesporte.com: “Eu sou um jogador que posso ajudar meus companheiros a serem muito melhores do que são. Eu jogando como lateral passo muito tempo sem pegar na bola, é difícil você fazer seus companheiros jogarem melhor, criarem situações, mas evidente que a imprensa não vai saber disso porque nunca jogou futebol. Não é crítica não, respeito que você joga futebol, não sei se joga bem (risos). Não temos que nos posicionar em relação ao que a imprensa fala. Temos que ser corretos no que queremos oferecer e no que vamos brigar, se não gera instabilidade que normalmente a imprensa está para isso. Não estou criticando, estou sendo honesto, a imprensa sempre está para gerar um certo desconforto e debates. Não podemos gerar debates. O Dani é jogador do São Paulo e vai ajudar o São Paulo.” – disse ele.

 

A explicação dita por Dani Alves foi muito interessante e enriquece o assunto lateral ou meia, mas infelizmente o que pegou foi a frase em relação à imprensa, muitas vezes explorada e retrucada fora de todo o contexto dito pelo jogador. Dani não quis provocar jornalistas, não quis descontar o empate em terceiros e não deu desculpas após o tropeço. Ele deu sua versão sobre a nova realidade vivida no São Paulo e no Brasil. Usou a liberdade de expressão prevista na constituição brasileira para todos os cidadãos brasileiros.

 

O fato é que muita gente não entendeu o contexto geral da declaração. Não há demérito nenhum no profissional que atualmente trabalha no futebol não ter vivido a experiência de ser atleta profissional. Eu mesmo sou um dos que nunca jogou profissionalmente e não me senti atingido, ainda mais observando o contexto em que foi dita a declaração. É função da imprensa ler os jogos, reportar os fatos e imprimir sua versão da história toda. A maioria dos profissionais que conheço estuda futebol e enriquece a discussão sobre o esporte, mas obviamente existem alguns que promovem um exagerado “festival” de debates com o objetivo de reter audiência ou conquistar cliques, sem exatamente expor o conteúdo da forma que foi dito ou escrito. Esses são parte de um nicho bem evidente e estão dentro dos seus direitos de expressão e forma de se comunicar. É responsabilidade do torcedor filtrar o que deseja ler, assistir ou ouvir. Ele tem o “controle remoto”. Simples.

 

Com relação à declaração, concordo com a opinião dada por Dani Alves sobre seu posicionamento em campo. Ele é de fato o maior lateral do mundo, mas jogando na linha defensiva, pouco contribui com seu talento e visão de jogo acima da média. Na minha opinião, ele deveria jogar ao lado de Hernanes ou na função que hoje é feita por Antony. Vale dizer que Cuca precisa ampliar o repertório tático para que o São Paulo possa extrair o melhor dos seus jogadores. O caminho do São Paulo passa por isso.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.