Há no mínimo 20 anos que o São Paulo tem um dos melhores centros de formações de atletas do Brasil, apesar de não ser mais a referência unânime ainda é um grande formador.
Do CT Laudo Natel já saíram craques de todas as posições, campeões de Copa do Mundo, titulares das grandes ligar e até o último brasileiro eleito melhor jogador do mundo.
Um levantamento do jornalista e profundo conhecedor das categorias de base Gabriel Fuh revelou qual é a grande especialidade do São Paulo da última década, você consegue imaginar?
Pare e pense um pouco… Qual é a posição que o Tricolor tem formado melhores atletas nos últimos anos?
Se a sua resposta foi “zagueiro” você acertou. Apesar da alta taxa de acertos em diversas posições na última década o São Paulo revelou praticamente um zagueiro por ano.
Veja abaixo a data de nascimento de cada atleta e onde estão atualmente.
- 1997) Bremer atualmente na Juventus e Lyanco do Southampton.
- 1998) Eder Militão do Real Madrid.
- 1999) Tuta, hoje no Eintracht Frankfurt e Diego Costa, do próprio São Paulo.
- 2001) Morato, hoje no Benfica e Lucas Fasson do Lokomotiv Moscow.
- 2002) Luizão, recém saído para o West Ham.
- 2003) O nosso titular Beraldo.
É muito forte a formação de zagueiros feita na última década em Cotia. E isso que nem tão na conta outros nomes que estão rodando médios, com contrato com grandes e que podem despontar bem ainda, como Hiagão, Alex Nascimento, etc.
— Fuh (@gabrielfuh_) April 27, 2023
Recentemente escrevi aqui para blog que após a troca de comando das categorias de base na nova gestão o São Paulo havia acumulado recordes negativos.
Sobre o tema deixo uma reflexão do Gabriel, feita em suas redes sociais sobre o tema:
O trabalho da atual gestão em Cotia é abaixo dos anteriores. O sub-20 é o maior exemplo disso. O último título da base ainda foi fruto da gestão passada, com os 03 no sub-17. Isso não quer dizer que os atletas são ruins, o problema vem das decisões e filosofias da diretoria. Tem jogador de qualidade sim, mas não estão sendo bem trabalhados atualmente. O projeto do sub-20 segue muito distante do sub-17 e do conceito de formação de modo geral. É a síntese da diretoria, onde parecer é melhor do que ser. Atualmente, sequer parece.
Infelizmente na vida não podemos mudar o passado e corrigirmos o erros que cometemos mas podemos aprender com eles, recuperar as categorias de base é mudar o futuro. Plantar agora para colher depois!
Para acessar outras notícias do Blog São Paulo Sempre clique aqui.
Para ver as camisas Tricolores na loja clique aqui.
Saudações Tricolores!
Pedro Moura | São Paulo Sempre!
Me siga no Instagram
Me siga no Youtube
Me siga no TikTok
Me siga no Twitter
Post aberto para comentários.
Nenhum comentário