Polêmica dos batedores de pênaltis deve servir de aprendizado para Ceni

O nono jogo do São Paulo no Campeonato Brasileiro, contra o Avaí, ficou marcado pela decisão dos cobradores de pênaltis são-paulinos.

 

O Tricolor teve dois pênaltis a seu favor: um convertido, o outro não. O problema é que os batedores foram diferentes nas cobranças. Reinaldo, que é o batedor oficial do São Paulo, fez o gol com extrema categoria. Já Calleri, que já havia feito gol de penalidade no campeonato contra o Cuiabá, perdeu sua chance.

 

A polêmica do jogo rondou justamente na troca de Reinaldo por Calleri no segundo pênalti. Como escrevi na opinião do jogo, sou a favor de, enquanto o principal batedor estiver em campo (Reinaldo), ele deve bater todos os eventuais pênaltis que tiver na partida. Errar ou acertar faz parte do jogo, mas a escolha sempre deve ser pelo jogador de melhor aproveitamento.

 

Rogério Ceni comentou sobre o ocorrido na coletiva:

“O pênalti quando a bola não entra, é mais fácil de fazer qualquer tipo de julgamento. O primeiro batedor é o Reinaldo. A responsabilidade é dele de bater enquanto estiver em campo. Luciano e Calleri são os outros dois batedores. Eles são os três batedores, mas o Reinaldo é o primeiro e a decisão a ser tomada é dele, caso ele não esteja com confiança, um dos outros dois bate.”

 

Rogério tocou em um ponto importante. É claro que se Calleri tivesse feito o gol, nada dessa polêmica teria vindo à tona e talvez estivéssemos comemorando nossa primeira vitória fora de casa no Brasileiro. Porém, mesmo se o camisa 9 tivesse convertido, sempre vou ter a opinião de que o melhor deve bater.

 

Além disso, Rogério também evidenciou que a decisão da cobrança foi definida pelos atletas. O Perrone, que esteve na Ressacada, relatou que houve uma mini-reunião entre os três (Reinaldo, Calleri e Luciano) antes da batida. Confesso que na transmissão não foi possível ver.

 

Após este episódio, nada melhor que a polêmica sirva de aprendizado para Rogério e seus comandados. Não sei se Calleri cobrou por querer se isolar como artilheiro da competição, ou se Reinaldo não estava tão confiante quanto na primeira cobrança. O importante é refletir sobre um lance que pode ter tirado dois pontos do time.

 

Virando a chave, agora o São Paulo vai em busca de sua primeira vitória longe do Morumbi. A próxima partida, contra o Coritiba, no Couto Pereira, torna-se ainda mais importante depois de dois empates consecutivos. Vamos em busca dos três pontos.

 

Foto por Amanda Perobelli, Paulo Pinto e Anderson Lira.

 

Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.

 

Saudações Tricolores!
Gigio Gdikian | São Paulo Sempre!

Me siga no Twitter
Me siga no Instagram

Post aberto para comentários