Cinco motivos para o São Paulo ir a Sul-Americana e não a Libertadores

Acredite se quiser: se vencer o América-MG na última rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá chances de ir para a Libertadores 2021. As chances são pequenas mas existem: além de vencer os mineiros, o Tricolor ainda dependerá de uma combinação de outros quatro resultados.

 

Não acredito na vaga e, mesmo ela sendo possível, darei cinco motivos para que o São Paulo vá para a Sul-Americana, torneio que já está classificado após vencer o Juventude, e não para a Libertadores. Vamos a eles:

 

1) Sensação de dever cumprido – Conquistar a vaga da Libertadores criará uma falsa sensação de dever cumprido, já que o torneio está nos objetivos macro do clube em 2021. Pelos problemas enfrentados no segundo semestre, não ir ao principal torneio da América do Sul serviria como aprendizado para melhorias no ano seguinte.

 

2) Competição compatível – Não me entendam mal: a Libertadores é a “cara do São Paulo” pela história do clube na competição mas hoje em dia a Sul-Americana é muito mais compatível (leia-se também possível) para a realidade do Tricolor. Me soa arrogante querer disputar a Libertadores só porque temos camisa e tradição. A Sula é a nossa realidade atual.

 

3) Organização e planejamento – A Sul-Americana está muito diferente daquela competição vencida pelo Tricolor em 2012. Hoje ela possui fase de grupos definida, atributo importante para o planejamento. Detalhes importantes: a decisão da Sul-Americana será disputada pela primeira vez em território brasileiro desde que a Conmebol adotou o sistema de final em jogo único. A partida será disputada no dia 1º de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A disputa antecipada em outubro é por conta da Copa do Mundo 2022, que será em novembro, no Catar.

 

4) Fase traiçoeira – Sem dúvida a Libertadores tem mais visibilidade e dinheiro que a Sul-Americana mas sua fase preliminar é uma verdadeira faca de dois gumes. Para chegar à fase de grupos da Libertadores, o São Paulo precisaria vencer duas eliminatórias com a primeira no dia 09 de fevereiro. Se houver desclassificação na primeira, o Tricolor é eliminado de qualquer outra competição da Conmebol. Se for eliminado na segunda eliminatória, cairia na de grupos da Sul-Americana. Pela fragilidade do grupo atualmente, seria melhor garantir a Sula.

 

5) Descanso e planejamento adequado – O São Paulo sucumbiu no segundo semestre muito graças a falta de um descanso adequado entre o Campeonato Brasileiro 2020 e o início da temporada. As seguidas lesões no início do Brasileirão foram fruto de desgaste excessivo no primeiro semestre. Na Sul-Americana,  os clubes argentinos e brasileiros entram automaticamente na fase seguinte e a pré-Libertadores 2022, como disse acima, começará dia 09 de fevereiro, com a disputa entre os grupos prevista para 6 de abril.

 

É isso, óbvio que torcerei pela vitória do Tricolor pela melhor colocação e premiação no Brasileiro mas prefiro a Sul-Americana hoje. Atenção: de nada adiantará esse texto se o São Paulo não se planejar adequadamente para a Sula e o Brasileiro/Copa do Brasil no ano seguinte. Minha sugestão é, após a ótima saída da fila de títulos, fazer como o Palmeiras fez neste ano: ir com um time alternativo no Paulista e só pensar em titulares nas fases finais do estadual. Vale lembrar que a Copa do Mundo achatará ainda mais o já apertado e cambaleado calendário do futebol brasileiro.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.