Veja como Rafinha, Alisson e Patrick brigarão por vaga no time titular

Com a iminente chegada de Patrick, contratado por 500 mil euros (30% dos direitos) junto ao Internacional, o São Paulo vai desenhando um novo perfil para a temporada 2022.

 

Na minha opinião, todos os contratados disputarão posição, até mesmo o reserva Jandrei. O goleiro veio para suprir a vaga de Lucas Perri mas poderá ganhar a posição no decorrer do ano, dependendo dos treinamentos e da opção do treinador Rogério Ceni, um dos maiores especialistas do mundo na posição. Por enquanto, o titular é Volpi.

 

Rafinha será titular absoluto enquanto tiver físico e fôlego. O lateral não tem o mesmo vigor de anos atrás mas sua experiência ajudará muito em uma das posições mais falhas do clube nos últimos anos (diria décadas). Penso que o Tricolor irá dosá-lo para aproveitar o “melhor Rafinha” em toda a temporada. Deste modo, não há como negar que Igor Vinícius participará de algumas partidas em 2022, num revezamento que favoreça Rafinha na temporada.

 

Já o meia atacante Alisson não foi bem no Grêmio do ano passado (como todo o grupo gaúcho) mas tem uma característica que pode ser muito útil ao elenco Tricolor deste ano: a facilidade em atuar pelos dois lados e também pela faixa central do campo. Isso é comprovado no mapa de calor do jogador de 2021 mostrado pelo canal Tática Didática. Alisson evoluiu taticamente dos tempos de Renato Gaúcho, onde atuava somente pela direita, para a dinâmica de dois lados no ano passado. Não é um jogador que muda o patamar do São Paulo mas pode compor bem o elenco e se estiver bem fisicamente brigará pela titularidade no meio e no ataque. Vale ler o que o Paulo Turra, auxiliar de Felipão no Grêmio, disse sobre o jogador no GE.com.

 

Por último Patrick, atleta de malas prontas para o Morumbi. O jogador atuou em 32 dos 34 jogos do Inter, então o Tricolor está contratando um ateta acostumado a ser titular e com muito muito boa frequência de jogos. É um jogador de muita qualidade no toque do meio-campo ofensivo mas que chuta muito pouco a gol. Canhoto, Patrick trabalha pelo lado esquerdo e poderia ser útil em vários esquemas, desde o 3-5-2 no lugar de Reinaldo, 4-4-2 (a formação mais comum) ou até um 4-3-3, variando entre o meio e o lado esquerdo do ataque. Também não é um jogador que muda o patamar mas poderá ajudar muito o meio com a experiência de seus 29 anos e sua regularidade.

 

O “problema tático” de Patrick no Tricolor é que ele atua muitas vezes na mesma região de construção de campo de Gabriel Sara, também canhoto e que também trabalha no lado esquerdo. Não cravo a informação mas a iminente chegada do Colorado Patrick deve ser para o São Paulo se prevenir da próxima saída de sua jóia de Cotia, bem cotado no exterior.

 

Por enquanto, com Jandrei, Rafinha, Alisson e Patrick, o São Paulo ganha em experiência e amplitude tática em relação a 2021, mas ainda carece de um atacante rápido, um volante mais marcador e um zagueiro, valores confirmados pelo clube na busca de reforços.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!

Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários.