Um dos debates mais importantes do último programa Semana Tricolor (29/08) foi a formação tática e as escalações promovidas por Rogério Ceni no São Paulo de 2022. Participam do programa o blogueiro Daniel Perrone (blog São Paulo Sempre), o radialista Sombra (Estádio 97) e o sócio/administrador do Arquibancada Tricolor, Ricardo Senna.
A questão colocada pelos integrantes do programa que vai ao ar todas as segundas-feiras às 20h30 foi: “o Tricolor deveria mudar de formação ou escalação nessa altura do ano?”
Para Sombra, é tarde para mudanças e o São Paulo não tem qualidade para subir de patamar com qualquer alteração possível nessa altura do campeonato. Já Daniel Perrone e Ricardo Senna ponderaram sobre mudanças no meio campo, com a entrada de dois volantes de um meia de ligação sem tanta incumbência de jogar sem a bola, isso é, de correr o campo todo marcando.
“Se eu pudesse, colocaria dois volantes entre Pablo Maia, Gabriel Neves, Colorado ou até Luan, que voltou a trabalhar com o elenco. Com um meio mais marcador, o meia teria mais liberdade para criar. Aí eu gostaria de ver Galoppo com essa função.” – disse Daniel Perrone.
Houve um consenso entre os três em relação a formação tática da equipe. Os três zagueiros liberam os alas para o ataque e no elenco Tricolor, há ao menos três laterais ofensivos: Reinaldo, Wellington e Igor Vinícius. Num sistema com uma linha defensiva de quatro jogadores, Igor Vinícius e Reinaldo (ou Wellington) teriam que marcar, o que não é característica deles.
Outro consenso entre a bancada do programa é que o elenco do São Paulo é inferior em opções que a maioria das equipes que joga no Brasileirão. Não há qualidade em jogadores de velocidade e drible que possibilitem expressivas mudanças táticas. “Bustos não é ponta driblador” – disparou Sombra durante o programa.
Para o ano que vem é obrigação da diretoria melhorar as opções de qualidade nestes quesitos.
Ouça o programa Semana Tricolor no Youtube ou no Spotify.
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Daniel Perrone | São Paulo Sempre!
Me siga no Kwai
Me siga no Twitter
Me siga no Facebook
Me siga no Instagram
Post aberto para comentários.
(6) Comentários
Cilas Alves Gama
31 de agosto de 2022Quero parabenizar a você e a toda equipe do blog pelo excelente trabalho e destacar que acompanho o seu trabalho desde o globoesporte.com E por acompanha-lo a muito tempo sinto que tenho a possibilidade de discordar e afirmar que temos um time relativamente bom e que o nosso problema é nosso treinador. Curto demais o Rogério, nosso maior idolo,as enquanto treinador ele é muito fraco. É triste constatar isso, mas Crespo e Diniz ofereceram mais com muito menos.
André
30 de agosto de 2022Primeiramente parabéns pelo programa, que é ótimo. Eu concordo demais com a ideia de botar 2 volantes pra liberar os alas. Falo sempre que o SP não tem jogada de linha de fundo, muitas vezes o Reinaldo e o Igor Vinícius param na entrada da área e recuam a bola. Se vc reparar, a criação do SP quase sempre vem do Nestor, Reinaldo e Igor Vinícius, então bota dois volantes com 3 zagueiros e libera esses caras para atacar. É uma ideia, mas acima de tudo eu confio no Rogério e no Murici.
Dan
30 de agosto de 2022A ideia de 2 volantes e um meia mais livre é boa, mas o Rogerio não faria isso nem se fosse obrigado a ficar 3 dias numa sauna trancada com Lula, Bolsonaro, Sergio Moro e Serginho Malandro vestindo sunga branca e cantando Sidney Magal com gás hélio.
OZZMAIR
30 de agosto de 2022O Bustos, já está meio claro que o RC, por "desconhecer" o interesse do SP na contratação, pegou birra, independentemente da formação, escalação, etc...
Cristiano
30 de agosto de 2022Não necessariamente precisa mudar esquema de jogo e sim a atitude de jogo. Concordo q deveria ter 2 volantes mais fixo para essa formação. Seria. Pablo/Luan. Gabriel/Andrés. Jogaria com galoppo/Nestor de 10 livre calerri e Luciano dentro da área. Nossos alas Igor Vinicius e Welington. São mais agudos. Trio zaga. Diego. Feraresi. Leo. Nosso maior problema e goleiro. Seguindo o q Atlético PR fez com Bento q falho muito no início eu apostaria em Couto. Tem mais furo e mais goleiro q os "titulares" jandrei e Felipe.