São Paulo: moralmente rebaixado em 2021!

Não teremos a opinião de América-MG e São Paulo. Parabéns aos mineiros pela bela festa e principalmente pela ótima campanha. Perdeu o técnico no meio do caminho mas não perdeu o rumo. O mesmo cumprimento se estende ao Fortaleza. Que bela festa no Castelão. Merecedores da Libertadores 2022!

 

O São Paulo foi moralmente rebaixado neste Brasileirão. Só não caiu efetivamente para a série B porque os quatro rebaixados não deixaram. Foi a pior colocação da história do clube (13ª lugar), a pior pontuação (48 pontos), o pior ataque (miseráveis 31 gols), o pior saldo de gols (-8 no total) e o menor número de vitórias (11) em toda a história do clube no campeonato de pontos corridos, desde que foi instaurado.

 

Comparando o desempenho junto aos rebaixados neste ano, o Tricolor teve mais empates que os quatro rebaixados, menos vitórias que o Grêmio, mesmo número de vitórias que o Bahia, menos gols marcados que os dois clubes acima e um saldo de gols pior que o clube de Porto Alegre.

 

O que eu imagino é que a direção pensou que, após a conquista do Campeonato Paulista, haveria mais tranquilidade para disputar o Brasileirão. A crença era em um campeonato morno, mas seguro. O problema é que, além das questões internas como as lesões e desequilíbrio no elenco, alguns de nossos rivais da mesma grandeza se fortificaram e adversários de uma outra prateleira (como os próprios América-MG e Fortaleza) se modernizaram.

 

O São Paulo ficou parado no tempo, olhando o trem bala passar. Se continuar essa toada, o clube continuará disputando pontos com clubes menores porém mais estruturados e o rebaixamento mais ano ou menos ano será uma realidade. Porém, ao invés de trabalhar para reverter esse paradigma, os conselheiros pretendem se blindar ainda mais no controle das decisões do futebol. Há muita dedicação pela manutenção do poder e pouca com a evolução da instituição. Isso mina qualquer esperança em um avanço necessário ao clube. Lamentável.

 

Os problemas estão expostos em mais uma campanha medíocre no Brasileirão. Dessa vez passou raspando mas parece que para o Conselho Deliberativo, a ordem é ir contra a modernidade. As decisões políticas são dez vezes mais rápidas que as decisões profissionais e técnicas. Se o mindset não se reverter, nosso destino será sermos coadjuvantes no futebol brasileiro.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.