OPINIÃO São Paulo 1×1 Chapecoense

Sem meias palavras: o São Paulo foi assaltado pelo VAR, no Morumbi. Com uma atuação lamentável, a arbitragem foi o grande e negativo destaque na noite desta quarta-feira, prejudicando sensivelmente o Tricolor.

 

Com uma formação muito ofensiva, Crespo colocou a equipe no ataque e aos doze minutos marcou o seu primeiro tento na competição, com Éder recebendo cruzamento açucarado de Rigoni. O jogo estava controlado até o lance de Rodrigo Nestor. O volante levantou o pé mais alto do que o permitido e atingiu o adversário. Um lance normal, para cartão amarelo, pessimamente interpretado pelo VAR brasileiro. Em câmera lenta, os homens do monitor chamaram o fraco árbitro. Ele foi na onda, anulou o amarelo e aplicou o vermelho.

 

Aê cabe uma observação histórica: observando o VAR europeu desde sua implementação até os jogos da Eurocopa, percebe-se que o vídeo na maioria das vezes acompanha as decisões da arbitragem de campo. Aqui no Brasil a coisa se inverteu: os árbitros do campo criaram uma dependência do replay, da câmera lenta e sucumbem às decisões do VAR. Essa diferença empobrece nosso futebol: neste caso não houve força ou agressão no lance. Era só acompanhar o que o árbitro viu, sem interferir.

 

A partir daí, com dez, o jogo ficou difícil para o Tricolor. O time até teve boas jogadas mas sentiu a pressão e, num erro, permitiu o empate. As duas equipes tiveram chances de vitória mas a trave caprichosamente manteve a igualdade no placar.

 

Péssimo resultado para um já desfalcado Tricolor. Porém, os erros não aconteceram somente nesta quarta. Erraram contra o Fluminense, Atlético GO e o Galo de Minas. Não é desculpa para a incômoda posição na zona do rebaixamento, afinal na maioria dos jogos o time não mereceu o resultado positivo, mas neste caso, diante da Chape, o prejuízo foi claro, límpido e cristalino.

 

Está na hora da diretoria e do presidente do clube interferirem e tornarem os bastidores justos para o Tricolor. Não é possível assistir a estes crassos erros e ficar passível diante do prejuízo que o time levou. Repito com todas as letras: fomos assaltados na mão grande pelo VAR, dentro de nossa casa.

 

 

Nota dos personagens em campo:

 

Tiago Volpi – Uma grande defesa, sem culpa no gol da Chape. Nota: 8,0

Igor Vinícius – Fraca atuação no ataque e na defesa. Nota: 4,5

Bruno Alves – Único zagueiro de ofício no time. Nota: 6,0

Reinaldo – Primeiro tempo como zagueiro. Segunda etapa lateral. Em ambos os casos, discreto. Nota: 5,5

Gabriel Sara – Só jogou na segunda etapa, quando saiu da lateral e foi para o meio. Nota: 6,0

Rodrigo Nestor – Não merecia ser expulso. Geralmente eu dou zero em expulsões mas neste caso não darei nota. Sem nota

Liziero – Partida muito fraca, não acompanhando o atacante no gol da Chape. Nota: 4,5

Rigoni – O melhor do time. Preciso e ambidestro de verdade. Novo Hernanes? Não sei… mas vai se mostrando uma bela contratação. Nota: 8,5

Luciano – Tentou, lutou, se doou mas não é ainda o que foi ano passado. Nota: 5,5

Éder – Gol importante, o primeiro do clube no Brasileirão. De resto, discreto. Nota: 6,5

Rojas – Não brilhou no lado esquerdo. Parece que jogou ‘torto’. Nota: 5,0

Léo, Wellington, Pablo e Bruno Rodrigues – Pablo não pode perder o caminhão de gols que perde. É incrível. Léo entrou para mudar a formação defensiva e liberar Sara, Wellington foi bem na esquerda e torou um gol certo da Chape e Bruno jogou pouquíssimos minutos.

Crespo – Bom jogo até o gol. Partida controlada até a expulsão injusta. Nota: 6,0

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.