Desfalques no São Paulo: diagnóstico da causa e o único tratamento viável

Um empate e duas derrotas em três jogos. O pior início do Tricolor na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro tem uma grande causa: a enorme quantidade de desfalques da equipe neste início de campeonato.

 

Ao todo, atualmente são sete desfalques mas entre eles, destaco cinco: Dani Alves, Arboleda, Miranda, Luan e Benítez. Praticamente “meio time” e, no caso do São Paulo, ausências significativas na contenção e principalmente na criação das jogadas para gol. Hernanes e William completam a lista total de lesionados.

 

De todos eles, somente o equatoriano Arboleda desfalca o clube por estar com sua seleção, disputando as eliminatórias e agora a Copa América. O restante, lesões dos mais variados graus e intensidades. Tem torção no joelho, edemas e estiramentos para todos os gostos no Reffis Tricolor.

 

O maior motivo das lesões no elenco foi a maratona de jogos, somados a falta de férias dos jogadores entre o final do Brasileirão de 2020 e o estadual. Para conquistar o título paulista e sair da incômoda fila, elenco e diretoria entraram em acordo pela não parada dos atletas, ainda mais porque uma nova comissão técnica estava iniciando o trabalho. Não houve pré-temporada adequada e a rotação dos jogadores em momentos em que haviam jogos num intervalo de 48 horas não foi o suficiente para evitar as lesões. O São Paulo literalmente está pagando com as lesões a dedicação total pelo título paulista.

 

As ausências não acontecem apenas no Tricolor. A maioria dos outros clubes da série A sofrem com as lesões e, no caso dos grandes da série A, convocações em mais uma temporada atípica. Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, Olimpíadas, jogo sim jogo não e agora o Brasileirão… não é fácil.

 

Não existe outro tratamento. É preciso competência e prudência do clube para recuperar integralmente os seus lesionados sem precipitação para manter a priorização circunstancial pelas copas quando chegar o momento dos cruzamentos eliminatórios. É uma ilusão o torcedor imaginar que o Tricolor chegará inteiro nas três competições que participa, portanto é preciso mais que nunca planejamento para a continuidade da temporada.

 

O início do Brasileiro não foi como o esperado e será preciso recuperar os pontos perdidos nos próximos jogos antes dos jogos contra o Racing e as oitavas da Copa do Brasil, na minha opinião, o mais importante e ‘conquistável’ dos torneios.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.