Cético, Ceni sô vê dois caminhos para um futuro melhor do São Paulo

O técnico Rogério Ceni concedeu mais uma entrevista coletiva após a vitória sobre o Sport, no Morumbi. Além dos assuntos em campo, o técnico sugeriu dois caminhos para que o clube volte a pensar em conquistar títulos de expressão no futuro.

 

“Reduzir a folha de pagamento e fazer um time mais simples ou conseguir investidores que banquem um time e a gente possa fazer trocas para criar um time competitivo. A dívida é grande, folha de pagamento altíssima, então as coisas não se encaixam.” – disse ele ao ser questionado sobre o futuro da equipe.

 

Rogério não é o melhor técnico em atividade no Brasil e ainda passa por uma maturação natural na profissão, mas sem dúvida é um dos únicos profissionais que podem escancarar a realidade do São Paulo e sugerir soluções sem que seja visto como um “intruso” querendo mexer no queijo alheio.

 

Reduzir a folha e contar com um time simples seria uma medida drástica e de grande sofrimento esportivo mas, se conduzida com austeridade e competência, poderá melhorar a saúde financeira do São Paulo. Porém, há um problema nessa medida: time simples atrai pouca receita e potencializa o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, com concorrência cada vez acirrada nos últimos anos.

 

Deste modo, buscar investidores seria a alternativa mais adequada a longo prazo mas para isso é necessário que o clube esteja estruturado ética e profissionalmente para receber capital, com regras transparentes de gestão e participação dos principais acionistas no Conselho de Administração. Não é do dia para noite mas o processo precisa ser iniciado.

 

É assim que funciona o Bayern, de Munique. Detentor da maior parte das ações, o clube alemão tem parceiros como a Deutsche Telekom, Audi, Adidas, Coca-Cola e Lufthansa, que participam ativamente das decisões estratégicas do clube e injetam dinheiro para manter o time sempre competitivo e assim valorizar suas ações.

 

Para atrair patrocinadores de peso, o São Paulo precisa se abrir ao profissionalismo do futebol S/A ao invés de tentar se tornar cada vez mais um clube comandado por cada vez menos pessoas.

 

Assine o abaixo-assinado pela transparência e transmissão via Youtube que avaliará as polêmicas sugestões de mudanças no estatuto do São Paulo. 

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.