O que o São Paulo poderá fazer com cinco substituições por jogo em 2020?

Está definido: a CBF implementará a emenda de cinco substituições por partida em competições oficiais de 2020. A medida é temporária e, segundo a FIFA, visa o bem estar dos jogadores neste momento de pandemia.

 

A emenda foi aceita visando minimizar o impacto que a paralisação do futebol em todo mundo terá na preparação física dos jogadores. Mais substituições permitiriam uma melhor gestão deste desgaste, já que os atletas retornarão mais de dois meses sem preparação adequada para o alto rendimento.

 

A alteração na regra certamente mudará a estratégia nos jogos no mundo todo porque dará muito mais possibilidade aos treinadores a usar o repertório dos seus bancos de reservas. Fernando Diniz, por exemplo, poderá adotar com mais regularidade o jogo aéreo de Gonzalo Carneiro e Santiago Tréllez diante de uma defesa fechada no Brasileirão, utilizar velocistas como Toró, Rojas (se estiver recuperado) e até o jovem Galeano com mais frequência e pensar em reforçar sua linha defensiva de acordo com o andamento de uma partida. Indo além, o técnico Tricolor poderá mudar e reverter uma formação diversas vezes em noventa minutos, além de esfriar o jogo com as três janelas de substituição a que terá direito.

 

Digo mais: entrando no campo da imaginação, o São Paulo poderia contar com atletas consagrados só para jogar os minutos finais, inflamando a torcida no Morumbi. Imaginem, por exemplo, o clube contratar Luis Fabiano e/ou Dagoberto por produtividade apenas para atuar nos vinte ou quinze minutos finais de determinadas partidas, com pagamento por jogo ou por gols realizados… Idéia que beira o absurdo? Pode ser. Mas tenho convicção que se aceitassem tal condição excepcional, estes dois fariam mais gols que muitos atacantes que atualmente jogam na série A.

 

Esquecendo um pouco o devaneio acima, o fato é que a nova regra a ser implementada em todas as competições de 2020 fatalmente alterará o modo de atuação dos times em todo o planeta bola. Quem tiver o elenco mais qualificado e aproveitar melhor seus recursos, sairá em vantagem num campeonato de regularidade como o Brasileirão, por exemplo.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.