Sul-Americana, Copa do Brasil ou Brasileirão: qual torneio se dedicar?

Eliminados, São Paulo e Binacional se encontram em um melancólico jogo que define quem do grupo participará da Copa Sul-Americana. O Tricolor precisa apenas de um empate diante dos peruanos, que só somaram pontos na estreia, diante do próprio São Paulo.

 

A Sul-Americana foi exatamente o último título conquistado pelo Tricolor, em 2012. Atualmente está nas oitavas de final com 22 clubes (Vasco e Bahia são os representantes brasileiros) acrescidos de mais os oito terceiro lugares dos grupos da Libertadores. Representa ao campeão, além de um título internacional, um prêmio de aproximadamente R$ 35 milhões e (muito provavelmente) vaga no novo Mundial de Clubes Fifa, previsto para 2022. O torneio teria oito representantes da Europa, seis da América do Sul e dez vagas para as outras confederações.

 

A Sul-Americana pode não ser financeiramente mais atraente que a Copa do Brasil (o mata-mata nacional premia com R$ 72 milhões o seu campeão, mais que o dobro da Sula) ou o Brasileirão mas teoricamente é o caminho mais fácil para um título, que tiraria parte do grande peso que o clube e sua torcida vivem nesses anos. Porém, fácil não quer dizer moleza: além do São Paulo, clubes como Junior Barranquilla, Peñarol, Colo Colo, Estudiantes, America de Cali e Libertad podem se classificar para o torneio nesta semana.

 

Mas afinal, qual competição se dedicar?

 

A minha resposta é a seguinte: o Tricolor não pode se dar ao luxo de focar somente um torneio, apesar de claramente não ter elenco e fôlego para as três competições. Caso passe para a Sul-Americana (seria mais um vexame catastrófico perder a vaga para os peruanos do Binacional), o clube deve levar muito a sério a Sula, teoricamente o caminho mais fácil para um caneco, chegar o mais longe possível na difícil Copa do Brasil, torneio que dá muito dinheiro de acordo com o avanço das fases, e não fazer feio no Brasileirão da regularidade.

 

Por enquanto só o Brasileirão está no “azul”. Mas não pode bobear!

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.