Caso Maicon: e se a moda pega?

O volante Maicon, atleta que defendeu o São Paulo entre 2012 e 2015, ganhou um processo em 2ª instância contra o clube alegando falta de pagamento de adicionais noturnos e atividades realizadas aos domingos e feriados no período em que jogou em São Paulo.

 

O Tricolor deverá entrar com recurso não só para ganhar a causa, com pagamento estimado em R$ 200 mil reais (ou até mais, contando com juros e correção monetária), como também evitar um perigosíssimo precedente: se Maicon ganhar o caso, abrirá portas para muitos outros atletas fazerem o mesmo com seus clubes.

 

Segundo o Blog do São Paulo, a defesa do jogador apresentou diversas súmulas de jogos que mostram a participação de Maicon em jogos terminados após 22h, horário em que o trabalhador passa a ter direito ao adicional noturno, de acordo com a lei. No processo, o advogado do jogador também anexou súmulas que comprovam a participação de Maicon em partidas realizadas aos domingos e feriados, o que daria, segundo a lei, direito a jornada dobrada. Entretanto há diversas interpretações sobra a aplicação da lei em atletas profissionais. Um dos entendimentos diz que os atletas não atuam todos os dias à noite e não trabalham oito horas nesse horário, portanto fala-se em carga mensal de trabalho e não em horários ou datas específicas.

 

Para mim, a reação do jogador nas redes sociais junto ao torcedor do São Paulo foi descabida pois misturou outros assuntos e clubes. De fato, se o São Paulo deve algo a Maicon, ele deve pagar. Pelo texto publicado no Instagram do jogador, os direitos de imagem atrasados foram quitados na venda ao Grêmio. Também entendo que os clubes de futebol em geral tem muito a evoluir no aspecto de gestão e organização, mas não me conformo com esta cobrança de adicional noturno e domingos e feriados. Não me conformo e creio que o Tricolor tenha tudo para reverter essa situação.

 

E se a moda pega? Todo mundo vai querer receber por jogar a noite e aos domingos?

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.