Conselho Fiscal vê risco nas finanças mas chancela Balanço Financeiro 2019

O Conselho Fiscal do São Paulo Futebol Clube emitiu nota sobre o Balanço Financeiro do ano de 2019. O Conselho se baseou no parecer da auditoria independente RSM Brasil e na análise das demonstrações divulgadas pela gestão Tricolor.

 

Segundo a nota, o Balanço Financeiro 2019 não contém nenhuma irregularidade contábil. Entretanto, houve um aumento exponencial das despesas do departamento de futebol, desrespeitando o orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo e colocando em risco as finanças do clube. A nota aponta os acordos em processos judiciais entre 2006 e 2015 como fatores importantes para o aumento da dívida e frisa a importância da implementação de uma política de gestão e governança para que o orçamento aprovado seja cumprido tanto nas despesas quanto nas receitas.

 

 

Por fim, apesar das contundentes observações, o Conselho Fiscal não se opôs a aprovação do Balanço pelo Conselho Deliberativo, citando adequação entre os números e a realidade financeira e patrimonial do clube.

 

Não sou expert em contabilidade ou auditoria, mas a frase “colocando em risco as finanças do clube” escrita no segundo parágrafo da nota, aliada a recomendação de aprovação do Balanço, me chamou a atenção, já que está claro que a gestão é considerada temerária pelo Conselho Fiscal. Em 2019, o São Paulo acumulou um déficit de R$ 156 milhões e o ano de 2020 tente a ser pior financeiramente, de acordo com projeção do próprio diretor financeiro, Elias Albarello ao jornalista Jorge Nicola.

 

Eu comparo um Conselho Fiscal de um clube a uma Polícia Federal de um país. Um órgão independente (com auxílio de uma auditoria independente) para apontar o que é certo e o que é errado. De fato os erros que causaram o rombo financeiro foram apontados na nota mas a recomendação no final do texto é que fica esquisita e precisa ser avaliada com cuidado pelo Conselho Deliberativo, que é quem aprova ou não o Balanço apresentado.

 

Ao que me pareceu, o Conselho Fiscal aprovou as contas, desaprovando a gestão.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.