É mentira! As cinco maiores promessas da base que nunca viraram realidade

A categoria de base do São Paulo é mundialmente conhecida por revelar grandes jogadores. Em 2013, o site Bleacher Report classificou a base tricolor a como a 4ª melhor do mundo, atrás apenas de Ajax, Sporting Lisboa e Barcelona.

 

Mas não é só de sucesso que vive a base Tricolor. Vejam cinco promessas que subiram para o profissional cercados de expectativa pelos torcedores, mas que ficaram pelo meio do caminho e não entregaram aquilo que se esperava. Vamos a eles:

 

5) Lucas Gaúcho

Campeão e artilheiro na edição de 2010 da Copinha. O São Paulo conquistou o torneio e o jovem centroavante fez nove gols, credencial para ser aclamado para o profissional. Porém, Lucas Gaúcho não conseguiu espaço entre os profissionais e acabou rescindindo o contrato no ano seguinte. Ele passou por Portuguesa, Luverdense, futebol espanhol e depois girou por lugares pouco frequentados por boleiros brasileiros, como Tailândia, Vietnã, Tunísia, Omã e Lituânia.

 

4) Sérgio Motta

Canhoto, técnico e habilidoso. O meia Sérgio Motta surgiu na Copinha de 2007 como esperança para suprir uma grande carência existente a época: o “camisa 10”. Muitos no clube apostavam suas fichas no jovem, mas infelizmente Sérgio Motta não se firmou no tricolor. O jovem foi emprestado diversas vezes, atuando sem nenhum brilho. Definitivamente a esperança foi por água abaixo.

 

3) Renatinho (foto)

Para mim, o baixinho habilidoso e rápido como um foguete uma das maiores expectativas da história da base Tricolor. Renatinho (foto) foi mais uma ‘joia’ que não vingou no futebol. Titular na Copa São Paulo de 2001, era destaque absoluto da equipe que contou com Kaká entre os reservas. Fiasco no profissional, foi jogar na Bélgica e ainda atuou por Fluminense e Caldense. Encerrou a carreira aos 31 anos e virou auxiliar técnico.

 

2) Henrique

Henrique Almeida teve uma carreira praticamente perfeita nas categorias de base. Artilheiro da Copinha de 2009 com oito gols pelo São Paulo, conquistou vários títulos com a Seleção Brasileira, inclusive o Mundial sub-20 em 2011, quando se tornou o goleador e melhor jogador da competição. Aclamado por nove entre dez Tricolores, não conseguiu repetir entre os profissionais os feitos da base. Foi emprestado para vários clubes até sair do Tricolor e não conseguiu sequer ser próximo do que era na base.

 

Por fim, caiu com o Coritiba e o Botafogo.

 

1) Harison

Para mim, o maior exemplo de promessa que não vingou. Com nome de “Beatle” e barrando Kaká no meio-campo da base, Harison era o grande craque do time campeão da Copinha 2000 e subiu com toda expectativa do mundo. A promessa foi em vão. Harison não se firmou em nenhum dos clubes que defendeu, jogou no Japão, rodou por Paysandu, Goiás, Guarani, Grêmio Barueri, Marcílio Dias e Duque de Caxias sem nunca conseguiu destaque. Para a nossa sorte o seu reserva brilhou no São Paulo, Milan e seleção Brasileira.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.