As cinco contratações mais decepcionantes da história do São Paulo

O São Paulo historicamente é conhecido por ser um dos clubes mais vencedores do Brasil. Apesar da pouca idade (o clube completou noventa anos no dia 25 de janeiro), o clube é o maior detentor de títulos internacionais do país e um dos maiores em canecos nacionais.

 

Muito do sucesso Tricolor se dá as boas contratações que fez ao longo da história. Mas também há, obviamente, as grandes exceções. Listarei as cinco maiores decepções da história do São Paulo, de acordo com o meus critério “expectativa x realidade”. São eles:

 

5) Paulo Roberto Falcão – Icônico meia do Internacional, Roma e seleção brasileira, Falcão foi contratado pelo São Paulo com pompas mas não repetiu o sucesso esperado. De badalado foi para o banco de Márcio Araújo, ‘faz tudo’ vindo da base e hoje auxiliar de Fernando Diniz no clube. O Rei de Roma conquistou um Campeonato Paulista (85) e encerrou sua carreira como jogador no Tricolor mas, assim como Rivaldo, não foi sombra do que era na seleção.

 

4) Clemente Rodriguez – A vinda o experiente e vencedor lateral Clemente Rodriguez do Boca Juniors para o São Paulo foi cercada de grande expectativa por parte do torcedor. A expectativa virou fiasco. Clemente foi expulso na sua estreia e, de lá até a rescisão de contrato, frequentou o CT mais como spa que como profissional. Foi afastado e terminou a trajetória como uma das maiores decepções da história moderna do clube.

 

3) Dill – Lembram dele? Revelado pelo Goiás em 1994 e artilheiro do Brasileirão 2000 com vinte gols, o centroavante foi para o exterior e voltou ao Brasil para defender o São Paulo em 2002 com o status de matador. Em sua curta jornada de um ano pelo Tricolor, Dill marcou apenas um gol, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Sua dificuldade em concluir as jogadas era motivo de piadas nas arquibancadas do Morumbi. Sumiu depois que se transferiu para o Botafogo.

 

2) Lúcio – Para mim, a segunda maior decepção da história do São Paulo. Xerife do pentacampeonato do Brasil, o zagueiro veio da Juventus para o São Paulo no fim de 2012 como a maior contratação para a Libertadores de 2013 e esperança de liderar o elenco. Mas nem o futebol tampouco a liderança que consagrou lúcio no exterior e na seleção foram vistos no Tricolor. Em março de 2013, após a derrota tricolor para o Arsenal de Sarandí por 2 a 1, pela Libertadores, o zagueiro questionou sua substituição, alegando que, quando saíra, o resultado ainda era 0 a 0.  A má fase de Lúcio o levou a perder a posição de titular, culminando em uma ridícula expulsão no jogo de ida das oitavas da libertadores contra o Atlético Mineiro. Um verdadeiro fiasco!

 

1) Sierra – José Luis Sierra Pando foi para mim, garoto na época, a maior decepção da história do Tricolor. O chileno foi contratado por valores estratosféricos pelo Tricolor em 1995 após boa participação na Copa Libertadores de 1994 pela Unión Espanhola, com direito a chegada de helicóptero e apresentação com a camisa dez que não muito tempo atrás era de Raí. A promessa era de um meia que continuasse o legado de meias cerebrais. Sierra não se adaptou ao futebol brasileiro e nunca mostrou futebol no São Paulo, tornando-se, pela expectativa criada, a maior decepção.

 

Menção honrosa I – Ricardinho – O meia que veio em polêmica transação do Corinthians para o São Paulo também frustrou muita gente e só não está no meu “hall” de decepções porque, para mim, apesar de todo o drama criado pelo rival na época, Ricardinho nunca foi uma grande expectativa. Não era o pensador do adversário e foi erroneamente colocado como “maestro”.

 

Menção honrosa II – Renato Gaúcho – O atual técnico do Grêmio não chegou a ser contratado pelo São Paulo mas compareceu no salão nobre do clube e empunhou a camisa do Tricolor numa frustrada apresentação que, horas após, mostrou-se um grande fiasco. Veterano mas ainda com lenha a queimar, Renato usou o Tricolor para ganhar mais pelo Fluminense, clube que tratava de sua contratação de maneira sigilosa.

 

Menção honrosa III – Ganso – Num grau bem mais leve (até porque ele teve bons momentos no Tricolor), Paulo Henrique Ganso também decepcionou no São Paulo. Porém, para mim, a decepção foi muito maior na expectativa em relação ao futebol brasileiro que ao Tricolor propriamente dito. Ao lado de Neymar, Ganso era exigido na seleção na Copa de 2010. Diante deste fato, apesar de boas partidas no São Paulo, o meia nunca entregou o que se esperava dele.

 

Estas são as minhas maiores decepções. E para você, leitor, quais são?

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.