OPINIÃO: Fernando Diniz no São Paulo

Fernando Diniz é o novo técnico do São Paulo. O clube acertou na noite da última quinta-feira a contratação do jovem técnico, que já parte com o clube para o Rio de Janeiro onde enfrentará o Flamengo na noite deste próximo sábado.

 

Foi, literalmente, uma contratação da noite para o dia. Muito mais rápida do que todos imaginavam e uma grande surpresa para mim. Raí tinha até confirmado Vágner Mancini como interino, o que sugeria uma busca menos acelerada. Diniz assinará um modelo de contrato inédito no clube (CLT, segundo o Globoesporte.com, o que reduziria muito os custos mensais da contratação) e teve o aval dos líderes do elenco, consultados antes da contratação.

 

Vamos a opinião. Sou um torcedor que gosta de ver o o futebol jogado para frente e a dupla Cilinho/Telê Santana, nos idos de 80 e 90, aumentaram ainda mais a paixão pelo São Paulo, herança de meu pai. Deste modo, pelo meu gosto pessoal, não posso afirmar que a contratação de Diniz seja ruim. Mas o contexto do clube também precisa ser analisado. Fernando Diniz tem um jeito próprio de jogo e posicionamento em campo. Nos times que passou foi capaz de grandes vitórias e derrotas doídas para o torcedor e um clube em ebulição como o São Paulo de hoje não é área de testes para idéias que não resultem em vitórias e títulos. Vale dizer que Diniz não é louco, nem é gênio. É um treinador que sai das mesmice brasileira mas que ainda não atingiu o ponto máximo de sua carreira.

 

Portanto, para dar resultado, ele fatalmente terá que evoluir muito dentro do clube. Evoluir, para mim, seria equilibrar melhor as ideias com a realidade brasileira, de jogadores menos consciência tática que os europeus, por exemplo. Não bastará apenas implementar o estilo de jogo que hoje lhe é característico: será preciso falar e ouvir o elenco. Já chega no meio da temporada, não terá o tempo necessário para a implementação do seu estilo e não contará com a paciência de outras décadas do torcedor Tricolor. Um grande desafio em um clube sem bússola.

 

Evolução. Essa será a chave do sucesso de Fernando Diniz no Tricolor. O caminho será muito duro mas, como torcedor de um futebol vistoso, ofensivo e competitivo, torço muito para que dê certo. O objetivo em 2019 é a vaga na Libertadores.

 

Boa sorte, Diniz.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.